Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Leitor de código de barras – Saiba Tudo sobre essa tecnologia que pode ajudar no estoque de sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
leitor de barras inventario de estoque

O leitor de código de barras se tornou essencial para uma rotina eficiente no controle de estoques, agilidade no atendimento e praticidade no registro de mercadorias.

Em um mundo onde o tempo é um artigo escasso e caro, trabalhar com ferramentas que facilitam o serviço diário é de suma importância para que os negócios prosperem.

Uma empresa que deseja manter-se competitiva e com um desempenho de qualidade precisa assimilar o uso de novas tecnologias em seu ambiente corporativo.

Antigamente pensar em um leitor de código de barras era inimaginável, mas com o advento da era digital para onde quer que se olhe é perceptível a vantagem de ter a tecnologia como aliada profissional!

Mas antes de falar dos benefícios que um leitor de código de barras pode proporcionar para a empresa é preciso entender para que ele serve.

Para que serve um leitor de código de barras?

O código de barras possibilita a leitura e identificação do produto de forma ágil e completa proporcionando um atendimento eficiente e satisfatório a todos os envolvidos. Além de aumentar a capacidade de atendimento do operador de caixa, o código de barras auxilia também outras áreas da empresa como o atendimento evitando a evasão da clientela por demora no atendimento.
O leitor de código de barras vai permitir a visualização das informações relativas à mercadoria que constarem na etiqueta codificada.

leitor de código de barras

Diferentes tipos de leitores de código de barras

Você pode encontrar diferentes tipos de leitores de código de barras no mercado. Cada um tem uma característica diferente e atende a um tipo específico de estabelecimento.

É importante para o varejista entender os tipos de equipamentos existentes para que o leitor de código de barras atenda às suas necessidades comerciais e ajude a administrar seus negócios com eficácia.

Leitor de Código de Barras Fixo e Leitor de Código de Barras Manual

A primeira diferença entre os dispositivos está relacionada ao formato em que a leitura é realizada enquanto o leitor de código de barras fixo (de mesa) está conectado à estrutura do PDV ou em qualquer outro local, o Leitor Manual (de mão) tem maior mobilidade e pode ser com fio ou sem fio (através de bluetooth).

Qual o melhor leitor de código de Barras?

Como vimos, existem várias diferenças entre os leitores. A escolha de equipamentos com base apenas no preço é sempre um risco, pois o varejista corre o risco de adquirir equipamentos que não são eficientes para o seu tipo de negócio.

Como escolher o leitor de código de barras certo

A seleção do leitor de código de barras é um processo que o varejista deve realizar com o maior cuidado e, se possível, com a ajuda de um profissional ou empresa com experiência neste tipo de tecnologia. A escolha do leitor de código de barras certo deve levar em consideração as necessidades do seu negócio.
Responda às seguintes perguntas para ter um ponto de partida na escolha do seu leitor de código de barras:

Onde o leitor de código de barras vai ser usado?

A leitura do código de barras pode ser feita para auxiliar as operações em diferentes áreas da loja, seja no PDV (onde é utilizado na maior parte do tempo), no almoxarifado, ou no ponto de recebimento.
Veja este exemplo: Um varejista precisa selecionar o leitor de código de barras para o PDV de sua loja, sabendo que o leitor estará sempre no mesmo local, o varejista pode escolher um leitor de código de barras fixo.
Um outro exemplo: Mudando o cenário para um estoque onde será necessário uma contagem grande de produtos, o leitor de código de barras manual é o mais indicado.

leitor de barras preco

Quais produtos serão passadas pelo leitor de código de barras?

Esta é uma outra pergunta que deve ser respondida antes da escolha do leitor. Vamos dar um exemplo prático usando o caso de um varejista que deve escolher o leitor de código de barras para o açougue de sua loja. Conhecendo as especificidades dos produtos que por ali passam, o vendedor indicará na hora da escolha que está procurando um equipamento que possa ler a laser porque, dependendo da irregularidade no formato da mercadoria, é necessária uma melhor capacidade de legibilidade em superfícies irregulares.

Que tipo de código de barras será lido?

No Brasil, a maioria dos códigos de barras é composta por 13 números que seguem o padrão europeu do EAN (European Article Number). Como resultado, geralmente não há muita variedade na leitura de produtos.
No entanto, algumas instituições são correspondentes bancários e precisam ler o código da conta (geralmente as contas têm 48 dígitos). Por isso, ao escolher o leitor de código de barras para o seu negócio, é preciso levar em consideração o tipo de serviço que sua empresa oferece para que possa escolher um modelo que atenda a todas as suas necessidades.

Qual é o fluxo de caixa da sua empresa?

Nos supermercados as operações precisam ser sempre muito eficientes, ágil e descomplicado para os clientes. Portanto, a melhor escolha de um leitor de código de barras é o fixo, pois é o ideal para agilizar as operações e aumentar a produtividade dos funcionários.

Além dessas questões, também é importante escolher uma empresa que ofereça suporte qualificado para os dispositivos. Esses equipamentos são bem duráveis, e com uma manutenção podem durar muito mais tempo, o que agrega ainda mais valor ao investimento.

leitor de barras supermercado

Vantagens de ter um leitor de código de barras

Identificação

A possibilidade de colocar as informações necessárias no código do produto faz do código de barras um aliado importante na hora de identificar a mercadoria que está sendo vendida, recebida ou conferida.  Possuir o leitor facilita na hora da confirmação da mercadoria registrada. Ao invés de perguntar a outro companheiro de trabalho, a confirmação do tipo de material, o caixa vai ter tudo disponível na tela do terminal.

Agiliza o atendimento

Contando com a funcionalidade do leitor de código de barras, a empresa evita transtornos aos clientes, pois as filas são atendidas com mais agilidade sem abrir mão da qualidade e controle preciso. Atender bem é uma política praticada por toda empresa que se preocupa em prestar um bom serviço e adquirir um leitor de código de barras é possibilitar ao funcionário cumprir seu papel com segurança, respaldado por um confiável parceiro!

Tranquilidade

Poder trabalhar com a certeza de que os registros realizados estão corretos é o que possibilita o leitor de código de barras à empresa que o adquire. Uma forma inteligente de  de otimizar o serviço, gerando confiança aos funcionários no cumprimento das atividades diárias. Contar com ferramentas capazes de facilitar o controle e garantir o bom andamento das funções é essencial para garantir o bom desempenho da empresa.

Eficiência nos registros

Evitar erros na hora de digitar os produtos é algo de grande relevância para garantir saída e entrada de mercadorias de forma correta.

leitor de barras estoque

Dicas para manter o estoque organizado

  • Realizar o cadastro dos produtos da loja para geração das etiquetas  com código de barras.
  • É importante fazer um controle de acesso ao local do estoque para evitar furtos e roubos.
  • Cadastrar tudo! Todos os artigos  que existem no estoque devem ser cadastrados. Ter o controle sobre os produtos em estoque é essencial para a organização e o bom funcionamento da empresa.
  • Estipular procedimentos e normas para o recebimento de novas mercadorias. Ao dar entrada em um produto novo é importante conferir  fisicamente, junto com a nota fiscal!
  • Após a conferência, armazenar o produto no estoque e adicionar esta informação ao cadastro eletrônico, para  mantê-lo sempre organizado.
  • Quando  uma mercadoria for retirada do setor é preciso registrar a baixa no sistema;
  • Deve haver o registro em todos os casos de venda e as baixas devem ser dadas no sistema acompanhadas da emissão da nota fiscal.

Usar o código de barras para a  organização do estoque é uma maneira de modernizar e criar um padrão comercial que tornará a localização do produto mais ágil. Essa atitude aumenta a produtividade e a eficiência além de reduzir  custos, tanto nos processos comerciais, quanto logísticos.

Ver o código de barras como facilitador do trabalho é um modo positivo de assimilar o uso da ferramenta!

As inovações acontecem para modificar e dinamizar os processos que demandam tempo e energia tornando possível a realização de um trabalho bastante produtivo.

A Datasite possui coletores para locação, entre em contato e saiba como ter ainda mais economia e acuracidade em seu estoque.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts