Portuguese English

3 Principais Razões para Investir em Inventário Informatizado

Inventário de Estoque Informatizado

A gestão de inventário é uma das formas de construir uma vantagem competitiva junto ao mercado, pois auxilia a empresa a controlar e planejar melhor seus recursos, produtos e até mesmo serviços. Diversos setores como moda, super mercados, farmácias, atacadistas e varejistas em geral podem e devem investir nesta administração para ampliar seus resultados.

 Se você possui negócios em qualquer um destes ramos, confira as dicas que a Datasite, especialista em gestão de inventários separou para te auxiliar no alcance de resultados ainda melhores e maiores. Neste artigo esclareceremos sobre:

As 3 principais razões para investir em inventário informatizado

Você entenderá quais os principais gargalos de desperdícios e prejuízos e compreenderá como a informatização poderá minimizá-los de forma prática e objetiva.

Contar com um Inventário Informatizado, além de contribuir para uma administração mais eficiente do seu negócio, também pode otimizar custos e agilizar diversos processos. Se você ainda possui dúvidas se este tipo de investimento realmente vale à pena ou ainda não reconheceu razões urgentes que motivem esta mudança na sua empresa, confira as 3 razões principais que esclarecemos a seguir. 

Razão 1: Prevenção de desperdício e custos

Ter um controle preciso de inventário ajudará a evitar o desperdício não só na área logística, mas também em diversos níveis na sua empresa. Um Inventário Informatizado contribuirá muito para prevenir falhas comuns como o erro de estocar grandes quantidades de determinados produtos quando a demanda é pequena, uma das razões de maior prejuízo financeiro.

 Como consequência desta identificação de demanda e compras com mais precisão, surge a economia de recursos. Os valores gastos em um produto que não estaria sendo vendido poderá ser aplicado em outros setores da empresa e com isto, os investimentos em áreas como Marketing ou Planejamento trará ainda mais benefícios para sua empresa e marca, ajudando no crescimento do negócio.

Nos casos de empresas que trabalham com produtos perecíveis então, o benefício é ainda maior, já que com um maior controle na aquisição de produtos terão benefícios como uma maior regulação dos prazos de validade dos produtos. O inventário informatizado ajudará a evitar perda de produtos vencidos e também as perdas nas margens de lucro, muitas vezes geradas pela necessidade de redução do preço final de vendas, para não se perder o produto final.

Por último, ainda dentro desta razão existe o custo do depósito. As empresas que têm um inventário enxuto e eficiente, podem alugar um espaço menor e reduzir custos atrelados ao número total de funcionários, aluguel de imóvel para armazenamento, além de maior eficiência prática e financeira nos custos ligados ao processo de empacotamento e envio dos produtos.

Razão 2: Redução da perda de vendas

Perder vendas é um dos maiores prejuízos para negócios que não investem em um controle de inventário informatizado e inteligente, isto porque o descontrole leva a erros graves, gerados por situações como desequilíbrio entre estoque e demanda.

Embora este desequilíbrio possa ocorrer por motivos alheios a gestão direta da empresa como nos casos em que ocorrem problemas de abastecimento por falha dos fornecedores, a gestão informatizada pode minimizar este impacto por garantir um controle melhor sobre sua demanda.

É importante compreender que quando se sabe com exatidão a demanda média mensal, e se mantém dados históricos informatizados que contribuem para a gestão da sazonalidade dos produtos que são comercializados, a empresa poderá planejar seu estoque com muito mais precisão, mantendo um inventário enxuto, inteligente e sem falta de produtos sob demanda.

Além disto, o controle preciso, proporcionado por um Inventário Informatizado ajudará a controlar exatamente quais os produtos que se possui em estoque, não deixando assim de realizar vendas por imprecisão do seu inventário.

Razão 3: Identificação e prevenção de problemas

Outra principal vantagem de investir em um Inventário Informatizado é quando se mantém um controle de inventário preciso que auxilia na identificação de possíveis erros precocemente. Entre os tipos de erros podem ser identificados:

  • Problemas nos pedidos de algum vendedor,
  • Produtos avariados
  • Falhas no processo de empacotamento
  • Realização de pedidos errados ao setor de Compras, por exemplo.

Se sua empresa deseja se tornar competitiva, ao invés de esperar por um longo período, para então constatar estes problemas, aguardando possivelmente o balanço anual de estoque para identificar, ao investir em um Inventário Informatizado será possível identificar os problemas imediatamente, resolvendo-os antes que gerem grandes perdas de dinheiro.

O controle de inventário, quando ocorre com auxilio de um controle informatizado, possibilita também um melhor atendimento ao cliente, o que evita ou resolve problemas de entrega,  empacotamento, logística e diretamente na qualidade final do atendimento percebido por seus clientes.

Empresas que possuem um bom sistema de inventário terão mais facilidade em informar com precisão aos seus clientes a disponibilidade do produto e período estimado de entrega. Além disto, haverá uma possibilidade maior de cumprir as suas promessas de entrega para o cliente, o que pode impactar ainda mais na qualidade percebida por ele, estimulando futuras recompras.

Quer saber mais sobre formas e modelos de informatização de inventário? Fale conosco e conheça o sistema Datasite.

Inscreva-se aqui e receba novas dicas