Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Porque fazer Inventário de estoque?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
inventariando estoque

Um inventário de estoque, é a forma de manter um registro dos itens de estoque em seu armazém que estão à disposição e à espera de serem vendidos. Há várias maneiras de contar o estoque e a melhor para você dependerá de detalhes como o tamanho de seu negócio, a frequência com que você contará, automação, etc.

Porque fazer Inventário de estoque?

O inventario de estoque é muito porque permite saber a quantidade estocado de produtos em seu estoque. Entretanto, há muitas outras razões pelas quais um inventário de estoque é necessário ser feito de forma constante. Algumas delas são:

Para evitar a ruptura ou o excesso de estoque

Manter uma contagem regular do seu inventário lhe dá mais informações para a previsão da demanda. Um melhor planejamento permite otimizar os níveis de estoque, o que significa menos receita perdida.

ruptura de estoque

Identificação e prevenção de perdas

Saber o que está nas prateleiras de seu almoxarifado ajuda a identificar não apenas quando o estoque já ultrapassou sua vida útil, mas também no caso de perdas de parte de seu estoque.

Ter uma maior precisão de seu estoque

Conhecer seus níveis de estoque proporciona maior clareza em toda a sua cadeia de suprimentos.

inventário de estoques

Rever estratégias de preços

A possibilidade de rever as estratégias de preços dos itens no estoque é garantida quando se faz um inventário regular do estoque. Na verdade, você poderá fazer as mudanças necessárias na estrutura de preços dos itens uma vez que tenha uma visão completa do que está em seu estoque.

Para ter uma reposição de estoque eficiente

A compra de produtos é mais eficiente quando se tem um bom inventário de estoque, tendo em vista que quando se sabe o que comprar de forma precisa e confiável a empresa não gasta com peças excedentes e ou desnecessárias, automaticamente há uma economia financeira.

reposição de estoque

Descobrir discrepâncias

Os dados obtidos após o inventário serão os dados mais atualizados do que você tem atualmente na área de armazenamento ou depósito. Roubos e perdas são discrepâncias comuns que ocorrem em armazéns. Um inventário correto ajudará a descobrir essas divergências e a tomar as medidas necessárias para evitar que elas aconteçam no futuro. Um inventário regular pode se tornar um potencial dissuasor de roubo. Desta forma, você pode minimizar o roubo pelo pessoal do estoque, pois eles saberão que o inventário trará à tona quaisquer discrepâncias no armazém. Por outro lado, em caso de perdas de estoque, o processo de inventário destacará onde ele está ocorrendo. Se houver um vazamento no armazém e este estiver causando o dano, você pode tomar medidas imediatas para consertar o vazamento e proteger os itens armazenados. Se o inventário não for feito, você não saberá que há itens danificados no estoque. Na verdade, você pode assumir que todos os itens estão em condições de venda.

Dicas para o sucesso do inventário de estoque

  • Para maior segurança no inventário de estoque é importante que os locais estejam protegidos/acesso restrito e principalmente sem movimentação de produtos, isso assegura que o inventário de estoque não será manipulado no decorrer dos trabalhos.
  • Deixe seu estoque organizado, ou seja, quanto mais o estoque estiver organizado para o seu dia a dia melhor será o processo de inventário de estoque.
  • Importância do acompanhamento do gestor do estoque de produtos, esse quesito é importante, pois algumas vezes surgem duvidas no inventário de estoque e gêneros de produtos, nesse momento o gestor responsável é a pessoa mais indicada para dar todas as respostas.
  • A contagem item a item é mais segura do que a contagem com informações por quantidade, dessa forma, se sua operação permitir, no inventário de estoque opte em fazer o inventário Item a item;
  • Todo o inventário de estoque deverá haver processos de auditoria e ou análise das divergências, pois por mais seguro que seja o processo de inventário de estoque há margens de erro e esses processos diminuem e até eliminam qualquer margem de erro.

 

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts