Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Inventário Cíclico para um estoque ideal e eficiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

O objetivo do inventário cíclico é determinar o valor do estoque. Sua principal meta não é somente encontrar eventuais erros, mas também compreender o que os causou para que possam ser corrigidos.

Neste processo, as contagens de estoque são programadas de tal forma que cada item seja contado de acordo com um determinado cronograma. Alguns produtos são contados diversas vezes ao longo do ano, de acordo com sua importância dentro do processo de produção ou do processo comercial em relação ao valor agregado ou ao giro de estoque.

Este método permite que as divergências entre o inventário físico e o inventário contábil sejam rapidamente identificadas e proporciona uma melhoria significativa no planejamento da produção e nos pedidos de material. Como o inventário é feito de forma contínua, o custo deste processo é distribuído ao longo do ano, ao contrário de um inventário anual.

O inventário cíclico, é um dos modelos mais eficientes na contagem de estoque. Esse tipo de inventário apresenta um diferencial competitivo na logística de armazenagem: não precisa fechar as portas da empresa durante o procedimento, os custos são menores e a acuracidade do inventário é maior e constante ao longo do ano.

É um dos maiores aliados da gestão de estoque, pois independentemente da quantidade, tipos de produtos e tamanho do estoque, é executado o inventário sem que interfira no funcionamento da empresa, pois sabemos que nem sempre o trabalho pode ser interrompido, com isso essas ações são executadas sobretudo, sem que seu cliente perceba e muitas vezes feito nas madrugadas e finais de semana.

inventário de estoque

Inventário Parcial – Inventário Sazonal

Inventários Parciais são as contagens onde o foco é o aumento da acuracidade do estoque e o impulsionamento das vendas. Esse tipo de inventário é muito importante, pois os clientes só podem comprar o que vêem. Um exemplo de quando é indicado o inventário parcial são os produtos sazonais onde as contagens são concluídas antes do impulso, garantindo que suas lojas sempre estarão devidamente abastecidas.

Os tipos de produtos contados no inventário cíclico

O estoque pode ser de matérias primas para a produção industrial de grande e pequeno porte e produtos finais que já estão prontos para a comercialização no varejo. Dentre desses Itens, estão diversas categorias de estoque e matéria-prima, como: embalagens, suprimentos, produtos em processos e produtos acabados.

Balanço Cíclico

No balanço cíclico, a ordem dos itens para o inventário segue alguns critérios. Os fundamentais são: a contagem cíclica por amostragem e a contagem rotativa por classificação.

Contagem rotativa por amostragem

Nesse tipo de contagem, a escolha do número de itens é aleatória. Essa maneira é aplicada quando o centro de distribuição ou depósito, possui grande quantidade de sku similares. A contagem rotativa por amostragem pode ser feita diariamente.

Contagem rotativa por classificação

Nesse tipo de contagem, todos os itens são classificados segundo um ou mais critérios. Por exemplo, em uma loja de roupas pode ser selecionado para fazer a contagem somente as calças jeans, em uma farmácia somente os produtos de perfumaria. Como na contagem por amostragem a contagem por classificação pode ser feita diariamente e até mais de uma vez ao dia.

controle de inventario

Acuracidade do Estoque

O que é acuracidade? Podemos dizer que acuracidade é o grau de ausência de erro ou o grau de conformidade com um padrão, ou seja no estoque é o resultado de uma apuração pontual das quantidades físicas em comparação com as quantidades registradas no sistema de controle das entradas e saídas do estoque, baseadas nas informações levantadas no inventário de estoque.

Metodologia operacional  da contagem ciclica

É importante salientar que para que o processo do inventário rotativo de estoque dar certo deve ter sido feito antes o inventário integral, a contagem rotativa é indicada para estoques que possuem poucas perdas.

O processo do Inventário Cíclico é idêntico ao do inventário de estoque informatizado, porém em muitos casos por dificuldades internas do cliente o processo tem que ser realizado de forma manual;

Nesse caso, o cliente nos informa quais produtos deverão ser inventariados;

Assim que cada produto é inventariado, é informado ao responsável pelo estoque na matriz do cliente, que por sua vez aponta se há divergência ou não;

Em posse das divergências, o responsável do estoque toma as devidas ações para corrigir  as diferenças;

Caso a divergência não seja sanada, o nosso coordenador e o responsável do ponto de estoque, assinam um laudo, dando ciência que a diferença existe e que foi confirmada.

Onde é indicado o uso da contagem cíclica?

Empresas que já estão com suas rotinas logísticas em dia e ou, empresas onde a margem de perda está muito baixa, e dessa forma, precisam apenas de um inventário selecionando alguns itens e imediatamente verificando as divergências com seu sistema de gestão;

Seja qual for o tipo de inventário a ser realizado pela sua empresa, a Datasite tem como prioridade garantir o equilíbrio do estoque físico e o contábil. Definindo assim quantidade e valores de cada produto, bem como determinar a objetividade dos lucros da empresa em determinado período.

A desconformidade do inventário afeta o tempo de entrega e a satisfação dos clientes. Portanto, o procedimento de contagem contínua não resulta somente em melhores indicadores; mas também, no aumento da eficácia operacional como um todo, e na redução considerável de rupturas de inventário inesperadas, que resultam em uma não entrega.

Dica Importante

Dependendo da quantidade de problemas encontrados entre o estoque físico e o sistema, sugerimos aumentar a quantidade de itens a serem inventariados, ou realizarem o inventário integral.

 Porque contratar a Datasite para efetuar a sua contagem

A equipe da Datasite é formada por colaboradores competentes, experientes e capacitados nas operações de contagem de estoque. Nossa equipe realiza constantemente treinamentos internos, a fim de oferecer eficiência e agilidade ao cliente.

O tamanho da equipe varia de acordo com quantidade de peças e grau de dificuldade, porém é enviado no mínimo uma média de: 3 inventariantes e 1 coordenador, que fica responsável pela operação.

Possuímos horário flexível para a contagem, que pode ser dentro do horário de funcionamento da sua empresa ou em outros horários, de acordo com a necessidade do cliente.

Os inventários feitos pela Datasite possuem um excelente grau de acuracidade, esse é um dos principais motivos de possuirmos cada vez mais indicações.

A Datasite utiliza materiais próprios como: notebooks, materiais de escritório e coletores de última geração. Dessa forma, é assegurado que o envio do arquivo será feito no próprio inventário.

Caso seja necessário, possuímos serviço de dupla leitura ou se o cliente desejar, analisamos as divergências entre o inventário e seu sistema de informática, utilizando nossos serviços de divergências simples e ou divergências on-line.

Entre agora mesmo em contato com a Datasite e solicite um orçamento sobre o melhor tipo de inventário para a sua empresa. Teremos o maior prazer em lhe atender!

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts