O controle de estoque pode ser o que faltava para o sucesso de seus negócios

O controle de inventário é algo que deve ser prioridade para  qualquer segmento seja no varejo ou no atacado. Na mais simples das condições, o gerenciamento de estoque deve envolver uma maior supervisão de suas ações. Alguns chamam de “controle interno” ou mesmo um sistema de contabilidade projetado para proteger ativos. Vamos ver por que o controle de inventário é tão importante, bem como o que está envolvido no desenvolvimento de um sistema efetivo.

O que é o controle de estoque e por que é importante?

Compreender o que você tem, onde está em seu armazém, e quando as ações vão e vão, pode ajudar a reduzir custos, acelerar a implementação e prevenir a fraude. Sua empresa também pode contar com sistemas de controle de estoque para avaliar seus ativos atuais, equilibrar suas contas e fornecer relatórios financeiros.

O controle de estoque também é importante para manter o armazenamento adequado nos armazéns. Você não quer perder uma venda porque não tem estoque suficiente para atender o pedido. Inventários permanentes (operações reversas frequentes, etc.) pode enviar completamente os clientes a outros fornecedores.

Ao controlar o seu inventário, você pode oferecer um melhor atendimento ao cliente. Isso também o ajudará a obter uma compreensão melhor e mais realista do que está sendo vendido e do que não esta.

Você também não quer ter um excesso de estoque ocupando espaço em seus armazéns desnecessariamente. Excesso de estoque pode desencadear perdas de lucro – se um produto expira, fica danificado ou sai de temporada. A chave para um bom controle de estoque é uma compreensão mais profunda da demanda do cliente por seus produtos.

Como as empresas controlam o inventário

Existem várias formas diferentes de controlar o seu estoque. Uma maneira básica e bem comum é criar uma planilha com várias colunas para o nome do produto, número do item e quantidade. Podendo ser acrescentado tambem uma coluna para deduzir o que você vende e envia. Você também pode manter um registro de retorno e um de entrada no estoque.

Claro, este é um processo extremamente intensivo em mão-de-obra que nenhum negócio em crescimento quer lidar. Requer monitoramento manual contínuo para garantir que todas as transações sejam contabilizadas. A informação é difícil de compartilhar, e outra grande armadilha é o erro humano. As pessoas são propensas a cometer erros – erros que são difíceis de rastrear e resultar em números de inventário imprecisos.

Quanto mais automatizado seu sistema for, menos documentação haverá. Existem várias opções de software de gerenciamento de inventário. Esses sistemas de software podem oferecer integração com seus sistemas ERP ou integrações multicanal.

Você pode ter a opção de usar scanners de códigos de barras que irão interagir com outros dispositivos, como impressoras de código de barras ou dispositivos móveis. Alguns dos sistemas  são projetados para rastrear a localização do produto dentro do armazém, o que ajuda quando chega a hora de coletar e embalar os produtos.

Claro, uma vez que você tenha os sistemas de rastreamento instalado, você precisa descobrir como vai determinar quando deve fazer novas compras. Alguns usam um método de controle de estoque chamado estoque mínimo, no qual o estoque novo é ordenado assim que atinge um nível mínimo pré-definido.

Se suas necessidades são muito previsíveis, você pode usar um sistema de controle de quantidade fixo. Com este método, toda vez que você faz um pedido, seja semanal, mensalmente, semestralmente, seu pedido será pelo mesmo valor. Algumas pessoas se referem a isso como uma ordem permanente.

Conclusão Final

A direção ou o método a ser escolhido vai depender das necessidades e estratégias que estão sendo conduzidas em seu negócio.

A conclusão é que o controle de estoque é vital para a sobrevivência do seu negócio. Se você não tem um bom controle de seu inventário, você nunca saberá realmente o que a sua empresa possui e nem qual a melhor estratégia a ser tomada para conseguir melhores resultados. Existe um mercado competitivo por aí. Não deixe que o excesso ou a escassez de inventário derrubem a sua empresa

2018-05-09T21:44:52+00:00

Leave A Comment