Você sabe que existe um custo associado ao inventário? Você sabe que o custo de estoques é um dos principais componentes de qualquer projeto de otimização de estoque? Se o custo de contagem de estoque é impreciso ou incorreto, o cálculo produzirá resultados ruins e, por vezes, enganosos. Em alguns casos, um custo de contagem exato pode ser a diferença entre um projeto de otimização de estoque altamente lucrativo e aquele que simplesmente custa caro.
Os fatos sobre o custo de contagem de estoque
Você sabe que seu inventário de estoque gera custos?
O custo de contagem de estoque influencia muitas decisões no nível estratégico, analítico e de operações do negócio.
Decisões Estratégicas : margem de lucro ajustada, estratégia de sourcing, fazer ou comprar, etc.
Decisões analíticas : custo total de aquisição, custo de aquisição, inventário, etc.
Decisões Operacionais : Quantidade econômica de encomenda, Quantidade econômica de produção, Análise de Desempenho , etc.
Embora as decisões sejam tomadas diariamente usando o custo de estoques, a maioria das empresas não calcula o custo real de estoque e, em vez disso, usa a taxa de obstáculo, a taxa mínima de retorno aceita, como substituto do custo de estoque. Esta prática subestima dramaticamente o custo de possuir inventário e pode afetar a linha de fundo de uma decisão comercial importante.
O que é o custo de estocagem?
O custo de estocagem do estoque é um índice que descreve a relação entre o custo de propriedade-estoque por ano e o valor de estoque. Por exemplo, se o seu custo de estoques é de 25% e seu estoque médio anual é de R$ 1 milhão, seu custo anual de possuir o estoque é de R$ 250 mil.
A regra de ouro para o custo de estocagem é entre 20% e 30%. O custo de estoques é diferente para cada negócio. Não é inteligente usar a média da indústria como o seu custo de estoque. Este deve ser calculado de acordo com cada negócio.
O custo de propriedade-inventário por ano inclui quatro categorias de custo: custo de capital de inventário, custo de serviço de inventário, custo de armazenamento de estoque, custo de risco de inventário e custo de obsolescência.
1. Custo de Capital de Inventário
O custo de capital de inventário é o retorno financeiro esperado, porque a empresa esta investindo na aquisição do inventário quando poderia estar investindo em outra coisa. Em outras palavras, é o retorno financeiro mínimo necessário para fazer um projeto valer a pena. A equação do custo médio ponderado do capital é habitualmente usada para calcular o custo de capital uma vez que o custo da dívida e o custo do capital próprio foram determinados.
2. Custo do Serviço de Inventário
O custo do serviço de inventário inclui o custo de seguro anualizado, o custo de manuseio físico e os impostos como resultado do inventário. Este é um custo que faz parte do operacional como entrada e saída de mercadorias e o manuseamento em si. É um custo que pode sofrer muitas oscilações dependendo do caso. Podemos incluir nesse custo: funcionários para o manuseamento do produto, limpeza, preservação, acondicionamento e a manutenção.
3. Custo de armazenamento do inventário
O espaço custa dinheiro. O custo de armazenamento do inventário irá capturar o custo do espaço, que inclui o custo de alugar, arrendar ou financiar a instalação de armazenamento que é usada para armazenar o estoque. O custo de estocagem do estoque também pode incluir custo extra para manipular, armazenar e manter os inventários perigosos, perecíveis ou sensíveis.
4. Custo do risco de inventário
O custo de risco de inventário é composto por obsolescência, danos, encolhimento, deterioração e custo de deslocamento.
Os custos de risco de inventário também levam em conta o fator de obsolescência, ou seja, os custos que ocorrem quando os itens não são mais procurados pelo mercado, geralmente setores como alimentícios e vestuários tendem a sofrer mais com esse fator, podemos citar alguns problemas que aumentam o custo de obsolescência, tais como: tecnologias ultrapassadas, propriedades físicas que se modificaram, produtos ou materiais vencidos, e a questão de mudanças de preferências do consumidor.
Como podemos verificar, o custo de inventários será muito divergente de negócio para negócio e até mesmo de produto para produto dentro de uma mesma empresa, caso as características físicas ou de armazenamento sejam substancialmente diferentes.