Portuguese English

Dicas de como fazer um Inventário de Estoque

Dicas de como fazer um Inventário de Estoque

Dicas de como fazer um Inventário de Estoque

Inventário de estoque é um processo importante que permite às empresas conciliar inventário físico com seus registros. Sendo a empresa uma grande organização que trabalha com sistema de código de barras ou se é uma pequena empresa familiar que mantém registros em papel, é importante fazer uma avaliação anual pelo menos, embora seja mais eficiente inventários com maior frequência.

Um inventário de estoque eficiente permite que você detecte falhas no estoque como furtos  e desperdícios, confirma ainda que cada produto contado exista realmente em seu estoque, onde esta armazenado, a qual setor pertence, e ainda é possível reparar possíveis falhas, o que resulta em maior confiabilidade na gestão de inventário. Abaixo estão algumas dicas para um estoque bem sucedido.

Reunião de inventario de EstoquePlanejamento é Fundamental para uma Contagem de Estoque Eficiente

Planeje seu estoque sempre com antecedência, procurando identificar o melhor dia para fazer a contagem de estoque com tempo adequado para que não exista frustrações e correria. Decida se a contagem de estoque precisará ser feita em pequenos períodos ou será necessário dias inteiros, além disso, deve se determinar quantas pessoas serão necessárias para o inventário. O inventário será mais eficiente com a sua empresa fechada  pois não haverá movimentação no estoque. Com o estoque parado, sem entradas ou saídas, ficará mais fácil fazer  a contagem.

Escolha o tipo de Inventário a ser feito

Os mais comuns são o inventário rotativo ou cíclico e o inventário periódico, o rotativo é feito com mais frequência e não é contado todo o estoque, é separado as sessões ou categorias a serem contados. O inventario periódico geralmente é feito anualmente e é contato todos os itens do estoque.

Tenha as ferramentas certas

Dependendo de como você executar o seu estoque, ferramentas diferentes serão necessárias. No entanto, alguns itens comuns que você vai precisar incluem calculadoras, scanners portáteis de códigos de barras, canetas (cores diferentes são úteis), planilhas, sistemas informatizados.

Comunicação com a equipe é essencial para um bom resultado

comunicacao-inventario-de-estoqueÉ fundamental que cada um de sua equipe saiba exatamente o que precisa fazer, como fazer, e em qual ordem deverá ser feito. É indicado que alguém que tenha feito uma avaliação antes seja responsável para gerenciar a equipe iniciante. Deve-se informar a equipe sobre a importância de esclarecer as dúvidas sobre as instruções uma vez que é um processo repetitivo e um simples erro pode ocasionar novas falhas e até mesmo novas contagens.

Nada de distrações durante o inventário

Embora possa parecer complicado, coisas como rádios, telefones celulares e "bate papos" excessivos deve ser desencorajado durante o inventário, porque pequenas distrações podem prejudicar a capacidade do seu pessoal para contar os produtos com precisão. Pode ser e deve ser feita pequenos períodos de intervalos para uma pausa no inventário, estas pausas devem ser planejadas para que não ocorra falhas na contagem.

Capacitar sua equipe

Embora possa ser uma tarefa repetitiva e chata, tente encontrar maneiras de tornar o trabalho melhor para sua equipe. Garantindo que eles compreendam a importância do que estão fazendo para o negócio e ajudá-los a aprender mais sobre o negócio como resultado. Investir em cursos de qualificação e palestras motivacionais pode ser um grande benefício para seus funcionários e sua empresa, e não somente na hora dos inventários.

Conte absolutamente tudo que for determinado

Pode parecer bem óbvio dizer que tudo o que foi determinado deve ser contado, mas é muito importante que nenhum item seja deixado de lado. Se determinado produto estiver localizado em caixas rotuladas, cada caixa deve ser verificada, não podendo presumir que o conteúdo é o corresponde ao rótulo.  A contagem feita de forma correta irá evitar possíveis falhas e fará com que o seu inventário coincida com seu estoque registrado.

recontagem-de-estoqueContar e contar novamente

Certifique-se de que o número do estoque corresponde a seus registros. Onde não estiver de acordo é importante que se anote para acompanhar cada discrepância. Caso ocorre divergências nas informações, pode ser feita uma nova contagem.

Use as informações e corrija o que estiver errado

Depois de muito tempo fazendo o inventário, se não for feito uma análise significativa de qualquer falha ou discrepância identificada o esforço terá sido em vão. Se ocorrerem inúmeras discrepâncias, pode significar que os procedimentos de manuseio de estoque ou medidas de segurança são deficientes. Lotes de desperdício podem significar tanto compras ou práticas de venda que necessitam ser revistas, e se alguns itens estão em pior condição do que o esperado, isso talvez possa ser corrigido facilmente alterando a localização dos itens no depósito.

Fonte: Linkedin

Inscreva-se aqui e receba novas dicas