Auditoria Operacional

Auditoria Operacional

O caminho que as empresas precisam percorrer para alcançar o sucesso não é fácil. Para conseguir isso, eles não devem dedicar todos os seus recursos apenas para ganhar mais e mais dinheiro. O trabalho da empresa é baseado em um processo de alta qualidade, defendendo a excelência gerencial e, em resumo, alcançando seus objetivos da maneira mais eficaz e eficiente possível.

Uma das maneiras pelas quais as empresas controlam e avaliam suas operações internas é através da auditoria operacional . Dos diferentes tipos de auditorias  existentes, isso fornece a maneira de usar recursos de maneira eficiente e maximizar e fortalecer o desenvolvimento de negócios.

O que é a auditoria operacional?

Os processos que ocorrem diariamente em uma empresa podem ser muitos. E, obviamente, da administração, é quase impossível controlar tudo e garantir a perfeição nas operações diárias. Assim, surge a necessidade de auditoria operacional . Trata-se da avaliação total ou parcial dos procedimentos de um negócio. Mas, para que fim? Com o objetivo de ajudar a gestão a eliminar as deficiências graças a certas medidas corretivas.

Além disso, graças à auditoria operacional , uma empresa economiza muito em custos, porque a detecção rápida de erros permite que eles sejam corrigidos de forma praticamente imediata e os impede de afetar qualquer processo por muito tempo. Trata-se de prevenir e agir a tempo, evitando uma situação ou um grande problema.

A auditoria operacional ajuda o gerenciamento a detectar e corrigir deficiências nos processos de negócios.

Em resumo, através da auditoria operacional , o que se pretende é avaliar e avaliar como as atividades estão sendo realizadas dentro do tecido interno de uma empresa, se os recursos são utilizados adequadamente e, assim, concluir se as políticas e procedimentos desenvolvidos são aceitáveis ​​ou não. A auditoria operacional nos permite analisar e avaliar todas as decisões e estratégias tomadas no plano de operações , com o desenvolvimento do processo de produção da empresa.

Leia também: Bloco K e o Inventário de Estoque

Objetivos da auditoria operacional

auditoria operacional  é uma ótima alternativa para detectar deficiências no tempo e transformar o negócio da empresa em um processo rentável, que é o fim do dia que mais importa para um negócio: fazer mais com a menor quantidade de recursos.

Então, quais são os objetivos da auditoria operacional ?

  • Analisar aspectos administrativos, gerenciais e operacionais sobre os quais serão feitas as modificações apropriadas para melhorar as operações do negócio.
  • Identifique quais áreas devem reduzir custos e apoiar os processos com as maiores necessidades.

Há muitas empresas que dão errado, mas não sabem como detectar o motivo. É aí que a auditoria operacional entra em jogo . Isto irá detectar o ponto fraco do negócio com total certeza, estabelecer as medidas às quais a empresa deve ser apoiada e, assim, finalmente conseguir superar e atingir seus objetivos com sucesso.

Vantagens e desvantagens da auditoria operacionalauditoria-operacional

Em relação às vantagens de a empresa estar sujeita a uma auditoria operacional , encontramos:

  • A empresa obtém uma opinião objetiva e realista. Isso terá efeitos importantes no controle de estoques no curto / médio prazo: aumento na produção, velocidade nas vendas ( plano de vendas ), redução de custos, etc.
  • Poupança de dinheiro a longo prazo É um ótimo investimento, mas com grandes resultados positivos visíveis ao longo do tempo.

As desvantagens da auditoria operacional :

  • É um processo que custa dinheiro, então muitas empresas estão relutantes ou simplesmente não podem pagar por isso.
  • Requer um período de tempo relativamente longo para ser concluído, pois é uma análise e um exame exaustivo das operações da empresa com as quais é possível detectar melhorias produtivas.
  • Dificuldade em encontrar deficiências importantes.
2018-08-25T12:56:13+00:00

Leave A Comment