Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Automação logística: Agilidade e Praticidade para sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Automação logística

A automação logística é essencial para assegurar a melhoria na forma como os processos são praticados, proporcionando benefícios para o negócio como um todo, desde questões operacionais a financeiras. Com tantas opções disponíveis no mercado, é certamente possível encontrar a que melhor se adapta ao seu modelo de negócio e às suas necessidades.

Com o cenário cada vez mais competitivo, é preciso trabalhar com ferramentas que garanta uma boa produtividade no processo perante a concorrência, isso é primordial para qualquer negócio.

O inventário na logística quando realizado de forma eficiente traz diversos benefícios para a empresa, o inventário logístico tem como objetivo manter o estoque ideal de acordo com os objetivos e necessidades da empresa. Para ter sucesso nesta fase é necessário ter uma organização e investir em processos que se baseiem nas melhores práticas.

Saiba como implementar a automação logística em sua empresa e descubra quais ferramentas podem ser usadas para atingir este objetivo.

Porque automação de processos logísticos é tão importante?

A implementação da automação logística é uma das maravilhas adicionadas ao processo, pois garante a estrutura necessária para uma boa competitividade no mercado, monitoramento perfeito de todo o processo logístico, agilidade, integração dos processos, redução de todos os custos e ajuda também no apoio e tomada de decisões.

Dessa forma, a empresa consegue atuar de maneira inteligente tanto nos processos quanto na tomada de decisões, a automação logística veio para ajudar em todo o processo desde do pedido do cliente até o passo final que é a pós-venda.

sistema de controle de estoque

O que é automação logística?

A automação logística é a implementação de sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos funcionem automaticamente. Com isso é possível eliminar – ou reduzir significativamente – a necessidade de trabalho manuais.

O que fazer para automatizar e otimizar processos?

Procure implementar a automação logística em sua empresa de maneira rápida e prática. A automação logística oferece diversos benefícios às empresas que utilizam seus sistemas e ferramentas.

Mas antes de se decidir qual sistema utilizar é necessário que seja analisado qual são os setores que necessitam de uma otimização com maior urgência.

Atualmente diversas são as ferramentas, sistemas e softwares para automatização do estoque, desde softwares mais simples como softwares mais sofisticados. O interessante de se ter diversidade grande de sistemas é que com certeza algum deles irá ser o ideal para o bolso de sua empresa e suas necessidades. Conheça algumas das ferramentas mais conhecidas:

  • Sistema WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazém é um sistema de automação logística que se integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), onde seu principal objetivo é o gerenciar e a automatizar de maneira eficiente todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição, desde o recebimento de produtos após a produção até o seu envio para transporte.
  • Sistema ERP –  é um sistema de gestão que permite facilitar o acesso, integração e confiabilidade aos dados de uma empresa, facilitando assim o fluxo de trabalho entre os setores, a partir das informações levantadas pelo software é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.
  • Sistema TMS – Sistema de Gestão de Transporte e Logística, é um software para a gestão do transporte, que controla toda a operação de maneira integrada a fim de melhorar a produtividade e qualidade do processo de rotina dos transportes por meio da automação logística.

É um investimento que se paga sozinho se a tecnologia for bem aplicada

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o comércio varejista que enfrenta um grave problema que preocupa muito o setor: as perdas. Contratempos recorrentes, como a quebra operacional e os furtos, podem ser reduzidos com a aplicação de ferramentas como o código de barras, controle por radiofrequência e os demais sistemas citados acima.

Código de Barras uma ferramenta muito útil para os varejistas

Não podemos deixar de falar sobre as vantagens de implementar esse grande aliado dos varejos. No caso dos supermercados, a quebra operacional é a responsável pela maior parte das perdas. Isso inclui ainda mercadorias que sofrem danos durante o transporte, acondicionamento inadequado, prazo de validade expirado e deterioração de produtos perecíveis. O mesmo acontece no setor de construção civil, onde o prejuízo pode chegar a com 36% só com quebras operacionais.

Uma alternativa eficiente para evitar esse tipo de problema é o código de barras, que ganha cada vez mais adeptos no varejo. Essa tecnologia beneficia não somente a gestão do varejo como também o cliente, pois possibilita a identificação de produtos, com melhor desempenho de leitura e capacidade de incluir informações adicionais como números de série, lote e vencimento. Alguns varejistas utilizam o código de barras para controlar possíveis produtos com datas de validade vencida, assim que o produto passa pelo caixa é acionado um alerta no computador avisando que o produto esta com a data de validade expirada, onde o atendente efetua a troca imediatamente.

Produtos pequenos como maquiagem, perfumarias, componentes eletrônicos, cosméticos, ferragens, joias, entre outros, são facilmente identificados e catalogados pelo código de barras. No caso de hortifrutis (FLV – Sigla para Logística de Frutas, verduras e legumes) e o de mercadorias com variação de pesos como carne, aves, peixes, padaria, frios são beneficiados com o controle do prazo de validade, o que é muito importante pois sem um controle rigoroso e uma boa administração pode ocorrer perda de até 40% dos produtos perecíveis.

Para o problema de furtos, que é um fator que atinge a todos os setores varejistas, e é mais preocupante no setor de vestuário, a identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) é indicada como uma das alternativas mais eficazes. Conforme estudos cerca de 81% do total de empresas de vestuário declararam que precisam de equipes internas para prevenção contra  prejuízos com furtos.

leitor de barras estoque

Conheça os principais benefícios da automação logística

Muitos são as vantagens que a automação logística gera para as empresa. Sistemas e ferramentas atualmente são mais do que uma estratégia para reduzir custos e tempo, é também uma forma de se manter no mercado que esta cada vez mais competitivo.

Os principais benefícios da utilização de ferramentas adequadas na automatização são: informações precisas, controle de gestão de estoque e controle no prazo de validade. A tecnologia é um dos principais aspectos que possibilita ao varejista uma gestão eficiente, com grandes reduções de desperdícios e prevenção de perdas. Conheça outras vantagens na implementação da automação.

Perfeito monitoramento de todo o processo

Com a utilização de ferramentas de controle, todo o processo é monitorado, dessa forma, é possível obter informações tais como frete, rastreamento da mercadoria, rotas, planejamento e tudo o que estar ligado a todo o processo logístico, esse monitoramento é perfeito pois ajuda a erradicar os erros na gestão de suprimentos.

Redução de Custos

Uma das vantagens da automação logística é a redução de custos, pois um estoque automatizado, facilita a localização de produtos, bem como contagem mais eficiente, monitoramento de itens perecíveis e principalmente o fato de que com a automação é possível identificar os produtos que possuem mais saídas e aqueles que tem pouca saída.

Estratégia e oportunidades em outras áreas

A tecnologia dispensa alguns serviços operacionais, a automação logística tende a gerar mais oportunidades a pessoas de outras áreas estratégicas tais como gestão de equipes, pesquisas e desenvolvimento de produção.

Segurança para o seu colaborador

A automação reduz a exposição dos colaboradores a riscos físicos e lesões, gerados pelo os maquinários do processo.

O sistema de avaliação de desempenho permite que seja identificado as falhas e quedas da produtividade nas áreas, dessa forma é possível a tomada de decisões para eventuais promoções ou demissões de funcionários.

Controle de estoque

Em um controle de estoque automatizado possibilita um controle mais preciso de todas as entradas e saídas do estoque, garantindo assim, a possibilidade de acompanhamento item a item e todas as suas demandas, dessa forma, consegue-se evitar que falte determinados produtos, principalmente os produtos com bastante saídas, além de evitar o desperdício.

Maior produtividade

Como já dissemos, a tecnologia veio para agilizar e otimizar todo o processo, através da automação é possível obter maior produtividade e qualidade, além de conseguir atender grande demandas atingindo metas mais desafiadoras.

Fidelização de Clientes

Uma empresa bem direcionada em seus processos consegue se esforçar em obter e fidelizar cada vez mais clientes, a automação logística também ajuda no processo de fidelização de clientes, pois tudo funciona como uma verdadeira engrenagem, um processo depende do outro, sendo assim cada passo é importante para garantir a satisfação total dos clientes.

Se tudo for bem feito e bem sucedido, desde do pedido até a entrega e o pós venda, o cliente ficará super satisfeito e com certeza voltará a fazer negócio.

 

O melhoramento dos sistemas automatizados aliados resultam em grandes benefícios para a organização, como aumento do nível de acuracidade de exatidão no controle de estoque e melhoria do funcionamento operacional. A implementação do código eletrônico do produto (EPC) pode reduzir drasticamente o problema de furtos na cadeia de suprimentos e melhorar a gestão do estoque nas organizações que se utilizam desta tecnologia.

Atualmente investir recursos e tempo em ferramentas de automação logística é claramente mais do que uma questão estratégica, é uma necessidade no mercado atual. Portanto, não hesite em automatizar e ver seu negócio ainda mais competitivo.

Não sabe por onde começar? Entre em contato com a Datasite que temos uma equipe especializada em automação logística que poderá te auxiliar nos mais diversos tipos de automação, visando sempre atender as necessidades de sua empresa, percebemos que nossos clientes não só necessitavam de inventário de estoque precisos e confiáveis mas também de agilidade em seus centros de distribuição, bem como, segurança e rapidez na movimentação de produtos. Foi com essa ideia que nasceu o segmento de automação de processos logísticos da DATASITE, atualmente temos rotinas implantadas em centros de distribuição, lojas, armazéns e outros locais de grande circulação de mercadorias.

Podemos te ajudar! Entre em contato e saiba como.

 

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts