Reduzir as perdas no estoque

 

É bastante comum ouvir varejistas e empresários se queixarem em relação ao seu estoque. Muitas vezes, a grande quantidade de produtos, a sua variedade e ainda a velocidade em que são movimentados (giro de estoque) tornam o controle mais complicado. Além disso, a falta de controle pode aumentar as perdas no estoque. Sendo assim, uma boa gestão de estoque é indispensável para que a empresa diminua as suas perdas e só obtenha lucros no mercado.

Portanto, para ajudar o seu estoque e consequentemente o seu negócio, confira algumas dicas para reduzir as perdas e olhar para a gestão de seu estoque com outros olhos.

Distribuição adequada dos produtos

Quando os produtos são distribuídos de forma organizada no depósito, o processo logístico fica muito mais fácil e seguro. Por isso, distribua os produtos de acordo com os seus tamanhos, tamanhos das prateleiras, para que não fiquem amontoados e assim diminua o risco de danificar os produtos, e ainda facilita a visualização de quem irá manuseá-los. Ainda para ajudar os funcionários a encontrarem os produtos, deixe-os separados por setores e tipos de mercadorias. Isso também resultará em um manuseio mais seguro dos produtos.

Instale um software de gestão de estoque

Um programa de gestão dá uma visão mais ampla sobre os produtos nos depósitos. Além disso, ele indica informações importantes como, por exemplo, a sua localização, quando os produtos entraram no depósito, data de validade e a quantidade de cada um. Dessa forma, existe um controle de estoque muito mais seguro, evitando assim, perdas, que são maiores em registros manuais do que em programas de gestão.

Tenha bons profissionais

Selecionar e contratar bons e capacitados funcionários também ajuda a reduzir as perdas no estoque. Isso ajuda no bom desempenho do setor. Por isso, também é importante que a empresa forneça treinamentos aos funcionários. Dessa forma, eles estarão sempre atualizados e mais experientes para mexerem com o estoque e sua gestão.

Faça um inventário de estoque

Realizar um inventário rotativo é bastante importante para reduzir as perdas. Esse inventário precisa ser feito com frequência para estar sempre atualizado. Um dos motivos, por exemplo, é achar produtos com datas de vencimento próximas. Além disso, a partir do inventário é possível identificar alguns problemas no estoque e buscar ações para solucioná-los.

Veja como o inventário rotativo, também conhecido como inventário cíclico pode ajudar ainda mais na acuracidade dos seus negócios.

Tenha uma equipe de gestão de perdas

Para evitar ainda mais esse problema é indicado criar uma equipe especialmente para a gestão de perdas. Com uma equipe focada somente nisso, ou seja, em diminuir os níveis de perdas, o resultado será bastante satisfatório. Sem falar que uma equipe especializada identifica os erros muito mais rápido e facilmente, evitando assim, prejuízos maiores.

A Datasite possui serviço de Prevenção e Perdas para reduzir os custos de seu estoque, conheça um pouco mais sobre nosso serviço e como você poderá ser beneficiado com ele.

Liquidações

Realizar liquidações às vezes é uma ótima maneira de evitar perdas, uma vez que as mercadorias são reduzidas e isso ainda irá atrair mais consumidores, que irão realizar mais compras. Afinal, quem não gosta de promoções? Consequentemente as liquidações também ajudam a divulgar o negócio. As promoçoes e liquidações podem ser também uma ótima saída para desovar mercadorias paradas e que não tem mais procura, abrindo assim espaço para a entrada de novas mercadorias.

Segurança

Quando o assunto é problemas no estoque, muitas vezes isso está relacionado a furtos, que podem ser realizados tantos por funcionários quanto por clientes. Por isso, é importante ter uma equipe capacitada e também confiável. Com a segurança adequada é possível diminuir os furtos. Sendo assim, instale câmeras e aumente a restrição de acesso ao estoque.

Quer saber mais sobre segurança do estoque? Leia esse artigo onde falamos sobre esse assunto.

Com essas dicas, especialmente com a gestão de estoque, fica muito mais fácil reduzir as perdas. Gostou dessa matéria? Não deixe de se inscrever abaixo.

2018-05-09T21:49:58+00:00

Leave A Comment