Sistemas de RFID uma inovação Tecnologica

Já estamos até acostumados com os leitores óticos quando fazemos uma compra, aquela tecnologia que faz a leitura dos códigos de barras a fim de identificar o produto e o preço quando passamos no caixa para pagar os produtos.

Porém essa é uma tecnologia que dependendo da quantidade de itens a ser identificados pode ser bem demorado por ter que se passar item por item no leitor.

Ainda pouco usado a Tecnologia RFID é uma das promessas que logo estarão substituindo os leitores de código de barras que conhecemos nos comércios.

Mas a tecnologia RFID vai muito além de somente substituir os códigos de barras, com o sistema RFID é possível reduzir perdas, roubos, gerenciar inventários de estoques, aumentar a produtividade e simplificar ações nas logísticas. 

Um exemplo de uso da tecnologia RFID que talvez você nem saiba, sabe aquele adesivo que você coloca em seu carro para passar nos pedágios sem precisar pagar na hora? Esse é um sistema RFID.

Agora me responda, o que você acharia se fosse possível em somente uma pequena etiqueta fosse possível armazenar centenas de informações sobre um único produto? Se eu te dissesse que é possível saber detalhes sobre todos os produtos dentro de uma caixa sem ao menos precisar chegar perto? Se eu te dissesse que com uma pequena etiqueta é possível rastrear todo o curso que um caminhão ou mercadoria faz em tempo real? Que pode ser feito um inventário de estoque com milhares de produtos em poucos minutos? Pois é, com a RFID isso é possível e está muito mais perto do que você imagina.

tecnologia RFID

RFID o que é essa tecnologia?

O RFID é uma tecnologia de leitura e captura de dados, onde através dela é possível colocar em uma etiqueta diversas informações, inclusive para rastrear mercadorias em curso em tempo real, pode ser contabilizado todos os itens dentro de um estoque. Através do RFID é possível saber todo o percurso que um produto teve desde sua fabricação, data de entrada, saída, cores, todos os tipos de especificações, para onde foi enviado até o seu destino final.

Essa tecnologia RFID utiliza radiofrequência para identificar e rastrear produtos. Esse sistema é muito procurado por diversos benefícios como a possibilidade de maior armazenamento de informações, melhor controle e assim melhor acuracidade e eficiência na gestão.

O que quer dizer a sigla RFID?

A RFID como dizemos é um sistema que usa ondas de radiofrequência de curta distância que é capaz através de sensores fazer a leitura automaticamente de todo o produto de uma só vez, além de capturar dados. O significado da sigla RFID é Radio-Frequency IDentification que quer dizer RFID Identificação por Rádio Frequência.

Preço do RFID

Ah mais a implantação de Rfid deve ser muito caro. O preço do RFID é caro se comparar com sistemas como códigos de barras onde as etiquetas são feitas em papel e o custo é muito baixo.  Talvez para pequenos comerciantes e empresas seja um custo que pode não compensar, mas para grandes armazéns, centros de distribuições, indústrias o RFID traz muitos benefícios onde os custos vale muito a pena.

A Historia do RFID

Antes de nos aprofundarmos no assunto deixe eu te dar um resumo sobre a Historia do RFID.

A tecnologia RFID é mais antiga do que se imagina, exatamente isso que você leu, o RFID é uma tecnologia antiga que surgiu na segunda guerra mundial com os sistemas de radares utilizados por diversos países como EUA, Japão, Alemanha e Inglaterra. Nessa época os radares que usavam os radares que permitiam a ciência de aproximação de aviões mesmo com uma distância grande, isso facilita o planejamento de defesa. Porém uma das desvantagens do Radar era que como todos usavam o mesmo sistemas não conseguiam saber se os aviões avistados eram aliados ou inimigos.

Assim, procuravam desenvolver um sistema que pudesse resolver esse problema, surgiu nesse momento o RFID. Quem inventou o sistema RFID foi um brilhante físico da Escócia chamado Robert Alexander Watson Watt, vendo essa dificuldade de identificar aliados de inimigos o físico desenvolveu junto com o exército britânico, um sistema para identificar aeronaves amigas, podendo assim tornar efetivo o contra ataque de aviões inimigos.

Como ele fez isso? Implantando transmissores nos aviões aliados que respondiam de forma diferentes no radar. Assim foi implantado o primeiro RFID (sistema de identificação por rádio frequência).

Como funciona RFID?

A etiqueta RFID pode ser implantada em produtos, livros, animais e até mesmo em pessoas. Ele pode ser em formato de um pequeno dispositivo, ou ter a aparência de uma etiqueta ou tag que é o mais usual, é composto por uma antena RFID e um microchip. O papel da antena RFID é se comunicar com os leitores e sensores, o microchip pode armazenar dados tanto no formato de leitura quanto no formato de escrita, dependendo da tecnologia adotada.

Esses dados são armazenados no formato EPC (Electronic Product Code), que possui um número que permite identificar cada tag RFID de maneira exclusiva, parecido com um código de barras. O leitor RFID pode ler as tag anexadas aos produtos a distância, sem precisar chegar perto dos produtos ou até mesmo ve-los.

Basicamente o sistema RFID é composto de:

  • Antena RFID: a antena é a responsável pela captura de informações por radiofrequência. Você pode ter uma antena em seu estoque, ou varias em seu Centro de Distribuição.  Em caso de acompanhamento de cargas pode ser necessário várias antenas para rastrear em tempo real.
  • Etiquetas RFID, Tag RFID ou Transponder: contém circuitos e informações. Podem ser ativas (que enviam dados), ou passivas (emitem os dados quando requisitados);
  • leitor RFID ou Transceptor: o transceptor irá ler o sinal recebido da antena e transferir as informações para um software;
  • Software (sistema operacional): irá interpretar as informações recebidas e agir conforme a programação.  Podendo, por exemplo, enviar um sinal de alerta caso a quantidade de etiquetas não esteja de acordo com o programado, ou caso alguma etiqueta não tenha passado pela antena na hora estipulada.

Na tecnologia RFID, a etiqueta RFID transmite o sinal de radiofrequência e a antena RFID recebe o sinal. A antena RFID é capaz de captar diversas etiquetas ao mesmo tempo por várias vezes em muitas direções. Para isso, é necessário que a antena esteja conectada a um computador para assim processar o código que irá ser usado tanto pela Antena RFID quanto pela etiqueta RFID contanto que estejam na mesma frequência.

O alcance do sistema RFID é limitado e obstáculos podem impedir a propagação das ondas, impossibilitando assim a captação dos dados, devido a isso é indicado que os produtos estejam em espaços sem barreiras onde os sensores podem circular livremente, atualmente existem amplificadores e outras tecnologias onde é prolongado o alcance do sinal.

ETIQUETA RFID ou Tag RFID

Também conhecidas como Tag RFID e etiquetas inteligentes, as etiquetas RFID possuem pequenos microchips que revolucionaram diversos setores do mercado, sendo usado principalmente na gestão e controle de estoque e na rastreabilidade de cargas.

A etiqueta de RFID é um transponder, também conhecida como etiqueta inteligente, por na sua composição possuir um chip. O sistema RFID é uma inovação tecnológica que possui diversas vantagens para seu uso, mas destaca-se na otimização e eficácia dos processos. Possui vários formatos e tamanhos para atender as demandas.

etiquetas RFID

Tipos de Etiqueta RFID

Atualmente são três tipos de etiquetas RFID no mercado, são elas: a passiva e a ativa.

  • Etiqueta RFID Passiva – Neste tipo de etiqueta o Leitor RFID transmite um sinal de radiofrequência onde a etiqueta é acionada, é mais barato pois não tem uma fonte de energia. As etiquetas passivas de RFID podem ser reutilizadas, sendo armazenadas novas informações nelas, podendo ser usada por milhares de vezes.
  • Etiqueta semi-passiva – Ela possui uma bateria interna onde é possível receber dados sem a necessidade de um leitor. Tem maior alcance do que as etiquetas passivas.
  • Etiqueta RFID Ativa – As etiquetas ativas são muito mais sofisticadas e caras e possui um transmissor e sua própria fonte de alimentação que é uma bateria interna potente onde o alcance pode ser de quilômetros.

O leitor RFID ou RFID reader é o equipamento que coleta as informações armazenadas nas tag RFID e interpreta o sinal.

vantagens e desvantagens rfid

RFID Vantagens e Desvantagens 

Como já vimos a tecnologia RFID já está em nosso cotidiano a muito tempo. Pensando rápido você consegue lembrar de algum lugar que você passou e que possa ter o sistema de RFID? Não? Vou te refrescar a memória e você vai se surpreender de alguns deles. Lembra a última vez que pegou ônibus e passou o cartão da passagem? Esse cartão usa o sistema de RFID para o controle de acesso. Falando em controle de Acesso, nos pedágios também tem o RFID no sistemas como o sem parar e em estacionamento de Shoppings. Outro uso muito comum dessa tecnologia são os chips em animais, sabe aquela pulseirinha que algumas aves têm nas patas? É colocado para o rastreamento, chips implantados em coleiras ou chips subcutâneos também são exemplos de RFID com eles é possível saber todos as informações, inclusive endereço e telefone de contato.

Esses são os exemplos mais comuns onde nos deparamos com a tecnologia RFID, claro que existem vários outros. Isso se dá pelo fato dessa tecnologia trazer muitas vantagens e benefícios para diversos segmentos.

Antes de entrar no assunto das vantagens e desvantagens de fazer a implantação de RFID em sua empresa vou citar alguns dos usos feitos com o RFID

 

Rfid na Logística

Podemos dizer que é o setor que mais utiliza a tecnologia RFID, isso porque poupa muito tempo na contagem de estoque, é possível rastrear em tempo real todos os produtos enviados por caminhões, aviões, navios de maneira segura e rápida. Com um rastreamento eficiente as perdas são muito reduzidas.

logistica RFID

RFID Controle de Estoque

Sabemos que um controle de estoque é fundamental para a lucratividade da empresa, e o RFID para o controle de estoque é a ferramenta ideal para reduzir erros e custos e aumentar os lucros pois com o RFID é possível controlar os números de estoque de maneira eficiente e rápida, isso porque com o RFID é possível fazer a contagem do estoque de maneira muito rápida e eficiente, pois não é necessário contar item por item que tem no estoque, através dos sensores instalados de maneira estratégica em seu depósito a tecnologia RFID irá fazer uma varredura por radiofrequência em todos os produtos que possua a tag RFID e assim passando todos os produtos para o computador ou para o sistema ERP que sua empresa utiliza, configurando as tags ou etiquetas RFID é possível saber todos os dados do produto que está no estoque, desde entrada e saída, quanto cores e dimensões dos produtos.

controle de estoque rfid

 

Fechadura Eletrônica com RFID

É mais comum do que você se lembra, grandes hotéis já aposentaram suas chaves, isso porque além da segurança é possível configurar os cartões de acesso para abrirem determinadas fechaduras ou não. Por exemplo, um cliente que paga mais para usar a academia no hotel, seu cartão vai estar configurado para abrir a fechadura eletrônica da academia.

 

Controle de Acesso RFID

Falamos acima da fechadura eletrônica com RFID, esse é um exemplo de controle de acesso RFID, as cancelas do shopping que liberam a sua saída logo após o pagamento é um outro exemplo de acesso RFID, e o sem parar espalhados pelas estradas onde você passa “sem pagar” o pedágio. Todos esses usam a tecnologia RFID porque é segura, traz conforto ao cliente e economiza muito tempo e dinheiro. Imagina só a economia em não precisar contratar mais funcionários para o controle de acesso.

 Pulseira RFID

Muitas são as utilidades de uma pulseira RFID, a mais comum é o controle de acesso que é usado em baladas, controle de consumo, entrada em academias, identificação enfim muitos são os uso para a pulseira RFID, as vantagens também são diversas, começando com a segurança por inibir furtos e fraudes, facilidade de gerenciar e identificar e rastrear.

 

Etiquetas RFID para Roupas

As lojas de roupas podem ser muito beneficiadas com a tecnologia RFID, pois com essa tecnologia é possível através das Etiquetas RFID para Roupas reduzir perdas nas lojas com furtos, é possível agregar as etiquetas diretamente com o estoque tendo assim uma eficiência e acuracidade maior.

 

Vantagens do RFID

Alguns outros benefícios que a tecnologia RFID pode trazer para a sua empresa.

  • Localização em tempo real;
  • Durabilidade das Etiquetas;
  • Etiquetas e tags reutilizáveis;
  • Leitura e controle de produtos em massa;
  • Prevenção de Erros e Furtos;
  • Controle a distancia;
  • Precisão de Informações;
  • Diversas informações em somente uma etiqueta;
  • Possível escrever informações na etiqueta sem necessidade de troca;
  • Os produtos podem estar fechados em caixas e mesmo assim será feito a contagem e rastreamento com eficiência;

Desvantagens do RFID

Desvantagens são muito poucas em relação as vantagens e benefícios que um sistema de RFID pode fazer pelo seu negócio.

  • Custo alto se comparado a leitura de códigos de barras;
  • É necessário adequar o espaço para que os sensores consigam captar todos os itens, as ondas não atravessam metais;
  • Invasão de privacidade já que com esse sistema é capaz de rastreá-lo;
  • Necessidade de Investimento em Tecnologia;

 

Acreditamos que através deste artigo, deixamos claro o quanto a Tecnologia RFID é inovadora, e que pode ser usado em vários setores e empresas, possuindo inúmeros utilizações e vantagens para empresas, comércios, indústrias e principalmente para os setores de logística, visando a otimização de processos operacionais e gerenciais, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Deixamos de citar algo importante sobre RFID? Ajude-nos, deixe seu comentários!

 

2020-08-04T18:31:59+00:00

Leave A Comment