Um estoque desorganizado gera prejuízos – Datasite Inventário de Estoque

A manutenção de estoques é muito importante para qualquer empresa que tenha produtos físicos, isso inclui fabricantes, atacadistas, fornecedores, distribuidores e varejistas.

De acordo com estudos recentes as crescentes exigências de clientes são classificadas como o terceiro maior desafio da cadeia de suprimentos, só atrás da contenção de custos e visibilidade, em cada 3 empresas 2 lutam para identificar com precisão as necessidades dos clientes.

A acuracidade do estoque físico com o estoque contábil (o que esta registrado no sistema ou nos livros) podem ajudar e muito a resolver problemas como:

Estoque em Excesso e Estoque em Falta

Um grande problema com a gestão de estoque é a falta de itens nas prateleiras que causa a ruptura, ironicamente o excesso de estoque também é um grave problema, atualmente são bilhões de dólares desperdiçados a cada ano com o estoque em excesso. A grande maioria das empresas lutam para encontrar um equilíbrio otimizado entre os dois custosos desafios.

Contratempos e insatisfação de clientes 

 Pedidos sendo entregues errados, faltando itens ou até mesmo não sendo atendidos pode ser devido a um estoque mal organizado, e isso consequentemente gera insatisfação e reclamações de clientes.

Prejuízos por perdas

Prejuízos por perdas são geralmente de produtos perecíveis ou com prazos de validades, isso pode ocorrer até pelo fato de que o produto pode não ser localizado em um estoque muito cheio e desorganizado, nesse tipo de problemas podemos incluir também desvios de produtos, furtos, sinistros e erros de lançamento nos sistemas.

Aumento dos custos operacionais

Como foi citado acima, em um estoque desorganizado além de prejuízos com perdas o prejuízo também será com funcionários que levarão mais tempo para localizar produtos podendo até ter que aumentar o efetivo para que possam atender a demanda.

Redução de vendas 

Do mesmo jeito que um cliente satisfeito pode fazer alavancar suas vendas quando possui experiencias positivas ao comprar em sua loja, clientes insatisfeitos podem reduzir suas vendas com feedbacks ruins, um cliente que pela falta de organização de um estoque foi mal atendido e não teve seu pedido corretamente não irá comprar novamente e nem fazer boas indicações o que gera prejuízos

Problemas operacionais e no sistema 

 Um estoque gerará muitos prejuízos com falhas nas identificações de produtos, sistemas desatualizados, e estoque mal organizado, isso é uma grande dor de cabeça para o gestor e grandes prejuízos para a empresa.

Você viu como um estoque mal organizado, com contagem irregular e mal gerenciado pode causar grandes prejuízos a empresa? E isso pode aumentar com o passar do tempo sem resolver os problemas no estoque. Não perca tempo, o estoque é muito importante para gerar lucros para a empresa e se não for direcionado de maneira certa poderá gerar muitos prejuízos.

2017-10-10T18:04:28+00:00

Leave A Comment