Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Controle de Estoque Saiba porque Investir neste Processo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
controle de estoque

O controle de estoque é uma das formas mais eficiente de construir uma vantagem competitiva junto ao mercado, pois auxilia a empresa a controlar e planejar melhor seus recursos, produtos e até mesmo serviços. Diversos setores como moda, super mercados, farmácias, atacadistas e varejistas em geral podem e devem investir no controle de estoque para ampliar seus resultados.

Neste artigo você entenderá quais os principais gargalos de desperdícios e prejuízos e compreenderá como um bom controle pode minimizá-los de forma prática e objetiva.

Contar com um sistema de controle de estoque, além de contribuir para uma administração mais eficiente do seu negócio, também pode otimizar custos e agilizar diversos processos. Se você ainda possui dúvidas se este tipo de investimento realmente vale à pena ou ainda não reconheceu razões urgentes que motivem esta mudança na sua empresa, confira as razões principais que esclarecemos a seguir.

Prevenção de desperdício e custos

Ter um controle preciso de estoque ajudará a evitar o desperdício não só na área logística, mas também em diversos setores de sua empresa. Um controle de estoque contribuirá muito para prevenir falhas comuns como o erro de estocar grandes quantidades de determinados produtos quando a demanda é pequena, uma das razões de maior prejuízo financeiro.

Como consequência desta identificação de demanda e compras com mais precisão, surge a economia de recursos. Os valores gastos em um produto que não estaria sendo vendido poderá ser aplicado em outros setores da empresa e com isto, os investimentos em áreas como Marketing ou Planejamento trará ainda mais benefícios para sua empresa e marca, ajudando no crescimento do negócio.

Nos casos de empresas que trabalham com produtos perecíveis então, o benefício é ainda maior, já que com um maior controle na aquisição de produtos terão benefícios como uma maior regulação dos prazos de validade dos produtos. O controle de estoque ajudará a evitar perda de produtos vencidos e também as perdas nas margens de lucro, muitas vezes geradas pela necessidade de redução do preço final de vendas, para não se perder o produto final.

Por último, podemos citar o custo de armazenagem. As empresas que têm um inventário enxuto e eficiente, podem alugar um espaço menor e reduzir custos atrelados ao número total de funcionários, aluguel de imóvel para armazenamento, além de maior eficiência prática e financeira nos custos ligados ao processo de empacotamento e envio dos produtos.

cuidados para não perder vendas

Redução da perda de vendas

Perder vendas é um dos maiores prejuízos para empresas que não investem em um controle de estoque informatizado e inteligente, isto porque o descontrole leva a erros graves, gerados por situações como desequilíbrio entre estoque e demanda.

Embora este desequilíbrio possa ocorrer por motivos alheios a gestão direta da empresa como nos casos em que ocorrem problemas de abastecimento por falha dos fornecedores, a gestão informatizada pode minimizar este impacto por garantir um controle melhor sobre sua demanda.

É importante compreender que quando se sabe com exatidão a demanda média mensal, e se mantém dados históricos informatizados que contribuem para a gestão da sazonalidade dos produtos que são comercializados, a empresa poderá planejar seu estoque com muito mais precisão, mantendo um inventário enxuto, inteligente e sem falta de produtos sob demanda.

Além disto, um controle preciso, ajudará a controlar exatamente quais os produtos que se possui em estoque, não deixando assim de realizar vendas por imprecisão do seu inventário.

investimento

Identificação e prevenção de problemas

Uma das principais vantagens de se ter um controle de estoque eficiente e preciso é a possibilidade de Identificar precocemente possíveis erros. Entre os tipos de erros podem ser identificados:

  • Problemas nos pedidos do departamento de vendas;
  • Produtos avariados;
  • Falhas no processo de estoque;
  • Realização de pedidos errados ao setor de Compras;
  • Excesso de produtos;
  • Falta de produtos;

Se sua empresa deseja se tornar competitiva, ao invés de esperar por um longo período, para então constatar estes problemas, aguardando possivelmente o balanço anual de estoque para identificar, ao investir em um controle de Estoque será possível identificar os problemas imediatamente, resolvendo-os antes que gerem grandes perdas de dinheiro.

O controle de inventário, quando ocorre com auxilio de um controle informatizado, possibilita também um melhor atendimento ao cliente, o que evita ou resolve problemas de entrega,  empacotamento, logística e diretamente na qualidade final do atendimento percebido por seus clientes.

Empresas que possuem um bom sistema de inventário terão mais facilidade em informar com precisão aos seus clientes a disponibilidade do produto e período estimado de entrega. Além disto, haverá uma possibilidade maior de cumprir as suas promessas de entrega para o cliente, o que pode impactar ainda mais na qualidade percebida por ele, estimulando futuras recompras.

Quer saber mais sobre formas e modelos de informatização de inventário? Fale conosco e conheça o sistema Datasite.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts