7 passos para reduzir perdas de estoque – Datasite Inventário de Estoque

Já pensou em quanto dinheiro você perde com mercadorias vencidas, avariadas ou furtadas? Pensando nisso, listamos 7 informações importantes que você não pode perder para você reduzir as perdas no estoque e otimizar os seus lucros!

A importância que você dá a prevenção de perdas pode ser uma condição decisiva para sua loja obter lucro ou prejuízo.

Como a margem no varejo é muito pequena, o efeito negativo das perdas nos resultados é grande. E é por isso que vamos listar 7 ações fundamentais para você otimizar a sua lucratividade, minimizando o impacto causado pelas mercadorias vencidas, avariadas e furtadas.

Primeiro Passo – Cronograma para o Inventário

O primeiro passo é fazer um cronograma de inventários gerais, onde todos os produtos serão contados, tanto nas gôndolas, quanto no estoque. Pela sua complexidade, esse tipo de inventário conhecido como inventário geral é normalmente feito semestralmente ou anualmente.

Segundo Passo – Apuração dos Resultados

Após o inventário, você conseguirá apurar os resultados das perdas e definir quais são os produtos de risco do seu negócio. Os mais críticos normalmente são os de alto valor agregado, os de maior giro e os perecíveis.

Terceiro Passo – Inventário Rotativos ou Cíclicos

Agora que você já sabe quais são os produtos de risco, faça inventários rotativos destes produtos, periodicamente. Se achar necessário, crie uma nova forma de controlar e vender essas mercadorias.

Quarto Passo  – Definição dos Prazos de Vencimentos

Defina um prazo mínimo de vencimento e comunique formalmente aos seus fornecedores que você não receberá nenhum produto com validade inferior. Exemplo: “12 meses a vencer”.

Quinto Passo – Criação de Rotinas

Crie rotinas de conferência das mercadorias, principalmente relacionadas a avarias e validade. Mas não esqueça de orientar a sua equipe.

Sexto Passo – Conferência

Confira se o pedido de compra, nota fiscal e as unidades físicas recebidas estão de acordo na entrada das mercadorias.

Sétimo Passo – Prevenção de Perdas

Elabore metas e ações para prevenção de perdas e incentive a sua equipe através de premiações, que não precisam ser em dinheiro.

Tão importante quanto aumentar as vendas, economizar em perdas pode ser uma grande oportunidade para você potencializar seus resultados. Há mais de quinze anos a DATASITE auxilia empresas em suas gestões de estoque e inventário. Entre em contato com um de nossos especialistas e implemente o plano de prevenção de perdas em sua empresa.

2017-04-27T15:27:59+00:00

Leave A Comment