Em meio à atual crise econômica pela qual o país está passando, testemunhamos muitos negócios fechando as portas. Enquanto isso, as lojas sobreviventes investem cada vez mais em recursos para destacar-se dos concorrentes e para redução de custos e, assim, ultrapassar esse momento difícil. Mas como fazer a redução de custos em seu comércio sem prejudicar a qualidade do seu serviço e de seus produtos?
É o que abordaremos no post de hoje. Continue a leitura e veja nossas dicas!
Conheça os seus gastos
O primeiro passo para a redução de custos é conhecer a fundo os gastos de seu negócio. Para isso, organize uma planilha discriminando todos os custos variáveis e fixos do estabelecimento.
Os custos fixos são aqueles que se repetem todos os meses: aluguel, água, luz, salários, telefone, internet, e encargos. Eles podem variar de mês a mês, mas você sempre precisa pagá-los.
Os custos variáveis, por sua vez, são gastos eventuais, como a substituição de um equipamento, um conserto na rede elétrica ou um serviço emergencial.
Quando você sabe exatamente para onde está indo o dinheiro da empresa e o quanto seu negócio consome a cada mês, é muito mais fácil identificar quais pontos podem ser reduzidos e quais áreas estão consumindo dinheiro além do necessário.
Tenha um bom fluxo de caixa
Depois que você souber exatamente quais são os gastos da sua empresa, é hora de investir em seu fluxo de caixa.
Então, além dos gastos, você levará em conta também quanto dinheiro a sua empresa recebe todos os meses. Diante desses dois números, é possível saber se está no lucro, no prejuízo ou ganhando o suficiente apenas para pagar todas as contas.
Redução de custos através de pequenas atitudes
Quando falamos em redução de custos em uma loja ou comércio, imediatamente pensamos em demissões, estratégias arriscadas ou outras soluções radicais.
Mas, na verdade, a forma mais simples e eficiente de diminuir seus gastos é através de pequenas atitudes que, quando incorporadas no dia a dia de seu negócio, farão enorme diferença no final do mês.
Ao fechar o seu comércio após o expediente, desligue todos os aparelhos eletrônicos — computadores, impressoras, micro-ondas, cafeteira etc. Quando você apenas aperta o botão de desligar, os aparelhos continuam prontos para o uso e consumindo energia, o que não acontece quando eles estão fora da tomada.
É claro que a geladeira, por exemplo, precisa ficar ligada o tempo todo, mas essa atitude resultará em significativa redução de sua conta de luz.
Nesse sentido, também é válido orientar todos os funcionários a evitarem o desperdício de água, de café e de papel, e investir na reciclagem de papel, plástico e alumínio.
Controle o estoque de sua empresa
Você mantém grande estoque dos produtos com maior giro em sua loja? Está na hora de deixar esse hábito para trás!
Manter seu estoque sob controle diminui muito o desperdício. É claro que é importante ter produtos suficientes, especialmente aqueles mais procurados, para atender com tranquilidade seus clientes.
Entretanto, é muito pior — e mais caro — manter pilhas e pilhas de produtos parados no estoque. Por isso, verifique com muita atenção exatamente o quanto cada item é procurado e monte o estoque de acordo com essas informações.
Planeje as compras com inteligência
Se o estoque precisa de muito planejamento, o mesmo vale para todas as compras de seu negócio.
É essencial levar em conta a sazonalidade e, assim, comprar os itens de que você mais precisa na época certa — lembrando sempre que produtos muito procurados em determinados períodos ficam mais caros enquanto estão em alta demanda.
Além disso, recomendamos que você analise cuidadosamente se seus fornecedores atuais são realmente a melhor opção para a sua loja, considerando o seu objetivo de redução de custos.
Que tal fazer mais orçamentos ou tentar negociar com seus fornecedores? Você pode conseguir bons descontos em papel e outros materiais de escritório, por exemplo. Viu só?
Com as nossas dicas de redução de custos, seu negócio varejista conseguirá chegar com mais tranquilidade ao final do mês. Assim, você poderá organizar seu orçamento e até investir essas economias em melhorias para seu comércio!
Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário e conte tudo pra gente!