Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

2020 – Coletor de Dados para Redução de Perdas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Os principais benefícios da utilização de ferramentas adequadas na automatização são: informações precisas, controle de gestão de estoque e controle no prazo de validade. A tecnologia é um dos principais aspectos que possibilita ao varejista uma gestão eficiente, com grandes reduções de desperdícios e prevenção de perdas.

Além de garantir a integridade dos dados coletados, os dispositivos de coleta de dados podem aumentar a produtividade das operações realizadas. Isso porque torna a entrada de dados mais fácil e rápida, eliminando notas manuais e evitando retrabalho.

É um investimento que se paga sozinho se a tecnologia for bem aplicada

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o comércio varejista que constantemente enfrentam um grave problema que preocupa muito o setor: as perdas. Contratempos recorrentes, como a quebra operacional e os furtos, podem ser reduzidos com a aplicação de ferramentas como o código de barras e o controle por radiofrequência.

Deve-se levar em consideração quando escolher o coletor de dados, que o equipamento mais adequado para a empresa é aquele que pode atender as demandas das operações. Alguns aspectos técnicos do coletor devem ser observados, como por exemplo: quais tipos de códigos de barras o dispositivo pode ler e qual é a extensão do alcance de leitura.

Benefícios do Código de Barras

No caso dos supermercados, a quebra operacional é a responsável pela maior parte das perdas. Isso inclui ainda mercadorias que sofrem danos durante o transporte, acondicionamento inadequado, prazo de validade expirado e deterioração de produtos perecíveis. O mesmo acontece no setor de construção civil, onde o prejuízo pode chegar a com 36% só com quebras operacionais.

Uma alternativa eficiente para evitar esse tipo de problema é o código de barras, que possui vários adeptos no varejo. Essa tecnologia beneficia não somente a gestão do varejo como também o cliente, pois possibilita a identificação de produtos, com melhor desempenho de leitura e capacidade de incluir informações adicionais como números de série, lote e vencimento. Alguns varejistas utilizam o código de barras para controlar possíveis produtos com datas de validade vencida, assim que o produto passa pelo caixa é acionado um alerta no computador avisando que o produto esta com a data de validade expirada, onde o atendente efetua a troca imediatamente.

Produtos pequenos como maquiagem, perfumarias, componentes eletrônicos, cosméticos, ferragens, joias, entre outros, são facilmente identificados e catalogados pelo código de barras. No caso de hortifrútis (FLV – Sigla para Logística de Frutas, verduras e legumes) e o de mercadorias com variação de pesos como carne, aves, peixes, padaria, frios são beneficiados com o controle do prazo de validade, o que é muito importante pois sem um controle rigoroso e uma boa administração pode ocorrer perda de até 40% dos produtos perecíveis.

Para o problema de furtos, que é um fator que atinge a todos os setores varejistas, e é mais preocupante no setor de vestuário, a identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) é indicada como uma das alternativas mais eficazes. Conforme estudos cerca de 81% do total de empresas de vestuário declararam que precisam de equipes internas para prevenção contra  prejuízos com furtos.

O melhoramento dos sistemas automatizados aliados resultam em grandes benefícios para a organização, como aumento do nível de acuracidade de exatidão no controle de estoque e melhoria do funcionamento operacional. A implementação do código eletrônico do produto (EPC) pode reduzir drasticamente o problema de furtos na cadeia de suprimentos e melhorar a gestão do estoque nas organizações que se utilizam desta tecnologia.

 

Automação no varejo – Datasite Inventário de Estoque

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts