Empresas de pequeno porte terão muito mais eficácia com uma efetiva gestão do estoque, um eficiente controle de estoque em função do giro de cada produto, reduzindo desta forma o custo e com compras adequadas, minimizando perdas em produtos vencidos e obtendo um controle nas vendas. O correto é buscar melhoria estratégica para com isso conquistar o tão buscado sucesso financeiro.
O que é o controle de estoque?
Controlar o estoque deve ser uma constante rotina, pois favorecerá a organização de toda a empresa, permitindo o controle dos resultados em favor dos investimentos. Com isso a operacionalização estará favorecida com um controle de produtos e as quantidades no estoque, incidindo de forma impactante nos lucros com um planejamento perfeito das compras.
Como faz?
Com uma gestão eficaz no controle do estoque, registrando entrada e saída de produtos, bem como trocas ou perdas por itens danificados, obtem-se as informações necessárias ao investimento e com custos reduzidos.
Conheça os tipos de controle de estoque que podem ser usado em pequenas empresas
Por periodicidade, o controle de estoque pode ser:
Permanente: Acompanhamento em tempo real, atendendo desta forma a necessidade de se efetuar a reposição toda vez que o limite mínimo de um determinado produto for atingido.
Temporário ou periódico: Utilizado para se manter um balanço patrimonial, complementa a verificação na gestão do estoque, objetivando não impactar a operação com a falta de algum item.
Para mensuração, o controle de estoque se divide em:
Físico: Acompanhamento do estoque nas quantidades das mercadorias.
Valor monetário: Levantamento do investimento nos custos a cada item do estoque.
Já por modelo de controle de estoque, alguns dos tipos incluem:
Mínimo: Conhecido Estoque Duas Gavetas, permite a divisão do estoque, transformando em um reserva e outro principal, desta forma ao finalizar um o outro é automaticamente ativado, passando a principal, mantendo sem prejuízo, o giro de mercadorias.
Renovação periódica: Com a definição de períodos pré determinados, atende-se a demanda em quantidade mínima até a reposição numa eventual compra futura.
Fim específico: Em atendimento a uma necessidade específica, uma compra é efetuada para a realização por exemplo, em uma promoção ou um evento temporário.
Leave A Comment