Um bom conhecimento sobre os tipos de inventário de estoque é uma das exigências mínimas para uma gestão de armazéns eficiente, é necessário saber sobre fluxos de mercadorias e sobre os processos do estoque.
Entretanto, muitos negócios ainda falham na implementação do inventário de estoque podendo ser por vários fatores mas o que mais se destaca é a falta de importância que dão sobre o assunto, seja por falta de conhecimento ou por métodos inadequados.
Devido a isso vamos falar sobre os tipos de inventário de estoque para que você tenha maior conhecimento sobre as opções e possa escolher e colocar em prática em sua organização.
Mas enfim, o que é e por que devo fazer um inventário de estoque?
Muitos são os benefícios que um inventário pode trazer ao seu estoque, ele é uma ferramenta muito importante e eficiente para o controle de estoque, através dele é possível saber quantos produtos possui no seu estoque ou almoxarifado, podendo assim a empresa conseguir uma relação eficiente sobre a quantidade de cada item em seu estoque, podendo ser produtos acabado, bens, produtos pronto para vendas e para o uso da empresa, podemos dizer que o inventário de estoque passa por 3 etapas, são elas:
- O levantamento que é a contagem e separação para saber quais são os bens existentes no estoque;
- O Arrolamento que é as informações sobre os produtos, podendo destacar características como, tipos, cores e a qualidade dos itens e mercadorias;
- A avaliação, nessa fase procura-se calcular o valor dos itens que estão no almoxarifado, essa é uma etapa opcional.
Mesmo sendo um processo que pode mudar dependendo da empresa é certo que os tipos de inventário de estoque trazem bastante benefícios a empresa tais como:
- Para a área fiscal o inventário é fundamental pois com ele é possível certificar as entradas e saídas de produtos, para saber assim se os números fiscais estão de acordo com o inventário fornecido;
- Para a inserção de informações adequadas nos softwares de gestão o inventário de estoque é necessário e muito importante.
- Esse processo é importante também para reduzir problemas como descobrir produtos obsoletos, vencidos e ou extraviados.
- Por último e não menos importante, o inventário de estoque pode ser uma ferramenta muito útil para o controle de fluxo de mercadorias de maneira muito eficaz.
Assim como vimos várias são os motivos para a implementação de um inventário de estoque, você não concorda? Então não perca mais tempo e implemente o seu negócio!
Todas as empresas precisam de um inventário de estoque?
Nem todos sabem, mas o inventário é um procedimento muito comum para a gestão de uma empresa. Mas é necessário dizer que o tipo de inventário de estoque pode variar dependendo de muitos fatores.
Uma loja com poucos itens não irá precisar de um detalhamento muito complexo e preciso sobre os itens, mas uma loja com muitos itens e diversificados o detalhamento será muito importante para um resultado satisfatório.
Porém é necessário salientar que independente do tamanho do seu negócio ter um inventário organizado é a melhor opção para um controle maior de entradas e saídas.
Quais são os tipos de inventário de estoque?
Como já vimos acima, o tipo de inventário de estoque vai depender de negócio para negócio, como a quantidade de vezes que será necessário fazer a contagem do estoque, devemos levar em conta a movimentação do estoque, um estoque com pouco movimento pode ser contado trimestralmente ou semestralmente, um estoque com muito movimento deve ser feito mensalmente e algumas vezes semanalmente. Continuando com esse pensamento vamos citar os 5 principais tipos de estoque:
Inventário Geral
Esse é um dos tipos de inventário de estoque é muito conhecido, através dele é possível contar e identificar todos os produtos e bens de uma empresa, nele é necessário a contagem de todos os bens, nesse inventário é possível para que a contabilidade verifique e avalie o patrimônio da organização. Itens como insumos, produtos não acabados, maquinários, mercadorias são relacionados neste inventário.
Inventário Parcial ou Dinâmico
Como o próprio nome diz, é um inventário parcial, nele é feita a contagem de parte do estoque, geralmente somente de alguns itens pré selecionados.
Inventário Anual
Conhecido também como inventário fiscal, esse tipo de inventário é a contagem dos bens de uma organização geralmente é feita entre janeiro e dezembro para que seja apresentado para o fisco.
Inventário Rotativo
Esse tipo de inventário é feito quando é necessário ter uma contagem muito acurada, geralmente de produtos específicos, o inventário rotativo é a contagem de estoque feita várias vezes, podendo ser trimestral, mensal, semanal e até mesmo diária.
Inventário Cíclico
O inventário cíclico é um dos tipos de inventário mais utilizados pois com ele é possível ajustar os números das contagens com os números existentes nos sistemas e planilhas. Muito usado quando os números não batem ou quando se tem a necessidade de contar itens determinados. Pode ser usado para um ou vários itens e ser feito mensalmente, bimestralmente ou quando tiver necessidade.
Sabemos que nem sempre é fácil fazer um inventário de estoque pois dependerá de profissionais qualificados e a pausa das entradas e saídas de produtos além de um controle muito certo para que seja contabilizados os produtos necessários, sendo preciso a criação de processos e rotinas. Mas lembre-se que um inventário bem feito trará muito lucro para seu negócio.
Espero que tenhamos conseguido te ajudar na gestão de seu almoxarifado.