Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

2020 – Ações para reduzir as perdas de estoque no seu Negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

É bastante comum ouvir varejistas e empresários se queixarem em relação ao seu estoque. Muitas vezes, a grande quantidade de produtos, a sua variedade e ainda a velocidade em que são movimentados (giro de estoque) tornam o controle mais complicado, muitas das perdas registradas acontecem em supermercados, onde o giro de estoque é muito grande e os cuidados e atenção devem ser redobrados. Além disso, a falta de controle pode aumentar as perdas no estoque. Sendo assim, uma boa gestão de estoque é indispensável para que a empresa diminua as suas perdas e só obtenha lucros no mercado.

Portanto, para ajudar o seu estoque e consequentemente o seu negócio, confira algumas dicas para reduzir as perdas e olhar para a gestão de seu estoque com outros olhos.

Reduzir perdas no Estoque com a Distribuição adequada dos produtos

Quando os produtos são distribuídos de forma organizada no depósito, o processo logístico fica muito mais fácil e seguro.

Pequenas mudanças e cuidados são fundamentais para o bom andamento do estoque, um ponto que deve sempre se preocupar é com a organização do estoque. Procure manter os produtos distribuídos de forma organizada no almoxarifado, deixando assim o processo logístico muito mais fácil de manuseá-lo e seguro.

Separe os produtos por setores e tipos de mercadorias, procure distribuir os produtos de acordo com o tamanho das prateleiras, assim os produtos não ficarão amontoados reduzindo o risco de danos, além de que esta ação facilitará a visualização e resultará em um manuseio mais seguro dos produtos.

Instale um software de gestão a fim de reduzir as perdas de estoque

Um programa de gestão dá uma visão mais ampla sobre os produtos nos depósitos. Além disso, ele indica informações importantes como, por exemplo, a sua localização, quando os produtos entraram no depósito, data de validade e a quantidade de cada um. Dessa forma, existe um controle de estoque muito mais seguro, evitando assim, perdas, que são maiores em registros manuais do que em programas informatizados.

Tenha bons profissionais

Selecionar e contratar bons e capacitados funcionários também ajuda a reduzir as perdas no estoque. Isso ajuda no bom desempenho do setor. Por isso, também é importante que a empresa forneça treinamentos aos funcionários, desde treinamento para a utilização de softwares a prevenção e perdas do estoque. Dessa forma, eles estarão sempre atualizados e mais experientes para mexerem com o estoque e sua gestão.

Os inventários de estoque são grandes aliados para a redução das perdas no estoque

Realizar um inventário rotativo é bastante importante para reduzir as perdas. Esse inventário precisa ser feito com frequência para estar sempre atualizado. No supermercado por exemplo, o inventário é muito importante para localizar produtos com datas de vencimento próximas, assim como em farmácias também. Além disso, a partir do inventário é possível identificar alguns problemas no estoque e buscar ações para solucioná-los.

Veja como o inventário cíclico pode ajudar ainda mais na acuracidade dos seus negócios.

Tenha uma equipe de gestão e Prevenção de perdas

Para evitar ainda mais esse problema é indicado criar uma equipe especialmente para a gestão de perdas. Com uma equipe focada somente nisso, ou seja, em diminuir os níveis de perdas, o resultado será bastante satisfatório. Sem falar que uma equipe especializada identifica os erros muito mais rápido e facilmente, evitando assim, prejuízos maiores.

A Datasite possui serviço de Prevenção e Perdas para reduzir os custos de seu estoque, conheça um pouco mais sobre nosso serviço e como você poderá ser beneficiado com ele.

Liquidações

Realizar liquidações às vezes é uma ótima maneira de evitar perdas, uma vez que as mercadorias são reduzidas e isso ainda irá atrair mais consumidores, que irão realizar mais compras. Afinal, quem não gosta de promoções? Consequentemente as liquidações também ajudam a divulgar o negócio. As promoções e liquidações podem ser também uma ótima saída para desovar mercadorias paradas e que não tem mais procura, abrindo assim espaço para a entrada de novas mercadorias.

Segurança

Quando o assunto é problemas no estoque, muitas vezes está relacionado a furtos, que podem ser realizados tantos por funcionários quanto por clientes. Por isso, é importante ter uma equipe capacitada e também confiável. Com a segurança adequada é possível diminuir os furtos. Sendo assim, instale câmeras e aumente a restrição de acesso ao estoque.

Dica: Quer saber mais sobre segurança do estoque? Leia esse artigo onde falamos sobre esse assunto.

Passo a passo para reduzir perdas de estoque em sua loja

Já pensou em quanto dinheiro você perde com mercadorias vencidas, avariadas ou furtadas? Pensando nisso, listamos algumas informações importantes que você não pode perder para você reduzir as perdas no estoque e otimizar os seus lucros!

A importância que você dá a prevenção de perdas pode ser uma condição decisiva para sua loja obter lucro ou prejuízo.

Como a margem no varejo é muito pequena, o efeito negativo das perdas nos resultados é grande. E é por isso que vamos listar 7 ações fundamentais para você otimizar a sua lucratividade, minimizando o impacto causado pelas mercadorias vencidas, avariadas e furtadas.

  1. Cronograma para o Inventário – O primeiro passo é fazer um cronograma de inventários gerais, onde todos os produtos serão contados, tanto nas gôndolas, quanto no estoque. Pela sua complexidade, esse tipo de inventário conhecido como inventário geral é normalmente feito semestralmente ou anualmente.
  2. Apuração dos Resultados – Após o inventário, você conseguirá apurar os resultados das perdas e definir quais são os produtos de risco do seu negócio. Os mais críticos normalmente são os de alto valor agregado, os de maior giro e os perecíveis.
  3. Inventário Rotativos ou Cíclicos – Agora que você já sabe quais são os produtos de risco, faça inventários rotativos destes produtos, periodicamente. Se achar necessário, crie uma nova forma de controlar e vender essas mercadorias.
  4. Definição dos Prazos de Vencimentos – Defina um prazo mínimo de vencimento e comunique formalmente aos seus fornecedores que você não receberá nenhum produto com validade inferior. Exemplo: “12 meses a vencer”.
  5. Criação de Rotinas – Crie rotinas de conferência das mercadorias, principalmente relacionadas a avarias e validade. Mas não esqueça de orientar a sua equipe.
  6. Conferência – Confira se o pedido de compra, nota fiscal e as unidades físicas recebidas estão de acordo na entrada das mercadorias.
  7. Prevenção de Perdas – Elabore metas e ações para prevenção de perdas e incentive a sua equipe através de premiações, que não precisam ser em dinheiro.

Tão importante quanto aumentar as vendas, economizar em perdas pode ser uma grande oportunidade para você potencializar seus resultados. Há mais de quinze anos a DATASITE auxilia empresas em suas gestões de estoque e inventário. Entre em contato com um de nossos especialistas e implemente o plano de prevenção de perdas em sua empresa.

Com essas dicas, e cuidados com a gestão de estoque, ficará muito mais fácil reduzir as perdas. Gostou dessa matéria? Não deixe de se inscrever abaixo.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts