Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Controle de Estoque – Dicas para ajudar o seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

O estoque de uma empresa é um dinheiro que está armazenado, por este mesmo motivo, é importante cuidar bem dele. Manter o controle de estoque atualizado é extremamente importante para que uma empresa conheça seus movimentos de entrada e saída de mercadorias. E assim ter informações precisas sobre a demanda do mercado por seu produto, possíveis desvios e também o lucro líquido obtido no final do mês contábil. Separamos algumas dicas para ajudar o seu negócio a ter um controle de estoque mais eficiente. Confira!

Produtos não podem faltar em seu estoque

 O estoque é fundamental para que a empresa atenda as demandas de seus clientes rapidamente. Você consegue imaginar seu negócio sem um estoque? Ter que estar sempre em busca de fornecedores para te atender a cada pedido ou então no caso de industrias ter que fabricar um produto toda vez que tiver um pedido? Seria impossível manter um bom serviço desta forma não é mesmo?.

Responsabilidades no Estoque

Um estoque ideal é aquele que sempre tem os produtos para atender as demandas dos clientes e que não sobre no estoque para evitar custos com manutenção de estoques, produtos parados, e produtos obsoletos, o excesso causa diversas dificuldades logísticas.

Parecem dois pontos óbvios, mas muita gente se perde por esquecer deles. Tem muita gente que não sabe o que tem no estoque exatamente, isso não pode acontecer de jeito nenhum. Seria algo como não saber quanto dinheiro você tem na conta do banco, se ter mais ou menos uma ideia do que se tem estoque não é bom, é necessário um controle eficiente e que corresponda à realidade. o que está no sistema tem que estar no estoque, pode até dar trabalho no começo, mas é essencial.

Muitos gestores de estoque não sabem exatamente o que possuem em seu estoque, e isso é uma grande brecha para que o controle de estoque saia do “controle”. Se você não sabe o que tem em seu estoque você não pode vender.

Em busca do Equilíbrio

Buscar o equilíbrio no estoque é muito importante para que não ocorra prejuízos para a empresa. Uma das sugestões para achar esse ponto de equilíbrio é alinhar seu controle de estoque com as metas de vendas, elas podem ser uma ótima bússola para que você determinar os prazos e os modos de reposição. Se as metas de venda forem bem realizadas não tem surpresa ruim, e o seu estoque só vai ter o necessário.

Estoque de Segurança

Mas olha só é importante ter um estoque de segurança, ele serve para cobrir variações inesperadas no seus negócio, seria uma margem mesmo para garantir as vendas.

Acompanhar o seu mercado

Fique sempre de olho no que está acontecendo no seu mercado, para poder se antecipar e aumentar o estoque quando necessário.

Exemplo: você vende sorvetes,  e a previsão do tempo tá falando de um calor fora de época ou então você vende material de construção e uma crise de falta da água pode fazer com que mais gente queira comprar caixas d’água, tem que ficar antenado para se antecipar.

Espaço adequado no estoque

Você tem que ter sempre um espaço adequado para armazenar seu estoque de produtos. Para isso é necessário entender todas as características do que você trabalha.

Por exemplo: O produto é sensível à luz do sol? Deve ser resfriado? Pode estragar?

Pode ser que essas adaptações exijam um pouco mais de investimentos, mas se tiver condições,  opte sempre por fazer. Essas melhorias podem evitar prejuízos com perdas que você pode nem ter se dado conta ainda, mas que fazem diferença no caixa da empresa.

Planejamento na Reposição

É de extrema importância planejar a reposição dos produtos com antecedência, nunca deixe seus produtos acabarem para a partir dai começar a pensar na reposição do estoque.

Quando o estoque precisa ser reposto é um bom método de avaliação para saber o que foi vendido e procurar a partir dessa informação, comprar ou fabricar os produtos na quantidade correta de acordo com as demandas. Lembrando sempre de buscar o equilíbrio para que não falte em nem sobre em seu estoque.

Detalhe importante

se você trabalha com produtos perecíveis, redobre a sua atenção aos pontos que falamos. Seus prazos são bem mais curtos e o que seria lucro pode se tornar um enorme prejuízo se for tratado com um descuido.

Se essas dicas te ajudaram e você se interessou por saber mais, se inscreva abaixo para receber outras informações sobre esse e outros assuntos, ou entre em contato e saiba como a Datasite pode ajudar em seu estoque.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts