Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Gestão de Estoque e Armazenagem um Aliado para Pequenos Negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Gestão de Estoque e Armazenagem

A área de gestão de estoque e armazenagem, bem como a logística, tem sido assunto presente em todas as áreas de uma empresa. Se você como gestor, empresário ou empreendedor de um pequeno negócio ainda tem dúvidas sobre a importância da gestão de estoque para o seu negócio e se deseja aprender mais para evitar os erros mais comuns já cometidos, confira as dicas da Datasite neste post.

Há alguns mitos sobre a gestão de estoque em pequenos negócios, onde algumas pessoas afirmam que não é necessário se preocupar tanto assim com soluções muito elaboradas. Não se deixe enganar. Pequenos negócios podem e devem investir sim numa gestão eficiente e é possível fazer isto sem abalar o orçamento do seu negócio.

Mas, afinal de contas, o que é gestão de estoque?

A gestão de estoque pode ser caracterizada como a atividade que gerencia uma cadeia de suprimentos, ou seja, a administração de alguns dados, como o quanto de espaço que uma empresa possui para guardar seu estoque, qual a demanda de saída do produto e o quanto de produtos e com que frequência a reposição deve ser feita para que a empresa não deixe de suprir a necessidade dos clientes.

Equilíbrio é o que a Gestão de Estoque busca

Algumas empresas optam por manter o estoque baixo, com o intuito de ganharem vantagem sobre seus concorrentes, pois, fazendo isso, os valores associados ao estoque ficam mais baixos e, dessa forma elas investem o dinheiro em outra coisa, ao invés de deixá-lo parado em forma de estoque. Porém, fazendo isso, ela corre o risco de não ter produtos de prontidão para atender ao público, perdendo clientes. A análise sobre qual a melhor forma de manter um estoque seguro e, ao mesmo tempo não deixar de investir capital, é tarefa do profissional de gestão de estoque.

Controle de demandas de produtos

Em outras palavras, a gestão de estoque é a prática de atender às demandas de produtos de uma empresa e, com isso, dar continuidade para o exercício do local, administrar a economia do estoque, monitorar a quantidade de estoque e verificar a qualidade do local destinado para estoque.

Ou seja, a gestão de estoque é o controle do estoque, visando o lucro da empresa, por conseguir oferecer melhores preços e ter uma saída maior, e o contentamento dos clientes, que poderão contar com a agilidade da entrega e qualidade do produto.

Gestão de Estoque e Armazenagem Vantagens

A gestão de estoque possui como vantagens o controle e uso adequado do capital de giro, o abastecimento de estoque de acordo com a quantidade de vendas, a identificação de produtos que não estão tendo uma boa saída, o registro dos custos para a compra de artigos e matérias primas, o controle do prazo de validade dos produtos, entre outras funções essenciais para a longevidade da empresa.

vantagens da gestão de estoque

Gestão de estoque é realmente muito importante?

É importante saber que a gestão de estoque, assim como áreas fundamentais em todos os negócios, como o marketing e o financeiro, pode influenciar diretamente nos lucros e na imagem da empresa diretamente com seus clientes, já que está diretamente relacionada com o produto final.

Benefícios na implantação de um sistema de gerenciamento

Não tenha dúvidas, a gestão de estoque é sim um instrumento essencial para alcançar lucro e a satisfação dos clientes.

Ao implantar um bom sistema de gerenciamento de estoque será possível conseguir conquistar benefícios como:

  • Conquista de preços mais competitivos
  • Atendimento mais ágil às suas lojas e clientes
  • Melhor atendimento às demandas
  • Prevenção de perdas e prejuízos com estoques parados

 Os principais problemas de gestão de estoque em PMEs

É importante saber que nem tudo pode ou deve ser estocado em grandes quantidades. É preciso muita atenção especialmente para produtos com validade de consumo. Para ajudar nesta escolha sobre o que deve ou não ser estocado e em quais quantidades, o ideal é manter um histórico de consumo e de previsão de demandas, o que é muito simples de fazer ao investir na informatização do estoque com um sistema inteligente.

A Datasite, especialista em gestão e informatização de estoque e logística sabe que muitos empreendedores acabam negligenciando a tarefa de gestão de estoque por razões como a dúvida na execução ou falta de entendimento da real importância desta área da empresa.

Para ter um estoque eficiente, seu pequeno negócio precisa avaliar o espaço físico da área de estocagem. Antes de escolher um local definitivo, avalie se ele permite boas condições de armazenamento compatíveis com as necessidades dos seus produtos, se ele permite:

  • Uma boa visualização de todos os itens
  • Facilidade no acesso
  • Simplicidade no controle periódico dos itens.

Lembre-se sempre de que a organização na armazenagem nesse caso é essencial, de nada adiantará ter um estoque amplo quantitativamente, se você e seus funcionários não conseguem localizar os produtos quando necessário.

Logo, se o seu espaço físico não compreender todas as características mencionadas acima,  ou se seus produtos não estiverem em boas condições quando forem requisitados, reveja sua escolha, para assim evitar que materiais sejam desperdiçados e a geração de perdas de oportunidades e lucros.

Para ter segurança nessa resposta, siga as seguintes recomendações:

  1. O estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) estiver baixo;
  2. O nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos.
  3. Mantenha uma previsão precisa de vendas para períodos determinados
  4. Classifique sua previsão para cada artigo

Antes de fazer novos pedidos, acrescente o tempo e a quantidade mínima exigida pelo fornecedor antes de repor os artigos a serem estocados.

A resposta para esta questão é muito simples. Basta implementar um inventário, que é um mecanismo de monitoramento do estoque. Todas as empresas, mesmo de pequeno porte devem saber precisamente a quantidade de produtos estocados a qualquer momento e um inventário será exatamente a chave para isto.

Para simplificar este processo que pode se tornar muito complexo, o ideal é contar com um sistema computadorizado, que ajudará a minimizar erros de entrada, saída e omissões, além de permitir a rápida detecção dos itens faltantes.

Quer conhecer um sistema de gestão de estoque informatizado inteligente e eficiente que caiba no orçamento da sua empresa? Conheça os serviços Datasite.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts