Estoque é dinheiro. Essa frase deve estar cristalizada na cabeça de todo varejista, dessa forma realizar um controle de estoque correto faz com que sua loja ganhe produtividade e lucratividade e faz com que prejuízos e erros não prejudiquem sua loja.
O bom controle de estoque representa também uma boa administração da loja.
Benefícios de um controle de estoque correto
As vantagens de um controle de estoque eficiente são percebidas na melhoria do processo de compras, na redução de perda de vendas por falta de estoque, melhoria da reposição dos produtos, redução do número de perda de produtos (por vencimento, por exemplo) e inclusive afeta diretamente no atendimento aos seus clientes.
A economia gerada por um bom controle de estoque é percebida na redução de perdas e otimização de processos.
O controle de estoque é a base para toda a operação do varejo, portanto deve ser automatizado e eficiente.
Veja algumas dicas sobre como aumentar a produtividade e a lucratividade e reduzir custos por meio do controle de estoque:
Utilize um software de gestão
Um software de gestão automatiza o controle de estoque, reduzindo as chances de erros e agilizando todo o processo.
Esse sistema integra todos os processos e setores da sua loja, facilitando a transferência de informações corretas, otimizando todos os processos. Para o controle de estoque, o software de gestão é fundamental para que esse processo esteja sempre atualizado com informações do ponto de venda e do recebimento de produtos da sua loja.
A economia causada por um software de gestão integrado ao controle de estoque fica clara, olhando a otimização dos processos.
Negocie com seus fornecedores
A facilidade de negociação está no DNA de todo comerciante e deve ser explorada também para controlar o estoque.
Negociando com seu fornecedor, quantidade, prazo de entrega, data do pagamento e também o preço, você conseguirá assegurar de ter o controle do estoque de forma eficiente. As compras realizadas para sua loja devem ser feitas sempre pensando no estoque, um software de gestão, oferece informações úteis, desde o alerta sobre a possível falta de produtos até a possibilidade de análise de preços de fornecedores.
Negociando melhores condições com seus fornecedores você evita prejuízos e consegue melhores margens para sua loja.
Controle o giro dos produtos
Prejuízos causados por produtos parados no estoque podem representar grandes perdas para o varejista, não é mesmo?
O varejo sobrevive das vendas, então, se algo acontece que impede esse procedimento é um problema que deve ser solucionado rapidamente. Controlar o giro de mercadoria é o melhor método para evitar que mercadorias fiquem “encalhadas” no estoque. O controle de estoque correto evita que produtos fiquem muito tempo em estoque sem que o varejista tenha conhecimento e possa fazer uma ação para acabar com esse problema.
Por meio do controle de estoque é possível ter a percepção que determinado produto precisa entrar em uma promoção.
Inventário de estoque
O inventário de estoque é a forma de realizar a contagem do estoque e conseguir balancear o físico com os dados digitais. Esse levantamento de informações é importante para evitar perdas e rupturas que acontecem no dia a dia do varejo.
Tudo que chega para ajudar a operação da sua loja é bem vindo, não é mesmo? O controle de estoque é a forma de ajudar em toda a operação da sua loja, fazendo com que todos os processos sejam executadas de uma forma melhor.
A economia gerada pela redução de custos, controle dos produtos e aumento das vendas compensará o investimento no estoque.
Não perca tempo, comece hoje mesmo a controlar melhor o estoque da sua loja e perceba o resultado no faturamento.