Abrir um pequeno negócio pode ser arriscado e o sucesso nem sempre é garantido.
As empresas são mais propensas ao fracasso nos primeiros anos de atividade: 20% das novas empresas fracassam no primeiro ano e 50% nos três primeiro anos.
Estes números não devem assustá-lo, mas devem prepará-lo para alguns dos desafios que os empresários enfrentam ao iniciar um negócio. Com muito trabalho e consciência das dificuldades, um novo negócio pode ser um grande sucesso.
Segue os erros mais comuns ao se abrir uma empresa:
Pesquisa de mercado fraca ou inadequada.
Pesquisa e planejamento são vitais para assegurar que a proposta comercial seja viável e que os preços sejam competitivos no mercado e proporcionem um retorno adequado.
Uma ideia errada muito comum é que os empresários que falharam simplesmente não tinham recursos financeiros suficientes ou não tinham a equipe certa a seu lado. No entanto, muitos fracassam por não terem gasto tempo suficiente pesquisando sua estratégia comercial e sua viabilidade no mercado.
Falta de pesquisa de mercado aprofundada
A falta de uma pesquisa de mercado adequada é um dos principais problemas para novos negócios. É fácil se deixar levar por uma ideia de negócio e montar uma empresa sem verificar sua viabilidade. Dados mais precisos do mercado ajudarão a evitar previsões excessivamente otimistas.
Guardar suas ideias comerciais para si mesmo
Se você não compartilhar suas ideias comerciais com pessoas de sua confiança, você não terá uma outra opinião.
Usar o Brainstorming junto com sua equipe poderá lhe trazer insights valiosos. Escreva as boas ideias que você recebe do trabalho de brainstorming e use-as para desenvolver seu negócio.
Se você quiser manter suas ideias em segredo, considere o uso de um acordo de não divulgação, também conhecido como um acordo de confidencialidade. Este é um contrato legal entre você e outra parte para não divulgar as informações que você compartilhou para um propósito específico.
Não conhecer seus clientes ou seu mercado
Se você não fizer uma pesquisa adequada, corre o risco de colocar produtos em seu negocio que não vai ser vendido pois não terá demanda. Para evitar isto:
- Faça pesquisas de campo para explorar perfis de clientes e descobrir tendências de compra.
- Troque informações com pessoas do mesmo setor;
- Esteja conectado, visite eventos sobre o mercado escolhido, faça networking;
- Use a internet para pesquisar;
- Analise a concorrência, conheça seus clientes e produtos que eles buscam;
Planejamento financeiro inadequado
O planejamento financeiro é extremamente importante para a maioria dos novos negócios. Falta de capital, ausência de um plano de contingência e resistência em buscar aconselhamento profissional podem levar a grandes problemas.
Falta de capital
Ter capital suficiente é fundamental para a sobrevivência e prosperidade de seu negócio, e é um indicador importante da saúde de seu negócio.
É importante criar um plano de negócios de alta qualidade para atrair e garantir o tipo e a quantidade de investimento necessários para que seu negócio seja bem-sucedido. Um plano de negócios pode:
- Ser utilizado como uma ferramenta para estruturar o lado financeiro de seu negócio e pode ser atualizado e modificado conforme seu negócio cresce.
- Manter expectativas reais do que pode ser entregue.
Falta de um plano de emergência
Sem um plano de contingência, você pode ser exposto ao inesperado.
Situações fora de seu controle que podem afetar seu negócio e seu fluxo de caixa incluem aumentos das taxas de juros, greves de transporte e instabilidade política. Embora seu negócio possa sobreviver a períodos sem vendas e sem lucros, ele não pode sobreviver sem dinheiro. A existência de economias guardadas lhe permitirá operar efetivamente e desenvolver seus negócios.
Resistência em buscar consultoria profissional
A falta de orientação profissional poderá agravar os problemas financeiros de seu negócio. São poucos os empresários iniciantes que podem se orgulhar de sua competência em todas as áreas de seus negócios. O uso de um contador ou consultor financeiro pode ajudá-lo a administrar o dinheiro de sua empresa de forma lucrativa.
Definir uma Meta Muito Ambiciosa
É importante fazer previsões realistas sobre o potencial do seu negócio. No início, pode ser fácil fazer previsões excessivamente otimistas. Previsões irrealistas podem ter sérias consequências para o negócio.
Previsões otimista demais do tamanho do mercado
Previsões imprecisas do tamanho do mercado é um erro comum quando se inicia.
Os níveis de caixa em dinheiro podem se esgotar rapidamente ao se contratar muitos funcionários, comprar equipamentos sem necessidade ou gastar muito em instalações comerciais. A previsão realista de capital e faturamento pode ajudá-lo a evitar isso.
Previsões imprecisas são muitas vezes relacionadas a pesquisas de mercado ruins, por isso é importante fazer a pesquisa corretamente.
Focalizar no volume de vendas, e não nos lucro.
Um erro comum para as empresas iniciantes é se concentrar demais no crescimento do volume de vendas, em vez de se concentrar nos lucros.
As vendas em excesso pode ocorrer durante o rápido crescimento de um novo negócio, quando ele recebe mais pedidos do que seu capital de giro ou seu estoque atual pode suportar. Isto pode ter sérias conseqüências.
Diversificando ainda muito cedo
Pode haver uma tentação de entrar em um novo mercado ou região, mas é essencial manter um foco claro em seu negócio principal. Diversificar muito rapidamente pode aumentar os riscos para o seu negócio durante a fase inicial da empresa.
Planejamento sem qualidade
Um planejamento deficiente aumentará as chances de cometer erros comerciais e reduzirá a probabilidade de atingir seus objetivos.
Controle Deficiente de Fornecedores
Entre os erros mais comuns cometidos pelas empresas em fase de início de funcionamento estão a negociação de contratos de empréstimo inadequados e a falta de cuidado na escolha de fornecedores. Escolha cuidadosamente, pois a lucratividade e a reputação de sua empresa podem estar em jogo.
Contratação de Fornecedores Ruins
Encontrar um fornecedor confiável e com preços competitivos pode ser fundamental para o sucesso de seu negócio. Isso porque você depende de seus fornecedores para abastecer os produtos e serviços de que sua empresa precisa para funcionar. E conseguir os melhores negócios pode ter um efeito significativo sobre os lucros de sua empresa.
Ao selecionar seus fornecedores, o preço é uma preocupação óbvia. Entretanto, outros fatores, como a relação custo-benefício, qualidade, confiabilidade e serviço também devem ser considerados.
Estabeleça exatamente o que você está procurando em um fornecedor. Realize uma verificação de crédito para garantir que o fornecedor possa entregar o que você precisa e não esteja prestes a sair do negócio. Uma vez escolhido seu fornecedor, você poderá discutir os termos e condições e redigir um contrato formal.
Não acompanhar a concorrência
Durante a movimentada etapa start-up de seu negócio, pode ser fácil esquecer de reservar tempo suficiente para manter um olho na concorrência. Entretanto, é essencial que você esteja preparado para competir com a concorrência em seu mercado e com os novos acontecimentos.
Falha em monitorar adequadamente a concorrência
A falta de monitoramento o impedirá de ver que concorrência ou ameaças ao seu negócio existem em seu mercado.
A concorrência não é apenas mais um negócio que pode tirar dinheiro de você. Pode ser outro produto ou serviço que está sendo desenvolvido que você deveria estar vendendo antes que outra pessoa o adquira.
Você pode obter pistas sobre a existência de concorrentes a partir de:
- Publicidades
- Relatórios da imprensa
- Exposições e eventos
- Questionários
- Busca na web de produtos ou serviços similares
- Abordagens relatadas por seus clientes
- Folhetos e literatura de marketing que foram enviados a você – isto é bastante comum se você estiver em uma lista de compras de marketing
Seu plano de marketing e pesquisa o ajudará a estabelecer metas e cronogramas realistas e a alocar recursos apropriados. Você pode então decidir se deve se concentrar em construir relações com seus clientes existentes ou em atrair novos clientes. Você pode então transformar seu marketing em vendas, decidindo sobre seus métodos de venda.
Contratar as pessoas erradas
Uma grande parte do sucesso de seu novo negócio será determinada pela qualidade das pessoas que você contrata. A contratação de pessoal sempre envolverá algum investimento em seu negócio e requer uma cuidadosa consideração. Levar este investimento a sério pode torná-lo mais valioso e melhorar suas chances de sucesso.
Garantir que você contrate pessoas de alto padrão com a mistura certa de habilidades não é um processo fácil, mas compensa.
A forma como você recruta novas pessoas dependerá das necessidades de seu negócio, por exemplo, se o trabalho está em andamento, saber quanto tempo ele irá demorar para entregar o trabalho.
Primeiro é preciso explorar todas as opções disponíveis. Estes incluem:
- Contratação de pessoal permanente em tempo integral ou meio-período
- Pessoal a prazo fixo
- Pessoal temporário
- Autônomos
- Consultores
- Terceirizados
Contratar familiares e amigos pode parecer uma solução fácil para os problemas de funcionários, mas eles podem não ter a mistura certa de habilidades que você precisa. Também pode ser mais difícil encerrar um processo de emprego quando há um relacionamento pessoal.
Não Delegar
Ser seu próprio patrão pode ser uma das principais motivações para iniciar seu próprio negócio. Entretanto, delegar a tarefa certa à pessoa certa é importante tanto para você como para sua empresa. Não delegar pode significar que você assume muito e aumenta seus níveis de estresse.
Uma boa maneira de abordar a delegação é identificar as principais tarefas próprias que são muito valiosas para o negócio e entregar o restante à sua equipe.
Estoque Ineficiente e Gerenciamento de Ativos
Um controle de estoque deficiente e um investimento em excesso em ativos fixos podem imobilizar o capital da sua empresa desnecessariamente.
Controle de Estoque Ineficiente
Um controle mais eficiente do estoque (inventário) lhe permite ter a quantidade certa de estoque no lugar certo, no momento certo. Ele garante que o capital não seja imobilizado desnecessariamente e protege a produção quando ocorrem problemas na cadeia de suprimentos.
Os sistemas de controle de estoque precisam ser implementados para acompanhar de forma abrangente os níveis e valores do estoque. Assumir o controle lhe permite liberar dinheiro em caixa, mantendo a quantidade certa de estoque à disposição.
Existem diversas maneiras de se abordar o controle de estoque. Você pode:
- Fazer a reposição de pedidos quando os estoques atingirem um nível mínimo.
- Realizar revisões regulares de estoque (inventário)
- Usar a entrega just-in-time (JIT) para evitar a quantidade excessiva de estoque
Investir Demais em Ativos Fixos
No início de seu novo negócio, você deve restringir o uso de suas reservas de dinheiro desnecessariamente. O excesso de investimento em ativos fixos, tais como móveis de escritório ou equipamentos de informática, pode ser um problema. A compra direta de ativos fixos lhe dá a propriedade imediatamente, mas você tem que pagar o custo total adiantado, o que consome o seu dinheiro.
As alternativas são:
Locação de ativos – pelo menos enquanto o negócio está sendo consolidado. Isto permite parcelar os pagamentos em prestações regulares durante um determinado período, liberando mais dinheiro no caixa. Você pode atualizar os equipamentos sem ter que comprar modelos mais novos.
Compra de aluguel – você possui o bem no final do processo de pagamento. Este não é o caso do leasing.
Compra de segunda mão – para móveis de escritório, acessórios, etc. Você pode encontrar móveis de segunda mão em vários lugares. Por exemplo, verifique os anúncios e leilões locais.