A gestão do estoque é um processo diretamente ligado ao desenvolvimento e à sobrevivência de uma empresa. O estoque refere-se a produtos finais ou inacabados que suprirão as demandas de vendas por determinado período e, para montá-lo, parte de seu capital precisou ser investido. Por isto, dizer que estoque parado é dinheiro parado é tão comum!
Para evitar prejuízos é preciso traçar planos estratégicos de vendas, evitando a falta ou o desperdício. Além disso, é necessário manter um acompanhamento constante do inventário, além de adequar as compras conforme o fluxo de vendas. Para ajudá-lo a gerir o seu estoque e evitar que o seu dinheiro fique parado ou seja “jogado fora”, separamos algumas orientações. Confira!
Estoque parado x Dinheiro
Estoque parado é sinal de dinheiro parado
Tenha em mente que quanto menor for o seu estoque, menos capital parado haverá na empresa. Neste caso, o inverso também é uma realidade! A falta de produtos em estoque pode resultar em rupturas de estoque e perda de vendas, o que irá acarretar a perda de dinheiro.
Estime quantidades e valores
Faça pesquisas de mercado e defina os fatores mais importantes para o processo de compras. Para isto, é preciso chegar a uma estimativa de custos, bem como de quantidades, além de calcular qual será o volume ocupado pelos materiais. Somente assim será possível determinar quantidades suficientes para sustentar o fluxo do seu estoque sem desperdiçar dinheiro.
Defina e analise seu estoque
A escolha dos produtos que farão parte do estoque precisa ser minuciosamente definida e constantemente analisada. Para isto, tome nota de algumas questões que devem ser cuidadosamente observadas:
Time to Market Estratégia e inovação
Podemos dizer que é o planejamento do tempo, essa técnica é usada para procurar ficar sempre a frente da concorrência. Sabendo o que o cliente busca, é possível desenvolver estratégias para se criar produtos, buscando sempre reduzir o tempo entre todas as etapas, desde a ideia até a entrega final do produto. É importante ter o bom senso de estar sempre ligado nos produtos que fazem sucesso no mercado. Os fatores externos são de extrema importância, como por exemplo, tendência, moda e sazonalidade. É considerando estes fatores que você irá aprender a oferecer os produtos adequados, no momento certo;
Curva ABC Analise e Classificação
Você deve analisar e classificar a demanda de seus produtos em ordem decrescente. Isso ocorrerá através do giro do estoque, assim como da proporção sobre o faturamento em um determinado período e margem de lucro obtida. Se você ainda não tiver o histórico para análise, comece com um Business Plan (Plano de Negócios), que aborda projeções, para depois agregar os números reais;
Long Tail no varejo(Cauda Longa no varejo)
Procure sempre a quantidade adequada de cada produto, e balanceie maior variedade e menor quantidade de cada item de acordo com a demanda e relevância de cada um deles. Ao aplicar essa estratégia você estará perto de atingir um preço de custo mais baixo (assim como de distribuição e armazenamento).
Porque é preciso cuidar do giro de estoque com cuidado
O produto que fica parado acaba por tomar espaço físico do lojista, bloqueia compra de novos produtos, retém capital e acarreta diversos prejuízos para a empresa.
Controle de giro de estoque com sistemas online de estoque
Algumas empresas utilizam sistemas online para se organizarem melhor, o que facilita o controle de giro das mercadorias. Estes sistemas geralmente apontam a entrada e saída de mercadorias, acessam o sistema e cadastram produtos e fornecedores, aumentando a precisão e o controle do estoque.
Queima de estoque
Se há excesso de mercadoria, ela precisa se movimentar para dar espaço aos novos produtos e repor o dinheiro investido. Quando o estoque está parado por muito tempo e bem próximo do seu limite de custo, o ideal é investir em formas de descontos, promoções, e até mesmo sorteios que fomentem a visibilidade de sua empresa ou produto no mercado.
O seu estoque é um investimento parado. Para que ele se transforme em dinheiro e, consequentemente, em lucro ou em um novo investimento, é preciso movimentá-lo!
Como você escolhe as suas estratégias de gerenciamento e suprimento de estoque? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!