Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Melhore o controle de estoque de seu comércio com estas 6 ferramentas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
sistema de controle de estoque

Em um estabelecimento comercial varejista, o controle de estoque é uma das prioridades e deve ser tratado como um verdadeiro investimento, já que está diretamente ligado aos ativos da empresa e o seu gerenciamento deve ser realizado minuciosamente, pois pode representar a rentabilidade do negócio.

Quando a logística de entrada e saída das mercadorias são bem executadas, proporcionam diferenciais competitivos que refletem diretamente no preço final dos produtos, além de trazer eficiência e agilidade ao atendimento, satisfazendo o consumidor.

Assim, neste artigo, iremos apresentar algumas ferramentas e melhores práticas de controle de estoque para otimizar a gestão de seu estoque. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Dica: Porque é que a gestão de estoque é essencial na sua empresa?

1. Just-in-Time

ferramenta de controle de estoque consiste, basicamente, em uma tática japonesa que tem o intuito de obter a peça-chave na quantidade ideal na hora certa, segundo o comportamento do consumidor.

O Just-in-Time é utilizado, em geral, por lojistas e gestores que acreditam que, para aumentar a lucratividade do negócio, é preciso ter um inventário que supra as necessidades de demanda do estabelecimento.

2. Sistema de “empurrar” o estoque

Trata-se mais de uma metodologia do que um sistema em si. O fato é que a prática de empurrar o estoque é altamente aplicável quando, em uma mesma cadeia de distribuição, há mais de um tipo de estoque. Ou seja, pode ser adotada quando a quantidade de itens obtidos for maior do que a capacidade do estoque em si.

3. Práticas de organização do ambiente

ferramenta de controle de estoque pode ser mais eficiente do que estabelecer boas práticas de organização no ambiente, concorda? Existem inúmeras formas para se obter os melhores resultados nesse contexto.

Por exemplo, o gestor de uma loja de roupa pode separar os produtos por categorias, cor, tamanhos ou coleções com o objetivo de otimizar as idas dos vendedores ao acervo e, é claro, a entrega das mercadorias aos clientes.

Para isso, a equipe deve ser instruída a conservar todas as peças sempre dobradas e alinhadas corretamente, tornando a circulação de pessoas entre os itens mais organizada.

gestão de estoque negocios

4. Controle de estoque mínimo

A técnica consiste na redução de custos de manutenção do estoque, evitando o risco de que ele não atenda à demanda. Para isso, a ferramenta de estoque mínimo visa determinar uma quantidade previamente estipulada de cada produto.

Para que isso funcione, é imprescindível que o controle de estoque seja realizado com precisão e minuciosidade, determinando o período exato para a reposição das mercadorias.

5. Relatórios para contagem de mercadorias

Todas as informações podem ser reunidas em um único local a partir dos números do estoque. Para isso, basta fazer o uso efetivo de relatórios, preenchendo-os e atualizando-os com responsabilidade e constância.

As contagens de inventário poderão ser checadas com muito mais segurança e assertividade a qualquer momento, já que as falhas humanas e equívocos serão reduzidos exponencialmente com essa ferramenta.

6. Software de controle de estoque

Para finalizarmos este artigo, não poderíamos deixar de citar a importância de se ter uma ferramenta de automação do controle de estoque. Estamos nos referindo a um software ou sistema de gerenciamento de mercadorias.

Hoje em dia, podemos encontrar grandes variedades desse tipo de ferramenta disponíveis no mercado. Além de otimizar a contagem de itens, registrando entrada e saída dos produtos, a gestão financeira da empresa pode ser integrada em um único sistema, tornando o trabalho do gestor muito mais simples e assertivo.

Sem dúvidas, automatizar o controle de estoque pode ser uma das melhores formas de tornar o seu negócio competitivo diante dos seus concorrentes.

Gostou do nosso artigo sobre as principais ferramentas de controle de estoque para otimizar a organização do seu estabelecimento?

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts