Ainda existem lojistas que acreditam que a gestão de estoque é a simples organização de produtos nas prateleiras e no almoxarifado. Na verdade, é muito mais que isso. A tarefa é tão importante que pode, inclusive, gerar efeitos no relacionamento com os clientes e nas finanças do negócio. Afinal, se você não planeja suas compras, pode sofrer tanto pela falta do produto, o que gera impactos negativos na satisfação do cliente, quanto pelos custos desnecessários, quando os produtos são comprados em excesso.
É fundamental, portanto, que você tenha um controle rigoroso de estoques. Agora a pergunta é: como fazer isso? Nesse post que preparamos você vai descobrir. Confira as nossas sugestões para que você melhore a sua gestão de estoque!
Fornecedores Parceiros
Sempre procure fornecedores que sejam parceiros do seu negócio. Afinal, ambas as partes lucram com as vendas, portanto, é fundamental que haja um suporte mútuo. Em primeiro lugar, é claro, seu fornecedor deve ser comprometido com as entregas, afinal, toda a logística de reposição da sua empresa depende disso – como vimos, a falta de produtos pode gerar insatisfação no cliente e certamente gera impactos indesejados nas vendas.
Por outro lado, é fundamental que o seu fornecedor ofereça uma multiplicidade de produtos e opções. Se você possui uma marca de roupas, por exemplo, seria interessante contar com produtos para todos os públicos: dos pequenos aos adultos. Essa variedade é bastante atrativa para o consumidor, e pode garantir um maior número de vendas.
Utilize um software de gestão de estoque
O tempo do papel e caneta já acabou. Hoje, os lojistas competitivos apostam na tecnologia para melhorar a logística da empresa. A importância deste tipo de medida é clara: garantir informações de cada item estocado de maneira mais rápida, precisa e em tempo real. Por isso, é fundamental que você escolha um software de gestão de estoque para o seu comércio.
A grande vantagem deste tipo de ferramenta é que o gestor consegue otimizar os processos de baixa de estoque, de faturamento e até mesmo monitorar as finanças do negócio – afinal, você pode acompanhar todas as entradas e saídas de mercadorias. Além disso, muitas dessas ferramentas fornecem dados detalhados, inclusive com gráficos, para que você acompanhe os seus resultados. Tudo isso feito de forma automática, reduzindo também os custos com mão de obra.
Realize a contabilização dos inventários
Mesmo com os softwares, falhas humanas podem ocorrer, é claro. Por isso, é muito importante que você realize o inventário rotativo e o inventário geral. No primeiro caso, diariamente você escolhe algum item a ser contado, de maneira isolada. Já no inventário geral, realizamos uma contagem de todos os itens – normalmente de maneira semanal ou mensal.
Informação é a base para tomadas de decisão e é justamente por esse motivo que os inventários são tão importantes. É só dessa forma que você pode conferir se os dados levantados correspondem a realidade, e investigar os motivos para que os dados encontrados no software estejam incompatíveis com os estoques físicos.
Planeje as suas compras
Com o fornecedor certo, o software e a realização de inventários, você certamente terá as informações necessárias para planejar as suas compras de maneira mais pontual. Afinal, gestores que planejam seu estoques conseguem dois benefícios: em primeiro lugar, sempre disponibilizam a quantidade certa dos produtos com base no histórico e, assim, não ficam sem as mercadorias quando mais precisam; em segundo, otimizam os gastos, não ficando com ativos parados.
É só dessa forma que você consegue aplicar métodos de gestão de estoque realmente eficientes, como o “estoque mínimo”, em que o gestor consegue definir estoques na medida, exatamente para a sua demanda mensal. Além disso, é claro, em datas comemorativas você deve aumentar a quantidade de estoques, mas isso também requer que você faça uma avaliação das vendas nessas mesmas ocasiões.
Utilize a gestão de estoque para atrair clientes
Calculou mal seu estoque e agora tem peças sobrando da coleção passada? Uma estratégia que pode ser aplicada para diminuir esses produtos é utilizá-los em promoções para divulgação da marca. Faça kits com brindes, sorteios na loja para quem comprar acima de um determinado valor ou mesmo promova sorteios em eventos. Não desanime com o estoque sobrando e aproveite a oportunidade para atrair mais clientes!
Ficou com alguma dúvida a respeito das nossas sugestões? Que tal deixá-la nos comentários?