Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Causas comuns das diferenças no estoque que trazem prejuízos ao varejistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
diferenças no estoque

As diferenças no estoque ocorrem quando o estoque real de inventário em mãos é diferente da quantidade de itens registrados em um sistema de controle de estoque.

As divergências não são incomuns e podem ter grande impacto negativo em qualquer operação comercial. As divergências de estoque não detectadas podem levar à perda de vendas, excesso de estoque e mau atendimento ao cliente.

Causas comuns das diferenças no estoque

A maioria das diferenças de inventário são devidas a erros humanos ou falhas nos procedimentos de controle de estoque. Eles podem variar desde perda de carga até roubo, estoque extraviado ou simplesmente armazenar o estoque no lugar errado.

1. Perdas de Estoque

A redução de estoque, uma das principais causas de discrepância em seu estoque, representa em média mais de um por cento do total de vendas no varejo. O encolhimento acontece devido a erros de funcionários, roubo, furto de funcionários e fraude de fornecedores.

2. Inventário Extraviado

O estoque mal posicionado ocorre quando os itens são recebidos no armazém e depois colocados no corredor, prateleira ou container errado. Também ocorre quando os clientes pegam os produtos e os colocam em um local diferente.

3. Erro Humano

O erro humano pode ser responsável por uma série de divergências em qualquer ponto da cadeia de suprimentos e é um grande contribuinte para as discrepâncias nas contagens de estoque. Desde erros físicos de contagem até erros de escaneamento, passando por erros de coleta e armazenamento.

Uma das maneiras mais fáceis de reduzir ao mínimo os erros humanos é fornecendo treinamento adequado para a equipe. Os processos também podem ser simplificados e os locais de armazenamento melhor esclarecidos, garantindo que sejam claramente identificados, de fácil acesso e que os locais sejam mantidos bem organizados e devidamente conservados.

4. Devoluções Mal Gerenciadas

Outra área onde podem surgir diferenças de estoque é em devoluções inadequadas. Quando os produtos devolvidos são codificados incorretamente e colocados de volta no estoque, isto resulta em um registro impreciso da devolução. O controle efetivo do estoque ajuda a facilitar as devoluções de produtos, e é necessário um treinamento adequado dos funcionários para garantir que códigos precisos sejam aplicados antes que os produtos sejam colocados de volta no estoque.

As diferenças no estoque não significam apenas custos em termos de perda de receita e lucros, mas também resultam em perda de mão-de-obra gastas corrigindo os registros de estoque.

ruptura de estoque

Verificação das diferenças de inventário de Estoque

O inventário periódico é uma boa prática e é crucial para o controle efetivo do estoque. Ele permite que você saiba exatamente que estoque você tem em mãos, ajuda a identificar problemas e pode melhorar a eficiência operacional e a precisão dos relatórios.

Fazer inventários físicos é o método mais confiável de descobrir discrepâncias entre os registros de inventário e o estoque real em mãos. A maneira mais eficaz de resolver quaisquer inconsistências de inventário é usar uma lista de verificação para identificar e corrigir eventuais diferenças nos números de inventário. As listas de verificação devem abordar o seguinte:

Contagem do estoque

Este é o primeiro passo se os números não corresponderem. Um simples erro durante a contagem original pode ser facilmente corrigido com uma contagem de produtos.

Localização do estoque

Verifique se o estoque não está no lugar errado. Pode não estar faltando, mas no local errado do depósito ou em outra área do armazém.

Unidades de medida

Foi utilizada a unidade de medida correta? Assegurar que as unidades sejam registradas como recebidas: unidades individuais, por caixa, peso, comprimento ou litro. Estabeleça uma medida e mantenha-se fiel a ela.

Descrições das mercadorias

Certifique-se de que a descrição em seus registros de inventário realmente corresponda ao produto que está sendo contado. Um erro comum na contagem de estoque é quando os funcionários contam erroneamente itens com um número de identificação diferente ou um produto similar que tenha uma variação de tamanho ou cor.

Entradas e saídas de estoque

Confirme que todas as vendas foram contabilizadas e inseridas em seu software de gestão de estoque. Assegure-se de que os pedidos dos fornecedores tenham sido entregues e entraram em estoque.

A contagem física conta

Mesmo sendo difícil determinar a causa das diferenças no estoque, é importante atualizar os registros de estoque para mostrar os resultados da contagem física. Independentemente do que dizem os registros, o que importa é o inventário físico em mãos.

A implementação de um sistema de gerenciamento de estoque em suas operações o ajudará a eliminar práticas deficientes de controle de estoque, lhe dará maior visibilidade dos níveis de estoque em tempo real, gerenciamento de SKU e contagem de ciclos. Isto vai permitir que você tenha uma visão correta dos níveis de inventário no futuro.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts