Portuguese English

Seis ações fundamentais para colocar em prática antes da contagem de seu estoque

O almoxarifado é um setor de extrema importância para o sucesso dos negócios, e seu estoque deve ser visto sempre como parte integrante da estratégia de uma empresa. Confira as dicas que separamos para você e atinja melhores resultados em suas área.

Falhas no controle de estoque podem impactar negativamente os resultados finais da sua empresa. Com um planejamento eficiente e que atinja todas as etapas relacionadas ao processo, o estoque pode gerar uma grande vantagem competitiva, maximizando os lucros da empresa. “O estoque de uma empresa é muito importante, pois um estoque desorganizado e falho pode causar muitos prejuízos para o negócio e ainda influencia diretamente na insatisfação de clientes, fornecedores e funcionários, um estoque que não funciona é uma empresa que não funciona”

A Datasite empresa especializada em Inventários de estoque, possui expertise em contagem de estoque e trabalha com uma metodologia que visa otimizar melhor a gestão do estoque com acuracidade e eficiência, com isso, para ajudar a sua empresa a dar os passos corretos e a conquistar resultados significativos, selecionamos as principais premissas para o sucesso desta área. Confira:

1) Encontre o melhor período para realizar o inventário

Procurando identificar o melhor dia para fazer a contagem de estoque com tempo adequado para que não exista frustrações e correria, é fundamental para um bom inventário, pois de nada vai adiantar ter feito um inventário onde os dados não são confiáveis. Nesse primeiro momento é necessário definir se o estoque será feito de uma só vez ou em pequenos períodos, determinando quantas pessoas irão participar dessa contagem.

2) Organize o espaço

Após a escolha do melhor período para a contagem de seu estoque, é fundamental a organização do local onde será feito a contagem do estoque. Isso é importante para que a bagunça ou falta de organização do local não afete a acuracidade do inventário. As principais atitudes a serem tomadas antes do início das contagens são: organização, limpeza, desobstrução dos corredores retirando tudo que não for importante para o inventário, garantindo assim a segurança e produtividade nas contagens, tornando o processo de inventário muito mais agradável e rápido.

3) Defina categorias de produtos

Categorizar a contagem de estoque é fundamental para que o inventário flua mais rápido e tranquilo. Tente sempre agrupar os itens iguais, pois assim será mais fácil a divisão por categorias. Ex: se for uma loja de roupas, separar por camisetas, calças, cores, tamanhos, o máximo que puder, se tiver caixas fechadas deve-se separar das abertas. Após efetuar essa divisão segmentada é necessário especificar o máximo de informações possíveis como: cor, preço de venda, peso, preço de custo, medidas. 

4) Cutt Off  ou Tirar Fora

Essa é uma ação que não podemos deixar de fora, pois caso não seja feita pode afetar o resultado do inventário. É importante eliminar qualquer movimentação pendente antes da contagem, como vendas que não foram contabilizadas ainda e compras que não estão no estoque.  Recomendamos que a contagem de estoque seja feita com a empresa fechada, porém, sabemos que nem sempre é possível, então é fundamental que o estoque se mantenha parado sem entradas ou saídas como vendas, compras, devoluções, transferências, trocas e qualquer outra, para que o inventário seja o mais eficiente possível.

5) Tenha uma metodologia e um padrão

É fundamental planejar a contagem de seu estoque com antecedência, pois mesmo com toda essa organização ainda pode ser que ocorra dúvidas durante o processo de inventário, podendo ocorrer erros e confusões se a metodologia não estiver bem padronizada e feita. É recomendado também que cada produto tenha um código exclusivo, que pode ser gerado por software ou manualmente) que poderão ser usado nos processos de controle físico e jurídico do estoque e até nos processos de vendas dos produtos.

6) Utilize equipamentos de automação

Cada vez mais o comércio e varejo se beneficia das automatizações comerciais, que visam facilitar os inventários de estoque de maneira rápida e eficiente. Na Datasite utilizamos coletores de dados para contar todo os estoque com agilidade e dados confiáveis.

O tempo, acuracidade e a segurança são os fatores mais cobrados em um controle de estoque. Aplicando essas simples ações o gestor poderá ter resultados bem mais satisfatórios, lembrando que a tecnologia é um fator fundamental para rapidez na contagem, podendo ser usado além de coletores de dados, leitores de dados para a identificação dos itens pelos códigos de barras.

Inscreva-se aqui e receba novas dicas