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Moda: Entenda como a gestão de estoque pode alavancar o lucro da sua loja

Contagem de Estoque em loja

A Datasite, especialista em gestão de estoque, controle de inventários e com larga experiência em logística separou uma série de dicas para ajudar você, empresário, gestor, funcionário ou empreendedor do segmento de moda, a conquistar o nível de excelência em sua gestão de estoque, sendo mais eficiente e lucrando ainda mais.

 No mercado da moda ainda há marcas e lojistas que acreditam que a gestão de estoque não é um fator tão determinante assim para o sucesso. Não cometa este erro! Saiba que a boa administração de um estoque é tão importante quanto outras áreas de gestão da empresa e que ela pode, inclusive, ampliar seus lucros exponencialmente ou gerar prejuízos incalculáveis. 

A boa gestão do estoque de uma loja ou rede de lojas interfere diretamente em áreas cruciais e estratégicas como finanças, marketing e até mesmo o relacionamento com cliente.

 Isto ocorre porque a organização estratégica do estoque permite um planejamento adequado das compras, de entradas e saídas e assim pode ajudar em pontos críticos como: economia de recursos, prevenção de perdas e na qualidade do atendimento às demandas dos clientes.

Como ter uma gestão de estoque adequada para o mercado da moda ?

A Datasite, especialista em gestão de estoque, controle de inventários e com larga experiência em logística separou uma série de dicas para ajudar você, empresário, gestor, funcionário ou empreendedor do segmento de moda, a conquistar o nível de excelência em sua gestão de estoque, sendo mais eficiente e lucrando ainda mais.

É possível construir uma gestão de estoque estratégica e eficiente  seguindo apenas 5 passos principais que são:

1.Investir em parcerias com fornecedores confiáveis

Os fornecedores são peças fundamentais para todos os tipos de empresas, especialmente as do mercado de moda, que possuem uma demanda média com grandes fluxos e necessidade de renovação e variedades constantes.

Encontrar um fornecedor confiável é ideal para manter operando adequadamente a logística de reposição e o compromisso com as entregas, evitando assim que ocorra a falta de produtos ou que impacte na qualidade do atendimento aos clientes, prejudicando especialmente a finalização das vendas.

O fornecedor ideal precisa possuir pontos importantes como:

  • Variedade de produtos e variações dos mesmos
  • Qualidade no serviço de atendimento e suporte
  • Pontualidade nas entregas
  • Referências de outras empresas no mercado

2. Contabilizar adequadamente os inventários

Informação é sem dúvida uma das ferramentas estratégicas mais importantes para todos os tipos de negócios e quando se trata do mercado da moda, contar com informações confiáveis sobre o estoque é um mercado ainda mais importante, pois com eles, será possível reunir dados que ajudarão na tomada de decisão.

Uma das melhores maneiras de obter dados estratégicos e contabilizar seus itens é executando um inventário rotativo e um inventário geral, para manter uma gestão periódica adequada a diferentes fases da empresa.

O inventário rotativo é importante porque permitirá controlar itens específicos de maneira isolada, permitindo assim a verificação periódica que entre os principais benefícios tem a prevenção de possíveis desvios e até mesmo furtos internos.

Quanto ao inventário geral, este permitirá a realização de uma contagem de todos os itens em períodos programados em espaços semanais ou mensais, ajudando na tomada de decisão estratégica e planejamento a médio e longo prazo

3. Utilizar software de gestão de estoque eficiente

Manter controles manuais além de ser uma grande perda de tempo, também é uma atitude que amplia as chances de falhas na apuração e no consequente descontrole.

Independente do tamanho das empresas, pequeno, médio ou grande porte, todas precisam de um controle mais preciso de seus estoques, para isto, a informatização se faz indispensável.

No entanto, muitas vezes investir na construção de um sistema próprio, totalmente independente, além de tomar tempo e recurso, pode ser altamente ineficiente, logo, uma das melhores formas de tornar o controle automatizado, eficiente e econômico é terceirizando a gestão de seu estoque.

Ao contar com o suporte de uma empresa especializada, poderá se contar com benefícios como:

  • A alta tecnologia e especialização
  • Administração e consultas eficientes em tempo real
  • Atualizações de sistema constantes e especializadas
  • Informações de gestão (relatórios, dados e gráficos) automatizados

4. Planejar suas compras

Com as etapas anteriores cumpridas, o próximo passo será analisar os dados para então planejar suas ações futuras. Gestores que planejam seus estoques conseguem dois grandes benefícios, que são: sempre disponibilizar a quantidade certa dos produtos e otimizar gastos evitando a manutenção de ativos parados.

O planejamento adequado permitirá a manutenção do “estoque mínimo”, manutenção em que o gestor define estoques na medida exata para sua demanda mensal.

Além disso, este conhecimento exato da demanda permitirá o planejamento adequado para ações especiais em datas especiais e comemorativas, onde é necessário aumentar a quantidade de estoques, sem que gere desperdícios ou prejuízos.

5. Gerir estoque para atrair clientes

Apesar de todas as estratégias preventivas para manter um estoque inteligente e eficiente, também é preciso estabelecer estratégias emergenciais para ajudar a conter e corrigir falhas ou outros tipos de problemas imprevisíveis.

Como no mercado da moda, a sobra de peças de coleções anteriores é um fato comum, uma das estratégias que podem ser utilizadas para compensar este problema é a gestão do estoque com foco na atração de clientes.

Entre as ações possíveis de serem implantadas que ajudarão a liberação de estoque de peças paradas podem ser:

  • A realização de liquidações
  • Elaboração e oferta de kits
  • Promoção de sorteios nas lojas
  • Entrega de brindes
  • Vinculação dos itens a eventos da loja

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