Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Dicas para administrar o capital de giro da sua loja

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
capital de giro

O capital de giro é a força vital de qualquer negócio, pois é o dinheiro que mantém o negócio funcionando.

Uma excelente gestão do capital de giro é importante porque, em tempos de prosperidade, garante escalabilidade por meio de investimentos; Em tempos de recessão, no entanto, fornece estabilidade sem afetar a reposição de estoque.

É exatamente por isso que é um dos principais critérios que os investidores utilizam para diagnosticar a saúde de uma empresa.

Você sabe como gerenciar melhor seu capital de giro? Continue lendo e confira algumas dicas!

Diminua o tempo de recebimento de clientes e aumente os prazos de pagamento a fornecedores

Quanto tempo leva para acessar a receita de uma venda? Quanto tempo você tem antes de pagar seus fornecedores? A negociação das condições de pagamento é o primeiro passo para facilitar a gestão do capital de giro.

Se as taxas forem facilitadas demais para os clientes pagarem, mas seus fornecedores não oferecerem os mesmos benefícios, será difícil manter um fluxo de caixa favorável. Dessa forma, aumentar a liquidez dos ativos corporativos facilitará esse processo, uma vez que o dinheiro pode ser usado para investimentos de curto prazo enquanto as despesas de longo prazo são incorridas.

Faça uma análise completa do fluxo de caixa

Você precisa ter uma ideia clara de quanto espera ganhar a curto e longo prazo. Qual é a previsão de lucro da empresa para os próximos meses? Quanto você provavelmente gastará?

Se o negócio se expandir, você continuará investindo na empresa, em mais estoque ou na expansão da equipe? Quanto é o esforço adicional resultante? O fluxo de caixa deve ser controlado com cuidado ou será impossível administrar o capital de giro.

Mesmo que o crédito seja considerado necessário para o futuro da empresa, saber antecipadamente quanto dinheiro vai e vem pode garantir crédito mais fácil e juros mais baixos em vez de esperar um momento de urgência para buscar as soluções adequadas que ficará muito mais caro.

Não deixe estoque parado ao administrar o capital de giro

Ao administrar seu estoque deve-se analisar quais produtos estão tendo menos saída e mapear com cuidado quais as reposições necessárias.

Produtos parados diminuem a liquidez, dificultam o fluxo de caixa e, por consequência, impedem um bom capital de giro. Portanto, para esvaziar o estoque, ofereça promoções e analise melhor as frequências necessárias para reposição de cada produto, de acordo com as suas projeções de vendas. Esse alinhamento logístico é essencial.

Controle a inadimplência

Sua loja está sofrendo com devedores? Pode ser interessante fornecer outras opções para que eles possam lhe pagar.

Mesmo que às vezes não seja o que o lojista mais quer, pode ser necessário apelar para facilitações no pagamento como forma de garantir acesso ao dinheiro.

É fundamental que todos os inadimplentes sejam conhecidos e que suas dívidas estejam documentadas adequadamente para que nenhuma seja deixada de lado.

Corte gastos e busque eficiência nas operações

Se o capital de giro estiver escasso, é importante avaliar possíveis cortes de gastos e aprimorar processos no negócio. Procure, então, garantir que o dinheiro está sendo utilizado da melhor forma possível, sem desperdícios.

Algumas formas de fazer isso são por meio de um envolvimento maior da equipe sobre os gastos, criando metas de redução e alterando pequenos custos (como, por exemplo, a digitalização de documentos ao invés de imprimir quilos e mais quilos de papel).

Só tome cuidado para não cortar despesas que irão prejudicar na qualidade percebida pelo cliente — fique de olho no atendimento para perceber possíveis mudanças.

Essas são algumas das maneiras mais eficientes de se administrar o capital de giro em sua loja.

Ainda quer mais dicas sobre gestão? Então fique ligado no nosso blog para saber mais!

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts