Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Como a Gestão de Compras interfere no Estoque trazendo maior lucratividade para a Empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
gestao de compras

Sabemos da importância que o setor de vendas tem para a lucratividade de uma empresa, mas quanto de nossa energia é direcionada para a Gestão de Compras e Estoque?

A relação entre compras e estoque é vital para manter a acuracidade do depósitos e a estabilidade financeira do negócio. Em resumo,  O departamento de compras é a área responsável por buscar os melhores materiais com o preço mais competitivo, na quantidade necessária e no menor prazo possível. As principais funções do setor de compra incluem, além da previsão de preços e possíveis variações de demandas, a seleção dos melhores fornecedores, a qualificação dos serviços contratados e a definição nos prazos para as vendas.

Você sabe qual é a importância do setor de compras para seu estoque?

O bom desempenho deste setor é essencial para uma gestão eficiente do estoque, pois a negociação com os fornecedores e a compra correta dos produtos a serem estocados que visam atender a demanda do cliente impactam diretamente no estoque. Veja mais sobre como é importante planejar as compras na gestão de estoque.

Equilíbrio de estoque: uma das principais funções de compras

Já falamos algumas vezes como é importante buscar manter o estoque equilibrado, sem muitos produtos e sem poucos produtos, apenas o suficiente para atender a demanda dos clientes, essa ação traz muitos benefícios para a saúde financeira da empresa. Para isso é importante o setor de compras otimizar o investimento que será aplicado para atender as demandas de forma eficaz. Planejando o que vai ser comprado para não usar além do que foi estipulado para o estoque.

Quando ocorrem compras de produtos em excesso que não tem uma saída considerável, estes produtos se tornam uma despesa para a empresa, que terá gastos com armazenagem e manutenção do estoque além dos custos que poderia ter sido direcionado para outros finalidades mais urgentes.

Quando o problema é o inverso e a gestão de compras não planeja corretamente buscando prever a demanda, a falta de produtos causam uma ruptura no estoque o que é um prejuízo para a empresa.

balanço de estoque

Negociação com fornecedores: grande impacto no estoque

Como falamos no inicio do artigo, uma das diversas atribuições do setor de comprar é negociar com fornecedores, buscando definir os melhores valores, prazos das mercadorias e de serviços. Todas essas negociações impactam diretamente na lucratividade da empresa, além de influenciar na competitividade com a concorrência.

Quando a gestão de compras é eficiente facilita muito o controle de estoque, que não terá falhas na aquisição dos produtos com o fornecedores. Nada mais complicado do que esperar uma demanda de produtos que nunca chegam.

Quando a negociação é pelo valor fica evidente o lucro do processo, quando falamos nos prazos de entregas também causa uma lucratividade para a empresa pois o estoque terá produtos para atender a demanda dos clientes não correndo o risco dos produtos não estarem disponíveis quando requisitados além de que com um processo equilibrado o controle e gestão de estoque se tornam mais ageis e eficientes para atender todas as demandas,

Boas práticas de compra levam a níveis reduzidos de estoque e também à disponibilidade do produto no momento certo. Todos os envolvidos nesse processo se beneficiam desde os funcionários, fornecedores, a empresa e principalmente o cliente final.

Dicas para gerenciar o estoque sem causar muito impacto no caixa

O estoque também é muito importante pois, a falta de produtos ou materiais pode resultar na perda de vendas ou interromper a produção e o seu excesso pode desequilibrar empresa financeiramente pois, estoque parado significa perda de dinheiro.

Administrar os estoques é administrar a demanda

Armazenar grandes quantidades quando a demanda é baixa gera prejuízos para a empresa, mas estocar os produtos que tem alta demanda é uma boa estratégia pois estes sempre podem ser vendidos.

 Planeje as compras com cuidado

Qual o momento de comprar? Qual a quantidade comprar? É muito importante o processo de planejamento, quando este é bem estudado as perdas são reduzidas e é evitado desperdícios, além de desvios de mercadorias e roubos. Quando for comprar procure analisar o histórico de consumo e as demandas dos clientes.

planejamento de compras

Calcule o custo de adquirir e manter o estoque

Muitas vezes o fornecedor oferece uma proposta que parece irrecusável, mas que pode causar prejuízos no futuro. Se o seu negócio não tem a demanda para vender os produtos oferecidos esta não é uma boa proposta. Estoque parado é dinheiro parado e custos com manutenção do estoque e armazenagem.

Faça um inventário

Relacione todos os itens e suas quantidades. Defina a melhor maneira de codificar e organizar seu estoque e, em seguida, crie uma maneira de controlar a entrada e a saída de mercadorias. Implemente mecanismos como a ficha de controle de materiais,  ordem de reposição entre outros.

Determinar o estoque mínimo, máximo e o ponto de reposição.

Estoque mínimo é a definição da quantidade de materiais e produtos que permite uma margem de segurança em caso de imprevistos como aumento de demanda e atraso na entrega. Para obter o estoque máximo, o espaço físico e sua capacidade de investir sem sacrificar o capital de giro deve ser considerada. O gestor deve saber quando deve ser feito o reabastecimento do estoque e quais são os itens que devem ser repostos.

Classifique o estoque

É necessário estar sempre atento com os produtos, saber identificar quais são os produtos que mais tem giro, ou seja os produtos que mais tem saída, e os que ficam parados no estoque é muito importante para que não tenha prejuízos comprando produtos que não irão trazer retorno para a empresa.

Elabore a curva ABC do estoque

A  curva ABC segue a regra 80/20, onde 80% do valor do estoque está relacionado a apenas 20% dos produtos estocados. Saber identificar quais são os produtos é muito importante para conseguir ter um controle de estoque eficiente.

Lembre-se que a gestão correta de compras e estoque permitem a qualquer empresa ser eficiente em custos praticar melhores preços atender seus clientes com agilidade e atuar com qualidade.

Se inscreva em nosso blog, sempre temos artigos e dicas que irão ajudá-lo a impulsionar os resultados da sua empresa.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts