Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Tipos de inventário de estoque. Saiba qual é o Ideal para o seu Negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
inventário de estoque

Um bom conhecimento sobre os tipos de inventário de estoque é uma das exigências mínimas para uma gestão de armazéns eficiente, é necessário saber sobre fluxos de mercadorias e sobre os processos do estoque.

Entretanto, muitos negócios ainda falham na implementação do inventário de estoque podendo ser por vários fatores mas o que mais se destaca é a falta de importância que dão sobre o assunto, seja por falta de conhecimento ou por métodos inadequados.

Devido a isso vamos falar sobre os tipos de inventário de estoque para que você tenha maior conhecimento sobre as opções e possa escolher e colocar em prática em sua organização.

Mas enfim, o que é e por que devo fazer um inventário de estoque?

Muitos são os benefícios que um inventário pode trazer ao seu estoque, ele é uma ferramenta muito importante e eficiente para o controle de estoque, através dele é possível saber quantos produtos possui no seu estoque ou almoxarifado, podendo assim a empresa conseguir uma relação eficiente sobre a quantidade de cada item em seu estoque, podendo ser produtos acabado, bens, produtos pronto para vendas e para o uso da empresa, podemos dizer que o inventário de estoque passa por 3 etapas, são elas:

  • O levantamento que é a contagem e separação para saber quais são os bens existentes no estoque;
  • O Arrolamento que é as informações sobre os produtos, podendo destacar características como, tipos, cores e a qualidade dos itens e mercadorias;
  • A avaliação, nessa fase procura-se calcular o valor dos itens que estão no almoxarifado, essa é uma etapa opcional.

Mesmo sendo um processo que pode mudar dependendo da empresa é certo que os tipos de inventário de estoque trazem bastante benefícios a empresa tais como:

  • Para a área fiscal o inventário é fundamental pois com ele é possível certificar as entradas e saídas de produtos, para saber assim se os números fiscais estão de acordo com o inventário fornecido;
  • Para a inserção de informações adequadas nos softwares de gestão o inventário de estoque é necessário e muito importante.
  • Esse processo é importante também para reduzir problemas como descobrir produtos obsoletos, vencidos e ou extraviados.
  • Por último e não menos importante, o inventário de estoque pode ser uma ferramenta muito útil para o controle de fluxo de mercadorias de maneira muito eficaz.

Assim como vimos várias são os motivos para a implementação de um inventário de estoque, você não concorda? Então não perca mais tempo e implemente o seu negócio!

Todas as empresas precisam de um inventário de estoque?

Nem todos sabem, mas o inventário é um procedimento muito comum para a gestão de uma empresa. Mas é necessário dizer que o tipo de inventário de estoque pode variar dependendo de muitos fatores.

Uma loja com poucos itens não irá precisar de um detalhamento muito complexo e preciso sobre os itens, mas uma loja com muitos itens e diversificados o detalhamento será muito importante para um resultado satisfatório.

Porém é necessário salientar que independente do tamanho do seu negócio ter um inventário organizado é a melhor opção para um controle maior de entradas e saídas.

inventariando estoque

Quais são os tipos de inventário de estoque?

Como já vimos acima, o tipo de inventário de estoque vai depender de negócio para negócio, como a quantidade de vezes que será necessário fazer a contagem do estoque, devemos levar em conta a movimentação do estoque, um estoque com pouco movimento pode ser contado trimestralmente ou semestralmente, um estoque com muito movimento deve ser feito mensalmente e algumas vezes semanalmente. Continuando com esse pensamento vamos citar os 5 principais tipos de estoque:

Inventário Geral

Esse é um dos tipos de inventário de estoque é muito conhecido, através dele é possível contar e identificar todos os produtos e bens de uma empresa, nele é necessário a contagem de todos os bens, nesse inventário é possível para que a contabilidade verifique e avalie o patrimônio da organização. Itens como insumos, produtos não acabados, maquinários, mercadorias são relacionados neste inventário.

Inventário Parcial ou Dinâmico

Como o próprio nome diz, é um inventário parcial, nele é feita a contagem de parte do estoque, geralmente somente de alguns itens pré selecionados.

Inventário Anual

Conhecido também como inventário fiscal, esse tipo de inventário é a contagem dos bens de uma organização geralmente é feita entre janeiro e dezembro para que seja apresentado para o fisco.

Inventário Rotativo

Esse tipo de inventário é feito quando é necessário ter uma contagem muito acurada, geralmente de produtos específicos, o inventário rotativo é a contagem de estoque feita várias vezes, podendo ser trimestral, mensal, semanal e até mesmo diária.

Inventário Cíclico

O inventário cíclico é um dos tipos de inventário mais utilizados pois com ele é possível ajustar os números das contagens com os números existentes nos sistemas e planilhas. Muito usado quando os números não batem ou quando se tem a necessidade de contar itens determinados. Pode ser usado para um ou vários itens e ser feito mensalmente, bimestralmente ou quando tiver necessidade.

Sabemos que nem sempre é fácil fazer um inventário de estoque pois dependerá de profissionais qualificados e a pausa das entradas e saídas de produtos além de um controle muito certo para que seja contabilizados os produtos necessários, sendo preciso a criação de processos e rotinas. Mas lembre-se que um inventário bem feito trará muito lucro para seu negócio.

Espero que tenhamos conseguido te ajudar na gestão de seu almoxarifado.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts