Inteligência em gestão de inventários e gerenciamento de estoque.

Administração de Estoque: Passo a Passo para uma Gestão Eficiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
administração de estoque

Se engana quem pensa que a administração de estoque é uma trabalho simples. É preciso prever o que o cliente deseja e quanto deseja para não ter perdas e prejuízos com isso com o almoxarifado.

Administrar significa gerenciar e direcionar os negócios e recursos, no caso da administração de estoque gerenciar os recursos e buscar garantir um atendimento rápido de acordo com as necessidades do cliente pode ser o diferencial na lucratividade de seu negócio.

Estoque é dinheiro parado. Uma administração de estoque falha poderá trazer prejuízo ao seu negócio.

Algumas empresas acreditam que permanecer com produtos em excesso e que tem pouca saída no estoque é um bom negócio, porém sabemos que estoque parado é dinheiro parado. Como sabemos também que a falta de produtos também é uma grande falha e acomete vários segmentos, principalmente no varejo. Como consequência dessas falhas a saúde financeira de seu negócio pode ficar comprometida.

Administrar o estoque é procurar sempre o melhor meio de evitar que a empresa tenha excesso ou falta de insumos e mercadorias. É a busca contínua do equilíbrio. Quando se tem excesso de estoque o prejuízo não é só financeiro pelos recursos que foram investidos, o prejuízo é também operacional pois um estoque armazenado ocupa espaço e deve ser cuidado.

No caso de falta de produtos e insumos os prejuízos ficam por conta de não ter produtos para vender e em caso de industrias todo processo produtivo fica parado, causando grandes perdas para a empresa.

Uma boa administração com um estoque controlado reduz custos para empresas, pois evitam que mercadorias e produtos sejam furtados, extraviados e perdidos.

Atitudes para melhorar ainda mais a Administração de Estoque de sua empresa

Algumas medidas são essenciais para a gestão de estoque, que buscam garantir a segurança e monitoramento dos produtos em seu almoxarifado. Saiba quais:

Planejamento de estoque

Um dos processos da administração de estoque muito importante e que mais causam benefícios é o planejamento de estoque, uma boa gestão deve sempre planejar para não correr o risco de armazenar produtos em excesso ou armazenar pouco e faltar. O estoque precisa acompanhar os níveis de vendas, daí a decisão sobre quanto e por quanto tempo armazenar. Não armazene o que é desnecessário.

Planejamento de estoque

Acompanhamento de entradas e saídas

O controle eficiente desse estoque é essencial, pois acompanha diariamente todos os movimentos do estoque e controla entradas, saídas e até as perdas. A informatização dos sistemas de controle de estoque permite maior agilidade no controle, administração e assessoria; No entanto, se usado de forma inadequada, não evita perdas.

Inventários Cíclicos e Periódicos

Fazer inventários regularmente é também uma técnica de controle muito importante e muito usada, pois não só fornece uma visão geral das vendas de produtos, mas também ajuda a reduzir furtos e desvio de produtos.

Pontualidade nas entregas

Uma administração de estoque eficiente gera muitos benefícios. O capital da empresa é usado de forma adequada e perdas são evitadas. Os pedidos podem ser realizados conforme a necessidade e sem atrasos.

Pontualidade nas entregas

Informatização com softwares

Utilizar softwares de automação dos processos logísticos é uma atitude muito correta do gestor de estoque, pois com ele é possível ter informações sobre o estoque, agilizar os processos, reduzir os erros e falhas operacionais e aprimorar ainda mais a logística.

Previsão

Como sabemos a administração de estoque não é e nunca foi uma tarefa  muito simples e fácil. É necessário tentar estar sempre prevendo o que o cliente deseja e quanto ele deseja para não deixar de atende-lo correndo o risco de perder o cliente e as vendas.

Previsão

Cuidados com a organização dos produtos e operações de armazenagem

Uma gestão de estoque deve sempre buscar agilidade e eficiência, a localização do espaço físico do depósito deve ser levado em consideração pois quando é feito de maneira adequada a visualização dos produtos e a acessibilidade logística garantem a agilidade e eficiência buscada.

A Escolha dos produtos

A escolha apropriada e planejada dos mix de produtos pode evitar estoque com produtos desnecessários e com baixa procura pelos clientes.

Nesta lista colocamos os procedimentos que podem ajudar na administração de seu estoque, uma gestão eficiente é primordial para qualquer segmento, principalmente em negócios que possuem muitos itens a serem administrados. Além das ações que citamos é importante também estar sempre informado sobre a quantidade e o giro de estoque da sua empresa, pois a falha com esses processos poderão acarretar problemas como falta de capital em caixa e perda nos lucros. Se você gostou de nosso artigo Administração de Estoque – Passo a passo para uma gestão eficiente, provavelmente irá gostar também de ler Dicas de como fazer um Inventário de Estoque.

Deixe seu comentário!

Inscreva-se e receba dicas para ter sucesso na gestão do seu negócio

Related Posts