Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Estoque Acumulado como evitar esse problema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
estoque acumulado

Estoque acumulado pode ser um grande problema para a empresa, mas este mal tem como ser evitado. Existe uma expressão muito comum na área de gestão de estoque, que é “estoque parado é dinheiro parado” e isso é uma grande verdade, afinal, foi necessário um investimento empregado no estoque que poderia ser destinado em outras áreas da empresa, além do que dependendo do tipo de produto em excesso estocado, sua empresa poderá ter sérios prejuízos com prazos de validades.

Confira algumas dicas de como controlar seu estoque em excesso e ainda gerar lucro.

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, administra-lo de maneira eficiente pode não ser nada fácil. Existem diversas falhas que são muito comuns nessa área e que prejudica os negócios. Neste post falaremos sobre o estoque parado e de como você poderá controlar melhor seu estoque acumulado e reduzir possíveis prejuízos.

5 dicas para controlar um estoque em excesso e ainda gerar lucro.

1. Planejamento de compras

É necessário fazer um planejamento antes de realizar compras para que não compre produtos em quantidade desnecessária para sua empresa, isso vale também quando o assunto é produzir materiais.

Calcular as margens de erros para saber certamente quantas matéria prima você precisa comprar para produzir seus produtos, Outra dica importante é manter uma linha de base para a produção anterior e considerar se o seu setor é afetado por variações sazonais.

planejamento de compras

2. Gerenciamento de automação de Estoque

Utilizar um software para gerenciar os produtos do estoque é uma estratégia bastante inteligente e até essencial. Um bom sistema, que opera de forma integrada junto aos outros setores de gestão da empresa, garante a atualização constante e menos custos já que os processos de verificação e análise se dão de forma mais rápida.

Um software pode não resolver seus problema de estoque, mas ajudará a verificar informações mais precisas para tomada de decisões, sejam elas de compra, precificação e até mesmo operacionais.

Se você ainda não tem nenhum software ou sistema para controlar seus estoques, é essencial que você verifique esta possibilidade o quanto antes. No início comece anotando o máximo possível de informações, catalogando todas as mercadorias que estão paradas no estoque há mais tempo, com essas informações em mãos comece montando planilhas para separar quais os produtos estão acumulados, produtos que mais tem saídas e outras. O gerenciamento de estoque no armazém é uma das etapas mais importantes no processo de ciclo de vida do produto, um item que não é vendido não gerará nenhum lucro. Pense em como você pode implementar um processo informatizado para gerenciar isso facilmente.

gestão de estoque negocios

3. Movimentação dos Armazéns

Acompanhe o estoque, a movimentação dos estoques é fundamental para que as mercadorias cheguem às lojas. Nesta etapa poderemos ver se os produtos acumulados estão prejudicando a logística do seu galpão e se estão sendo armazenados corretamente, pois depósitos muito cheios podem danificar produtos, e dificultar a contagem e separação de produtos trazendo prejuízos para a empresa.

É essencial ter uma equipe qualificada nesta fase, pois ela é um complemento aos programas que gerenciam as entradas e saídas de mercadorias.

4. Calcule o quanto você esta gastando com o estoque

Como já falamos anteriormente um estoque parado gera custos. Antes de tomar qualquer atitude, é necessário que você faça um levantamento de quanto de produtos estão acumulados. Após saber quantos produtos você tem parado, você deverá calcular todos os custos de manutenção (incluindo custos de de pessoas e de recursos utilizados) do estoque e do quanto cada produto parado impacta nesse custo. Muitas vezes, vale a pena conceder um desconto melhor para estimular a venda do que manter mercadorias armazenadas. Faça os cálculos antes de definir de quanto será o desconto oferecido.

5. Planejar Promoções

Caso o problema com o estoque acumulado ainda esteja causando prejuízos a seu negócio, é bom desfazê-lo o mais breve possível. Uma boa dica é realizar um planejamento de promoções e ofertas para estimular as vendas, o lucro não será o esperado como no início, mas em compensação poderá evitar que sua empresa fique no prejuízo. Uma boa tática de marketing poderá salvar o seu orçamento atraindo novos clientes, e ainda liberando espaços em seu depósito.

Para essa estratégia ser um sucesso é primordial ter um bom inventário de estoque de todos seus produtos, para a partir daí saber quais são os produtos que devem ser liquidados sem causar prejuízo ao seu negócio.

Mesmo com este conselho, o empresário deve ter um consultor para administrar o estoque em seus armazéns, ter pessoal qualificado

Mesmo acompanhando as dicas, o gestor deve ter um serviço de consultoria para administrar o estoque em seus armazéns.

promocao-lucro

Mesmo com estas dicas o empresário deve ter uma assessoria para gerir o estoque em seus galpões ou armazéns, contar com Pessoal qualificado e programas de alta tecnologia são passos fundamentais para alcançar uma gestão eficaz e mais equilibrada.

Que tal aproveitar datas como a black friday para desencalhar o seu estoque? Como já falamos o  Estoque acumulado pode ser muito prejudicial para a lucratividade de seu negócio.

Fazer um planejamento de liquidações e promoções pode não parecer uma boa ideia, mas caso você tenha um estoque estagnado com produtos que não tem saída e só ocupam espaço, essa pode ser sim a melhor tática para que você não fique no prejuízo e com seu estoque encalhado. Além de desocupar espaço em seu almoxarifado e não correr o risco de ficar com produtos obsoletos ou vencidos em seu estoque, as liquidações são uma boa estratégia de marketing para fidelizar e conquistar novos clientes podendo rever os lucros em uma próxima oportunidade como no natal.

Seguindo essas dicas, sua empresa poderá ter um controle de estoque mais eficiente, reduzindo perdas, cortando despesas com compras desnecessárias e, assim, aumentando a lucratividade para o seu negócio. Ainda tem alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o assunto? Deixe um comentário aqui abaixo!

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts