
Muitas pessoas se enganam quando pensam que o RFID é só uma tecnologia voltada para identificar ou contar produtos.
O RFID é uma tecnologia avançada onde pode ser processado diversos dados dos produtos como: peso, código de barras, data de fabricação e vencimento, local de armazenagem e muitas outras informações.
Além de todos esses benefícios ele pode se um aliado para a gestão, segurança e controle de seu estoque.
A identificação por radiofrequência (RFID) permite a empresa identificar produtos e componentes individualmente e acompanha-los em toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até o ponto de venda.
RFID é uma tecnologia que usa ondas de rádio para comunicação entre uma etiqueta e um dispositivo de leitura. A etiqueta geralmente consiste em um microchip ligado a uma antena. O leitor é capaz de ler dados gravados na etiqueta.
Gerenciamento de inventário RFID
Uma etiqueta RFID é um pequeno microchip, além de uma pequena antena, que pode conter uma variedade de informações digitais sobre um item específico. As etiquetas podem ser encapsuladas em plástico, papel ou material similar, e fixadas ao produto ou a sua embalagem, a um palete ou recipiente, ou até mesmo em um caminhão de entrega.
A etiqueta é interrogada por um leitor RFID que transmite e recebe sinais de rádio para e da tag. A informação que o leitor coleta é armazenada e processada usando software de computador específico. Os leitores podem ser colocados em diversas posições dentro de uma fábrica ou estoque para registrar quando as mercadorias são movimentadas.
O uso da tags de RFID para controle de estoque oferece várias vantagens em relação a outros métodos, como códigos de barras:
- As tags podem ser lidas remotamente, muitas vezes a uma distância de vários metros;
- várias etiquetas podem ser lidas ao mesmo tempo, permitindo que toda uma carga de paletes de produtos seja verificada simultaneamente;
- As tags podem receber códigos de identificação únicas, para que os produtos individuais possam ser rastreados;
- certos tipos de etiquetas podem ser substituídos, permitindo que as informações sobre itens sejam atualizadas, por exemplo, quando são movidas de uma parte de uma fábrica para outra.
- Uma das vantagens que se destaca é que não existe a necessidade de abrir caixas e embalagens para que ocorra a leitura da etiqueta;
Enfim, existem diversos outros benefícios para o uso do RFID.
A marcação RFID pode ser usada:
- para evitar o excesso de estocagem, ou excesso de um produto ou componente;
- para a segurança do estoque, posicionando os leitores de etiquetas em pontos de alto risco, como as saídas, e fazendo com que eles acionem alarmes;
- para o controle de qualidade, especialmente se você tiver itens estocados com prateleira limitada;
Os custos associados à marcação RFID caíram nos últimos anos e continuam a cair. Os benefícios de um controle de estoque mais eficiente e uma segurança aprimorada tornam o RFID particularmente muito atraente para varejistas, atacadistas ou distribuidores que armazenam uma ampla gama de itens e para fabricantes que produzem volumes de produtos para diferentes clientes.
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