Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Só existe uma forma de trazer seu negócio sob seu controle, tenha um estoque organizado. Afinal, se falta está errado, se sobra está mais errado, ainda com isso o risco de prejuízo é grande.  Por isso é tão essencial ter um controle muito bem feito do que entra e saí, com dados atualizados diariamente se possível.

Muitos comerciantes utilizam softwares, por seus relatórios que promovem um certo controle para que produtos não permaneçam nas prateleiras ou que se mostrem em falta, o que não permitiria a venda. Saiba o que fazer para evitar esse grande vilão.

1. Ter seu estoque em suas mãos é sucesso certo

Antes de qualquer coisa, saber exatamente o que se tem no estoque, com quantidades, modelos, tipos é o que fará com que a demanda seja medida com precisão, promovendo desta forma uma compra mais acertada, evitando com que produtos que não tenham aceitação, sejam repostos desnecessariamente. Saber o quanto há em estoque para não comprometer o atendimento, evitando desta forma a evasão de clientes que buscariam a concorrência.

2. Atualização frequente é a maneira correta

Uma das maiores dores de cabeça de um empreendedor, é o prejuízo, seja por quebra do produto, vencimento (dependendo do que for vendido) ou até mesmo furto. Por isso contar com um relatório das quantidades com a maior frequência possível é extremamente importante.

Com um relatório diário, por exemplo, é possível identificar mais rapidamente a perda do produto e programar a reposição com agilidade, principalmente quando se trata de produto de alto giro.

3. Sem um estoque organizado, as compras estão em risco

Planejar as compras só é possível se você souber o que há no estoque. Comércios de grande variedade de produtos, tem giro variado de produtos, o que dificulta a reposição, pois todos os dias, produtos diferentes são comercializados. Por isso a grande necessidade de ter um controle sobre isso, evitando que compras desnecessárias sejam feitas.

Um relatório bem feito, permite medir quais produtos tem giro em que determinadas épocas e com isso, evitando compras por exemplo; um casaco de lã no alto verão.

4. Conhecer o perfil dos consumidores é o que faz um relatório perfeito

É justamente através de relatórios do estoque que se torna possível identificar a queda ou o aumento na procura de determinados produtos, assim como a moda muda de tempos em tempos, o perfil do consumidor também sofre alterações. Se algo era muito procurado e não tem tido mais saída, talvez seja a hora de incluir outros modelos na gama de produtos ou apostar em algo diferente.

A exemplo dos eletrônicos que mudam a cada dia por aperfeiçoamento, modelos e novas cores, estar atualizado com a preferência dos clientes é dever de todo empreendedor.

5. Promoções são sempre bem vindas

Ao perceber uma grande quantidade de produtos sem giro, você pode apostar em uma promoção e é nesse momento que um controle eficaz de estoque, permitirá a substituição por produtos mais modernos ou novos lançamentos.

Este tipo de ação chama bastante atenção do consumidor e pode ser uma forma de atrair novos clientes. Por isso, mantendo o controle do estoque em dia, você tem chances de aumentar suas vendas e seu conhecimento de marca, mostrando que está atualizado com as novidades lançadas no mercado.

Manter um estoque organizado é a melhor solução de comprar só o necessário, afinal todos sabem que é na compra onde temos os melhores negócios. E você, como está cuidando do seu investimento? Quais seriam suas dúvidas a respeito? Conte conosco, estamos a disposição para auxilia-lo nesta tarefa de organizar.