Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Primeiros Passos antes de começar a Contagem de Inventário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
estoque negócios pequenos

Falhas no controle de estoque podem impactar negativamente os resultados finais da sua empresa. Com um planejamento eficiente e que atinja todas as etapas relacionadas ao processo, o estoque pode gerar uma grande vantagem competitiva, maximizando os lucros da empresa.

“O estoque de uma empresa é muito importante, pois um estoque desorganizado e falho pode causar muitos prejuízos para o negócio e ainda influencia diretamente na insatisfação de clientes, fornecedores e funcionários, um estoque que não funciona é uma empresa que não funciona”

Para ajudar a sua empresa a dar os passos corretos e a conquistar resultados significativos, selecionamos as principais premissas para o sucesso da sua contagem de estoque. O almoxarifado é um setor de extrema importância para o sucesso dos negócios, e seu estoque deve ser visto sempre como parte integrante da estratégia de uma empresa. Confira as dicas que separamos para você e atinja melhores resultados em suas área. Confira:

1) Encontre o melhor período para realizar o inventário

Procurando identificar o melhor dia para fazer a contagem de estoque com tempo adequado para que não exista frustrações e correria, é fundamental para um bom inventário, pois de nada vai adiantar ter feito um inventário onde os dados não são confiáveis. Nesse primeiro momento é necessário definir se o estoque será feito de uma só vez ou em pequenos períodos, determinando quantas pessoas irão participar dessa contagem.

2) Organize o espaço

Após a escolha do melhor período para o inventário de seu estoque, é fundamental a organização do local onde será feito a contagem. Isso é importante para que a bagunça ou falta de organização do local não afete a acuracidade do inventário. As principais atitudes a serem tomadas antes do início das contagens são: organização, limpeza, desobstrução dos corredores retirando tudo que não for importante para o inventário, garantindo assim a segurança e produtividade nas contagens, tornando o processo de inventário muito mais agradável e rápido.

estoque-organizado

3) Defina categorias de produtos

Categorizar a contagem de estoque é fundamental para que o inventário flua mais rápido e tranquilo. Tente sempre agrupar os itens iguais, pois assim será mais fácil a divisão por categorias. Ex: se for uma loja de roupas, separar por camisetas, calças, cores, tamanhos, o máximo que puder, se tiver caixas fechadas deve-se separar das abertas. Após efetuar essa divisão segmentada é necessário especificar o máximo de informações possíveis como: cor, preço de venda, peso, preço de custo, medidas.

4) Evite as entradas e saídas no decorrer da contagem de inventário

Essa é uma ação que não podemos deixar de fora, pois caso não seja feita pode afetar o resultado do inventário. É importante eliminar qualquer movimentação pendente antes da contagem, como vendas que não foram contabilizadas ainda e compras que não estão no estoque.  Recomendamos que a contagem de estoque seja feita com a empresa fechada, porém, sabemos que nem sempre é possível, então é fundamental que o estoque se mantenha parado sem entradas ou saídas como vendas, compras, devoluções, transferências, trocas e qualquer outra, para que o inventário seja o mais eficiente possível.

5) Tenha uma metodologia e um padrão

É fundamental planejar a contagem de seu estoque com antecedência, pois mesmo com toda essa organização ainda pode ser que ocorra dúvidas durante o processo de inventário, podendo ocorrer erros e confusões se a metodologia não estiver bem padronizada e feita. É recomendado também que cada produto tenha um código exclusivo, que pode ser gerado por software ou manualmente, que serão usados nos processos de controle físico e jurídico do estoque e até nos processos de vendas dos produtos.

6) Utilize equipamentos de automação

Cada vez mais o comércio e varejo se beneficia das automatizações comerciais, que visam facilitar os inventários de estoque de maneira rápida e eficiente. Na Datasite utilizamos coletores de dados para contar todo os estoque com agilidade e dados confiáveis.

O tempo, acuracidade e a segurança são os fatores mais cobrados em um controle de estoque. Aplicando essas simples ações o gestor poderá ter resultados bem mais satisfatórios, lembrando que a tecnologia é um fator fundamental para rapidez na contagem, podendo ser usado além de coletores de dados, leitores de dados para a identificação dos itens pelos códigos de barras.

E como esta a saúde de seu estoque? Você utiliza alguns dessas metodologias? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts