Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

O RFID usado para controle de estoque, segurança de estoque e gerenciamento de qualidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
tecnologia-rfid

Muitas pessoas se enganam quando pensam que o RFID é só uma tecnologia voltada para identificar ou contar produtos.

O RFID é uma tecnologia avançada onde pode ser processado diversos dados dos produtos como: peso, código de barras, data de fabricação e vencimento, local de armazenagem e muitas outras informações.
Além de todos esses benefícios ele pode se um aliado para a gestão, segurança e controle de seu estoque.

A identificação por radiofrequência (RFID) permite a empresa identificar produtos e componentes individualmente e acompanha-los em toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até o ponto de venda.

RFID é uma tecnologia que usa ondas de rádio para comunicação entre uma etiqueta e um dispositivo de leitura. A etiqueta geralmente consiste em um microchip ligado a uma antena. O leitor é capaz de ler dados gravados na etiqueta.

Controle de Estoque com RFID

Uma etiqueta RFID é um pequeno microchip, além de uma pequena antena, que pode conter uma variedade de informações digitais sobre um item específico. As etiquetas podem ser encapsuladas em plástico, papel ou material similar, e fixadas ao produto ou a sua embalagem, a um palete ou recipiente, ou até mesmo em um caminhão de entrega.

A etiqueta é interrogada por um leitor RFID que transmite e recebe sinais de rádio para e da tag. A informação que o leitor coleta é armazenada e processada usando software de computador específico. Os leitores podem ser colocados em diversas posições dentro de uma fábrica ou estoque para registrar quando as mercadorias são movimentadas.

O uso da tags de RFID para controle de estoque oferece várias vantagens em relação a outros métodos, como códigos de barras:

  • As tags podem ser lidas remotamente, muitas vezes a uma distância de vários metros;
  • várias etiquetas podem ser lidas ao mesmo tempo, permitindo que toda uma carga de paletes de produtos seja verificada simultaneamente;
  • As tags podem receber códigos de identificação únicas, para que os produtos individuais possam ser rastreados;
  • certos tipos de etiquetas podem ser substituídos, permitindo que as informações sobre itens sejam atualizadas, por exemplo, quando são movidas de uma parte de uma fábrica para outra.
  • Uma das vantagens que se destaca é que não existe a necessidade de abrir caixas e embalagens para que ocorra a leitura da etiqueta;

Enfim, existem diversos outros benefícios para o uso do RFID.

A marcação RFID pode ser usada:

  • para evitar o excesso de estocagem, ou excesso de um produto ou componente;
  • para a segurança do estoque, posicionando os leitores de etiquetas em pontos de alto risco, como as saídas, e fazendo com que eles acionem alarmes;
  • para o controle de qualidade, especialmente se você tiver itens estocados com prateleira limitada;

Os gastos que envolvem à etiquetagem RFID diminuíram e continuam diminuindo nos últimos anos. As vantagens de um controle de estoque mais eficiente e seguro tornam o RFID particularmente atraente para varejistas, atacadistas ou distribuidores que oferecem uma ampla variedade, bem como para fabricantes que produzem grandes quantidades de produtos para diferentes clientes.

Gostou de nosso artigo? Ficou interessado em saber mais sobre etiquetas RFID, rótulos RFID e suas aplicações e benefícios? Entre em contato conosco que teremos a maior satisfação em lhes auxiliar.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts