Portuguese English

Administração de Estoque - Passo a passo para uma gestão eficiente

Administração de Estoque - Passo a passo para uma gestão eficiente

Estoque é um capital parado. Uma administração de estoque falha poderá trazer prejuízo ao seu negócio.

Algumas empresas acreditam que permanecer com produtos em excesso e que tem pouca saída no estoque é um bom negócio, porém sabemos que estoque parado é dinheiro parado. Como sabemos também que a falta de produtos também é uma grande falha e acomete vários segmentos, principalmente no varejo. Como consequência dessas falhas a saúde financeira de seu negócio pode ficar comprometida.

Administrar o estoque é evitar o excesso ou insuficiência de fornecimento ou extravio e furtos de insumos ou mercadorias. O excesso de estoques representa maiores custos para a empresa, não só operacionais (espaço, cuidados etc.), como financeiros (recursos investidos). “Por outro lado, a insuficiência representa paralisações no processo produtivo, queda de produtividade, perda de venda, ou seja, menores retornos para o empresário.

Finalmente, os controles evitam perdas, extravios ou até roubo de produtos e, ou mercadorias, significando redução de custos na empresa. Algumas ações são fundamentais para uma gestão de estoques que garanta segurança no controle e monitoramento dos produtos de seu estoque. Saiba quais:

Planejamento de estoque

Um dos processos da gestão de estoque muito importantes e que mais causam benefícios é o planejamento de estoque, uma boa administração deve sempre fazer um planejamento, para não correr o risco de armazenar produtos em excesso ou então deixar faltar. O nível do estoque precisa acompanhar o nível das vendas, daí a decisão de quanto estocar e por quanto tempo. Não se deve estocar o desnecessário.

Acompanhamento de entradas e saídas

É fundamental um eficiente controle desse estoque acompanhando diariamente toda a movimentação do que acontece nele, controlando entradas, saídas e perdas. Informatizar os sistemas de controle de estoque permite maior agilidade no controle, gestão e consulta; porém se não for utilizado de forma correta não evita as perdas.

Inventários Cíclicos e Periódicos

Fazer inventários regularmente também é uma ferramenta de controle muito importante, pois além de possibilitar uma visão da rotatividade dos produtos, também contribui com a diminuição de furtos ou desvios de produtos.

Pontualidade nas entregas

Uma administração de estoque eficiente traz muitas vantagens. O capital da empresa é empregado de forma adequada, evitando prejuízo. É possível atender os pedidos de acordo com a procura e sem atrasos.

Informatização com softwares

Informatização do estoque, ou seja, utilização de softwares de automação para processos, que forneçam informações básicas e úteis à administração de estoques. A utilização de controles informatizados visa beneficiar o aprimoramento das informações sobre estoques, diminuindo assim falhas no operacional.

Previsão

Como sabemos a administração de estoque não é e nunca foi uma tarefa  muito simples e fácil. É necessário tentar estar sempre prevendo o que os clientes querem e quanto querem para não ter prejuízo com estoque.

Operações de armazenagem e organização adequada dos produtos

Feita da maneira adequada, a gestão de estoque precisa levar em consideração a localização do espaço físico de estocagem, pois deve garantir boas condições de armazenagem, fácil visualização e controle dos produtos, e também estar acessível logisticamente. Também é necessário observar o que se deve estocar.

A Escolha dos produtos

A escolha apropriada e planejada dos mix de produtos pode evitar estoque com produtos desnecessários e com baixa procura pelos clientes.

 

Nesta lista colocamos as ações que mais podem ajudar na administração de seu estoque, uma gestão eficiente é primordial para qualquer segmento, principalmente em negócios que possuem muitos itens a serem administrados. Além das ações que citamos é importante também estar sempre informado sobre a quantidade de estoque existentes o giro de mercadorias e a determinação da curva ABC, pois a falha com esses processos poderão acarretar problemas como falta de caixa e queda nos lucros. Se você gostou de nosso artigo Administração de Estoque - Passo a passo para uma gestão eficiente, provavelmente irá gostar também de ler Dicas de como fazer um Inventário de Estoque.

Inscreva-se aqui e receba novas dicas