Portuguese English

Principais dúvidas de pequenos negócios sobre gestão de estoque

gestão de estoque empresas pequenas

Se você como gestor, empresário ou empreendedor de um pequeno negócio ainda tem dúvidas sobre a importância da gestão de estoque para o seu negócio e se deseja aprender mais para evitar os erros mais comuns já cometidos, confira as dicas da Datasite neste post.

Há alguns mitos sobre a gestão de estoque em pequenos negócios, onde algumas pessoas afirmam que não é necessário se preocupar tanto assim com soluções muito elaboradas. Não se deixe enganar. Pequenos negócios podem e devem investir sim numa gestão eficiente e é possível fazer isto sem abalar o orçamento do seu negócio. Quer saber como?

A Datasite, especialista em gestão e informatização de estoque e logística sabe que muitos empreendedores acabam negligenciando a tarefa de gestão de estoque por razões como a dúvida na execução ou falta de entendimento da real importância desta área da empresa.

 É importante saber que a gestão de estoque, assim como áreas fundamentais em todos os negócios, como o marketing e o financeiro, pode influenciar diretamente nos lucros e na imagem da empresa diretamente com seus clientes, já que está diretamente relacionada com o produto final.  

 Principais dúvidas e erros de pequenos negócios sobre a Gestão de Estoque

 GESTÃO DE ESTOQUE É REALMENTE TÃO IMPORTANTE?

Não tenha dúvidas, a gestão de estoque é sim um instrumento essencial para alcançar lucro e a satisfação dos clientes.

Ao implantar um bom sistema de gerenciamento de estoque será possível conseguir conquistar benefícios como

Conquista de preços mais competitivos

Atendimento mais ágil às suas lojas e clientes

Melhor atendimento às demandas

Prevenção de perdas e prejuízos com estoques parados

 

O QUE DEVE SER ESTOCADO?

É importante saber que nem tudo pode ou deve ser estocado em grandes quantidades. É preciso muita atenção especialmente para produtos com validade de consumo. Para ajudar nesta escolha sobre o que deve ou não ser estocado e em quais quantidades, o ideal é manter um histórico de consumo e de previsão de demandas, o que é muito simples de fazer ao investir na informatização do estoque com um sistema inteligente. Conheça mais sobre informatização de estoque.

ONDE ESTOCAR?

Para ter um estoque eficiente, seu pequeno negócio precisa avaliar o espaço físico da área de estocagem. Antes de escolher um local definitivo, avalie se ele permite boas condições de armazenamento compatíveis com as necessidades dos seus produtos, se ele permite:

  • Uma boa visualização de todos os itens
  • Facilidade no acesso
  • Simplicidade no controle periódico dos itens.

Lembre-se sempre de que a organização nesse caso é essencial, de nada adiantará ter um estoque amplo quantitativamente, se você e seus funcionários não conseguem localizar os produtos quando necessário.

Logo, se o seu espaço físico não compreender todas as características mencionadas acima,  ou se seus produtos não estiverem em boas condições quando forem requisitados, reveja sua escolha, para assim evitar que materiais sejam desperdiçados e a geração de perdas de oportunidades e lucros.

QUANTO ESTOCAR E POR QUANTO TEMPO?

Para ter segurança nessa resposta, siga as seguintes recomendações:

1. o estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) estiver baixo;

2. o nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos.

3. mantenha uma previsão precisa de vendas para períodos determinados

4. Classifique sua previsão para cada artigo

Antes de fazer novos pedidos, acrescente o tempo e a quantidade mínima exigida pelo fornecedor antes de repor os artigos a serem estocados.

COMO CONTROLAR O ESTOQUE COM EFICIÊNCIA?

A resposta para esta questão é muito simples. Basta implementar um inventário, que é um mecanismo de monitoramento do estoque. Todas as empresas, mesmo de pequeno porte devem saber precisamente a quantidade de produtos estocados a qualquer momento e um inventário será exatamente a chave para isto.

Para simplificar este processo que pode se tornar muito complexo, o ideal é contar com um sistema computadorizado, que ajudará a minimizar erros de entrada, saída e omissões, além de permitir a rápida detecção dos itens faltantes.

Quer conhecer um sistema de gestão de estoque informatizado inteligente e eficiente que caiba no orçamento da sua empresa? Conheça os serviços Datasite.

Inscreva-se aqui e receba novas dicas