Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Dicas para o Controle de Estoque de Pequenas Empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
controle de estoque em pequenas empresas

Empresas de pequeno porte terão muito mais eficácia com uma efetiva gestão do estoque, um eficiente controle de estoque em função do giro de cada produto, reduzindo desta forma o custo e com compras adequadas, minimizando perdas em produtos vencidos e obtendo um controle nas vendas. O correto é buscar melhoria estratégica para com isso conquistar o tão buscado sucesso financeiro.

Primeiro temos que saber o que é o controle de estoque

Controlar o estoque deve ser uma constante rotina, pois favorecerá a organização de toda a empresa, permitindo o controle dos resultados em favor dos investimentos. Com isso a operacionalização estará favorecida com um controle de produtos e as quantidades no estoque, incidindo de forma impactante nos lucros com um planejamento perfeito das compras.

As principais etapas para se conseguir um controle de estoque eficiente são:

• Estipular quais e quantos itens permanecerão estocados;
• De quando em quando se deve reabastecer o estoque, ou seja, a periodicidade;
• Quanto do estoque será utilizado em determinado tempo (definido previamente);
• Informar o departamento de compras acerca de quanto se deve comprar para estoque;
• Ter uma organização rigorosa no depósito, acerca de quantos itens estão estocados e a posição de cada um, para fácil acesso;
• Avaliações constantes para a verificação do estado dos materiais, e reparar e substituir aqueles que estiverem com o prazo de validade vencido ou danificado.

Com uma gestão eficaz no controle do estoque, registrando entrada e saída de produtos, bem como trocas ou perdas por itens danificados, obtém-se as informações necessárias ao investimento e com custos reduzidos.

Conheça os tipos de controle de estoque que podem ser usado em pequenas empresas

Por periodicidade, o controle de estoque pode ser:

Permanente: Acompanhamento em tempo real, atendendo desta forma a necessidade de se efetuar a reposição toda vez que o limite mínimo de um determinado produto for atingido.

Temporário ou periódico: Utilizado para se manter um balanço patrimonial, complementa a verificação na gestão do estoque, objetivando não impactar a operação com a falta de algum item.

estoque rotativo

Para mensuração, o controle de estoque se divide em:

Físico: Acompanhamento do estoque nas quantidades das mercadorias.

Valor monetário: Levantamento do investimento nos custos a cada item do estoque.

Já por modelo de controle de estoque, alguns dos tipos incluem:

Mínimo: Conhecido Estoque Duas Gavetas, permite a divisão do estoque, transformando em um reserva e outro principal, desta forma ao finalizar um o outro é automaticamente ativado, passando a principal, mantendo sem prejuízo, o giro de mercadorias.

Renovação periódica: Com a definição de períodos pré determinados, atende-se a demanda em quantidade mínima até a reposição numa eventual compra futura.

Fim específico: Em atendimento a uma necessidade específica, uma compra é efetuada para a realização por exemplo, em uma promoção ou um evento temporário.

Sistema de Controle de Estoque

Sistema de Controle de Estoque

Como já é de conhecimento, controlar o nosso estoque é uma tarefa obrigatória para se alcançar maior lucratividade. Não armazenar quantidades excessivas, nem deixar faltar um determinado produto no estoque, garante menos gastos desnecessários e evita a possibilidade de perda de vendas. O controle de estoque se torna uma tarefa árdua a partir do momento em que o nosso estoque começa a expandir o seu tamanho, e contabilizar o inventário manualmente se torna impossível. Para isso, é indispensável o uso de ferramentas computacionais para nos auxiliar no controle de estoque.

Entre as facilidades que podemos encontrar nos programas de gerenciamento de estoque, podemos citar o controle online de estoque. O fácil acesso à internet hoje em dia, seja por meio de computadores ou celulares, pode ser um grande aliado nesse controle.

Realizando um controle de estoque online, significa que o usuário poderá monitorar o estoque a qualquer momento, em qualquer lugar. Dessa forma, o usuário não precisa estar fisicamente na empresa para saber como anda a situação do seu estoque.

Conseguiu esclarecer alguma dúvida sobre o controle de estoque de uma pequena empresa? Deixe-nos saber, o seu comentário é muito importante para nós. Até a próxima!

 

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts