Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Curva ABC – Uma técnica muito importante que pode ajudar a sua empresa a ter muito lucro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
curva abc método de classificação

Você sabe quais sãos os produtos que mais vendem em sua loja? Se a resposta for não, não se preocupe, você não está sozinho. Muitos varejistas e empreendedores tentam montar o seu estoque só se baseando pela intuição, é nesse momento que acontece os prejuízos, sendo de produtos encalhados ou de falta de produtos para entrega.

A metodologia e planejamento de estoque é muito importante, porém, quase ninguém o faz, ou procura por ajuda só quando o prejuízo já está muito grande.

Alguns gestores afirmam saber mais ou menos o que entra e o que sai das lojas, mas não tem nenhum sistema ou método para mapear certamente aqueles produtos que mais vendem e os que já estão encalhados a um certo tempo.

Esse é um grande problema, pois nem sempre podemos nos basear somente no feelling, por melhor gestor que você seja, métodos como o da Curva ABC pode te ajudar muito, veja mais sobre como esse método de classificação pode deixar o seu estoque mais lucrativo reduzindo os custos.

A curva ABC é um método de classificação de informações para separar os itens de maior importância ou impacto que geralmente são em menor número.

Curva ABC – O que é essa técnica na logística?

O que é?  A curva ABC é uma técnica muito eficiente para começar o seu planejamento, pois ajuda a analisar e categorizar os produtos de sua loja por ordem de importância, ao analisar a curva ABC você poderá saber qual a atenção você terá que dar a cada produto, sendo por ordem de vendas, margem de lucros, faturamento e até mesmo por ocupação no estoque.

Há diversas maneiras de usar a curva ABC, as mais comuns são organizar por preço de custo, onde são listados os produtos de maior valores do estoque e por valor de venda, que são os produtos que mais trazem receitas para a empresa, este é um método de classificação muito eficiente.

Além de evitar falhas comuns, como estoque com poucos produtos que tem muita saída ou estoque com muitos produtos com pouca saída, a análise da Curva ABC lhe permite aumentar e melhorar a diversificação dos produtos de seu negócio.

Curva ABC um método de classificação muito flexível

A ferramenta de inventário Curva ABC possui um componente de flexibilidade muito importante, pois pode categorizar os produtos de acordo com a prioridade da empresa ou pode fornecer diferentes abordagens e analisar o critério de inventário mais conveniente.

Às vezes, uma peça pode ser crítica para um sistema se sua ausência causar uma perda significativa. Neste caso, independentemente da classificação da peça, você deve ter um cuidado especial com o inventário desta peça, executando um controle permanente e um estoque de segurança.

A gestão de estoques é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para empresas que buscam ser cada vez mais competitivas. Os departamentos de logística, compras e vendas têm a responsabilidade de garantir o correto funcionamento do estoque das empresas. O trabalho conjunto desses departamentos leva a níveis mais competitivos para as empresas que baseiam sua renda e o motivo de estarem na comercialização de seus produtos.

Os produtos classificados como B às vezes são complementares aos produtos da classificação A, e aqueles classificados como C são caracterizados por serem produtos que funcionam por estações.

Para os produtos pertencentes à categoria C, recomenda-se que sejam realizadas campanhas de reposicionamento ou relançamento para aumentar sua participação nas vendas e aumentar o faturamento do referido estoque.

Quer saber mais sobre a curva ABC? Curta a nossa pagina no facebook e se inscreva em nosso newsletter para receber mais novidades sobre esse e outros assuntos de como você pode melhorar a gestão e controle de seu estoque.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts