Controle seu estoque de inventário antes que ele controle você

 

O controle de estoque de inventário é um dos aspectos mais importantes do seu negócio. Pode ser facilmente ignorado como um obstáculo que custa dinheiro e tempo para manter e na verdade não coloca o produto nas mãos do cliente e do dinheiro no depósito. No entanto, isso é realmente ingênuo para dizer o mínimo, uma vez que o gerenciamento de estoque efetivo afeta todas as áreas de uma empresa: vendas, armazenagem, construção, satisfação do cliente, entrega e, claro, lucros.

Vendas e satisfação do cliente

Esses dois pontos são algo relacionados, na medida em que os clientes são necessários para vendas e, se uma venda não pode prosseguir devido ao estoque insuficiente, então a satisfação do cliente é prejudicada e, por sua vez, pode custar vendas futuras. Este é um ciclo vicioso que precisa ser controlado por você, e não o contrário.

A princípio, uma avaliação precisa do estoque e do monitoramento das vendas para assim facilitar uma previsão eficiente das tendências, fornecendo a base para uma produção inteligente de pedidos no estoque. Em seguida, é possível preencher as prateleiras do armazém com tipos e volumes de produtos relativamente precisos em relação às vendas esperadas. O resultado é o aumento do volume de negócios e uma redução de permanência dos produtos armazenados nos estoques.

Esta compreensão precisa dos pedidos dos cliente aliados a uma boa execução aumentam a satisfação do cliente,  já que nunca se deparam com um estoque onde eles precisam esperar o produto. Esta é certamente uma situação a evitar, pois a insatisfação de ter que esperar por um produto pode ser compartilhado com outros clientes, fazendo estes comprarem na concorrência.

Um lugar para tudo e todas as coisas no seu lugar

Armazenagem é uma parte importante das atividades de uma empresa e deve ser cuidada com a maior atenção aos detalhes e ao tempo previsto. Garantir que seja comprado ou fabricado a quantidade correta de produtos para o estoque e que sejam organizadas nos lugares apropriados em seu armazém são práticas essenciais para um bom armazenamento.

Um estoque em excesso onde não se tem informações sobre os produtos pode resultar em uma grande bagunça em seu armazém, podendo ocasionar produtos obsoletos ou que expiram antes de serem usados ou vendidos, pois estão escondidos no galpão, e muitas vezes nem é tomado consciência de que aquele produto estava armazenado. Esta é uma das armadilhas inaceitável, que pode causar prejuízos nos lucros das empresas, podendo ser facilmente contornado quando se tem um controle de estoque mais eficiente. Além disso um estoque melhor controlado, onde se sabe exatamente as reservas de estoque não tem a necessidade de possuir um espaço maior em seu armazém, pois não existe a necessidade de ter um estoque em excesso. Isso também pode levar a economias significativas em taxas de imóveis, o que aumenta os lucros, reduzindo as despesas gerais.

Expedição

O gerenciamento e o controle de estoques de inventário podem ter um efeito dramático no transporte e vice-versa. Um transporte excelente em termos de seleção da melhor operadora para o preço mais econômico requer o planejamento antecipado e os prazos de entrega apropriados, e isso requer um bom controle de estoque. Outro aspecto para o transporte que afeta o controle de estoque é a incerteza disso . Eventos adversos podem acontecer no caminho, o que pode comprometer toda a carga perdendo todos os produtos. Portanto, é primordial que as empresas planejem criar estoques de emergência para garantir que se isso, lamentavelmente, acontecer, seus clientes não são deixados na mão.

Lucros

Geralmente os lucros serão determinados em grande parte pelo controle do estoque de inventário. Isto deve-se principalmente ao fato de que o controle de estoque impreciso pode levar a duas eventualidades opostas, mas igualmente indesejáveis. O primeiro é estoque insuficiente para atender a demanda do cliente. Isso, como mencionado acima, cria insatisfação do cliente e consequentemente a perda de vendas. O segundo, é que, embora um excesso de estoque faria pensar que uma ordem do cliente será perpetuamente preenchida, o que solucionará o problema, um novo problema será criado. Muito estoque pode resultar em estoque parado em uma prateleira por um período de tempo indevidamente longo, com o risco de expirar ou tornar-se obsoleto. Se isso acontecer, o estoque deve ser vendido a uma taxa reduzida ou descartado.

Encontrando o equilíbrio

O gerenciamento de estoque é sobre a busca de alcançar um equilíbrio perfeito entre estoque e vendas, de modo que um sempre complementa o outro.

2018-05-09T21:45:52+00:00

Leave A Comment