Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Saiba o que fazer com produtos sem giro de estoque

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
estoque sem giro

Mercadorias com um excelente fluxo de saída e funcionários atarefados com o alto número de entregas: este é o sonho de todo comerciante, certo? No entanto, a situação ideal nem sempre é a realidade dos lojistas, sejam seus empreendimentos físicos ou virtuais. Em muitas das vezes, é preciso enfrentar a dura realidade dos produtos sem giro de estoque que, além de ocupar lugar no estoque, significam dinheiro parado ou até prejuízo. O encalhe, de fato, é o pesadelo de muitas empresas, mas a boa notícia é que algumas ações podem te ajudar a reverter a situação desagradável e até lucrar com isso.

Vale ressaltar, porém, que mesmo colocando diversas estratégias para solucionar o problema em prática, nenhuma medida é tão eficaz quanto a prevenção ocasionada por um bom controle de estoque. Acompanhe agora as dicas que listamos para movimentar seus produtos encalhados com rapidez e inteligência!

Verifique prazos de validade

Se o produto for perecível ou estiver próximo ao vencimento da garantia, não há como postergar uma ação de vendas imediata. A prioridade é máxima! De fato, neste caso vale mais uma superpromoção de queima de estoque do que perder tudo e ver o investimento nas mercadorias literalmente ir para o lixo.

Redução de preço, oferta ou liquidação: aproveite a sazonalidade

Em situações extremas como estas de produtos sem giro é que se percebe como é importante conhecer o perfil do cliente para traçar a melhor estratégia de marketing. Aproveitar a troca de estações para promover uma liquidação pode ser uma boa ideia, assim como as datas comemorativas. Aposte em ofertas personalizadas de acordo com as preferências do consumidor e saia ganhando!

Promova ofertas nas redes sociais

As redes sociais se consolidam, dia após dia, como recursos imprescindíveis para a propaganda. O “boca a boca” intermediado por estas mídias pode ter um alcance além da sua previsão. Um simples post com uma foto atrativa pode atrair uma enorme popularidade para seus produtos e, com isso, boas vendas e zero de artigos encalhados! Aproveite a página da sua empresa no Facebook, seu perfil corporativo no Linkedin e outras redes para oferecer promoções relâmpago e descontos imperdíveis.

Estimule sua equipe de vendas

Outra estratégia positiva é investir no talento dos seus funcionários. Motive-os a bater metas, trace objetivos alcançáveis e premie por meritocracia. Além de prestigiar a equipe, esta medida certamente ajuda a baixar os níveis do estoque.

Trave parcerias com sites de compras coletivas

Você já tentou algumas alternativas e o estoque de determinadas mercadorias ainda está acima do esperado? Lançar mão de parcerias com sites especializados em vendas coletivas pode ser uma grande sacada, já que inúmeros consumidores esperam por estas parcerias para ter acesso a alguns produtos ou marcas que são desejo de consumo ou preços mais atrativos.

Invista em um bom software de controle de estoque

Com um controle eficaz e rigoroso de estoque, não há surpresas. Com o monitoramento regular do inventário, torna-se mais fácil pensar em estratégias a longo prazo para produtos que estejam “X” dias em aberto, além de calcular a exata quantidade de itens disponíveis. Planejamento é fundamental para contornar encalhes, e um bom software para gerenciar o armazenamento exerce um papel crucial para manter o estoque acurado.

Sistema de Controle de Estoque

Renegocie mercadorias com fornecedores

Fornecedor bom é aquele que é parceiro do seu negócio. E todo negócio tem seus altos e baixos. Produtos sem giro de estoque podem ser renegociados com estes profissionais, e você ainda ganha um prazo maior para pagamento ou até mesmo uma possível recompra.

Planeje promoções complementares

Uma simples oferta “compre um e leve outro” ou “compre um e ganhe 50% de desconto no segundo item” pode esvaziar seu estoque em poucas horas, principalmente nos casos de produtos complementares, como shampoo e condicionador, televisão e DVD, dentre outros. Fique atento!

promoção

 

Exponha os produtos de maneira adequada

Se você precisa desencalhar produtos com giro baixo, é preciso que eles ganhem lugar de destaque em sua loja física ou virtual, chamando atenção para a oferta de preços baixos ou para as funcionalidades e benefícios da mercadoria. Um canto discreto é garantia de mais encalhe!

Por fim  (e não menos importante), dimensione minuciosamente a compra das mercadorias. Encalhes acontecem, mas o ideal é evitar a situação ou não deixar que se repita com frequência. Mais uma vez, esta medida perpassa a necessidade de um bom controle de estoque, evidenciando a importância de se manter um monitoramento rígido sob os produtos armazenados. Comprar de forma adequada – suprindo a demanda, mas sem deixar que a mercadoria encalhe, ou seja, “sem sobrar nem faltar” – só é possível através deste controle!

Gostou das dicas para promover a saída dos seus produtos sem giro? Sua empresa já realiza um controle eficaz de estoque para evitar esta situação e já conta com um software para auxiliar no processo? Não deixe de comentar!

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts