Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Tipos de Auditoria: Saiba qual é o ideal para sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
auditoria de estoque

A gestão de estoque é muito complexa, muitas são as tarefas de um gestor mas o primordial e o controle, aqui entra a auditoria, sabemos que existem diversos tipos de auditoria, uma para cada necessidade especifica, mesmo com diferentes propósitos todas os tipos de auditorias buscam o mesmo objetivos, buscar a conformidade nos setores auditados.

Antes de mais nada é importante saber identificar qual o tipo de auditoria é o mais adequado para a sua demanda, com isso o trabalho vai ser mais eficiente e não terá gastos indevidos.

Vamos começar identificando o que é a auditoria

Ao contrário do que muitos pensam a auditoria não serve como uma “polícia” em busca de erros para prejudicar os funcionários. O maior objetivo das auditoria é avaliar se os documentos e procedimentos estão de acordo com o previsto, isto é muito importante para que a empresa não receba multas e tenha prejuízos futuros.

Podemos dizer que a auditoria é processo de checagem para avaliar se todos as documentações ou operações estão em conformidade com as leis e com as metodologias das empresa.

Tipos de Auditoria

Agora que já sabemos o que é a auditoria, podemos começar, lembrando que além de buscar a conformidade nos processos e documentos a auditoria é capaz de identificar falhas e prejuízos, ajudando assim um planejamento e uma gestão mais eficiente.

  • Auditoria contábil.
  • Auditoria financeira.
  • Auditoria Fiscal e Tributária.
  • Auditoria operacional.
  • Auditoria de sistemas.
  • Auditoria ambiental.
  • Auditoria de qualidade.
  1. Auditoria Contábil – Esse tipo de auditoria interna tem por objetivo analisar de forma criteriosa todas as documentações contábeis para avaliar se o patrimônio da empresa está em conformidade, além de buscar falhas e divergências nas contabilidades a fim de reduzir a improbidade corporativa.
  2. Auditoria Financeira – Como o nome mesmo diz, a auditoria operacional financeira tem por objetivo analisar todos registros de caixas, entrada e saídas de valores, extratos a fim de verificar se os números estão em conformidade, além de analisar também aplicações  e investimentos com o mesmo objetivo. Através desta auditoria é possível garantir um controle financeiro eficiente, e redução de ações que podem prejudicar o caixa da empresa.
  3. Auditoria Fiscal e Tributária – Esta ação visa efetuar as análises tributárias e fiscais para garantir que a empresa esteja cumprindo todos os aspectos fiscais em conformidade com a legislação. Esse tipo de ação é importante para evitar que a empresa pague mais impostos do que é devido.
  4. Auditoria operacional – Aqui a auditoria analisa se a empresa está em conformidade com as metodologias pré definidas. Se está sendo seguida as rotinas e processos internos. Com isso é possível identificar qualquer alteração nas rotinas estabelecidas, e fazer as correções devidas antes que causem prejuízos a empresa. Podemos dizer que a auditoria operacional analisa a performance da gestão da empresa.
  5. Auditoria de sistemas – Muita empresas adotam a implantação de softwares, programas e sistemas de gestão para ajudar a realizar tarefas diversas. Esse tipo de auditoria procura avaliar a eficiência, segurança e o desempenho de todas as soluções tecnológicas propostas.
  6. Auditoria ambiental – Muito se fala dos processos de sustentabilidade, a auditoria ambiental analisa se a sua empresa está preocupada com o meio ambiente, e os processos que estão sendo adotados para reduzir os impactos que pode ser causado ao meio ambiente. A escolha de fornecedores que poluem menos ou que não promovam testes laboratoriais em animais são exemplos de soluções em auditoria ambiental.
  7. Auditoria de qualidade – O processo de auditoria de qualidade analisa se os métodos de trabalho e os produtos e serviços estão dentro das normas estabelecidas pela própria companhia. Além disso, a auditoria de qualidade analisa se a organização está em conformidade com as normas externas, como por exemplos as normas técnicas como as ISO e vigilância sanitária que tem por objetivo buscar a melhoria contínua dentro da empresa. 

Planejamento de estoque

É importante salientar que a auditoria ao contrário do que muitos pensam, não tem por objetivo buscar por erros, a auditoria busca trazer a empresa uma visão mais estratégica, um maior conhecimento a respeitos dos processos resultando assim um maior controle e gestão da empresa, as auditorias oferecem diversos benefícios como definir os riscos da gestão, erros e fraudes.

Quando uma empresa observa os documentos, processos e as metodologias utilizadas traz uma maior oportunidade de avaliar o modo de trabalho e aperfeiçoar os processos que pode não estar de acordo.

E na sua empresa já foi feito algum processo de auditoria? Utilize esse instrumento para tornar os processos cada vez mais transparentes e tornar sua gestão segura e eficiente.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts